Guia da Semana

Foto: divulgação


Em seu acervo estão 2 milhões de títulos. Sua maior loja tem 4.300 metros quadrados dentro do Conjunto Nacional na Avenida Paulista. A Livraria Cultura conta hoje com seis unidades espalhadas pelo país. Três em São Paulo, uma no Recife, outra em Porto Alegre e ainda mais uma em Brasília. A empresa pretende, em 2008, expandir seu negócio e inaugurar uma loja em Campinas e outra na capital paulista.

O presidente deste império, Pedro Herz, levou a diante o projeto de sua mãe Eva Herz, que há 60 anos montou um serviço de aluguel de livros, na sala de sua casa, no bairro dos Jardins, em São Paulo. A família havia se mudado de Berlim em 1938 e precisava de alguma maneira aumentar o orçamento doméstico para sobreviver no Brasil. Aos poucos, ela começou a vender livros e até aconselhar seus clientes nas leituras.

Em 1969, a livraria passou a ser a parte da frente da residência da família numa casa na Rua Augusta. Neste ano, Pedro assumiu a empresa e conseguiu se mudar para um lugar mais amplo: o Conjunto Nacional. Desde então, a Cultura só tem crescido e conquistado cada vez mais novos clientes em todo país. Pedro Herz divide seu ponto de vista sobre a livraria com o Guia da Semana.

1) Qual é a importância de ler?
Ler é fundamental, é a maior fonte de conhecimento que existe. O hábito de ler vem principalmente de casa. Se você lê, seu filho certamente irá imitá-lo em algum momento, mesmo que ainda não seja alfabetizado.

2) Os brasileiros têm a fama de ler pouco, mas paralelamente a essa condição, a Livraria Cultura só tem se expandido no mercado. Na sua opinião, temos lido mais nesses últimos anos?
O índice de leitura no Brasil continua baixo, principalmente se compararmos com outros países. Para o Brasil se tornar um país de leitores será preciso, antes de mais nada, investir bastante em educação.

3) A Livraria Cultura é um ícone na história de São Paulo nos últimos 60 anos (e do Brasil mais recentemente). Como o senhor se sente por fazer parte e de ter sido o grande responsável por isso?
A Livraria Cultura nasceu em 1947, nas mãos da minha mãe, Eva Herz. Estou a frente da empresa há 38 anos. São 38 anos de trabalho, de investimento para chegar onde chegamos. Sinto uma satisfação muito grande de saber que estamos no caminho certo e temos a aprovação de nossos clientes. Afinal, trabalhamos para eles.

4) Qual foi o segredo para esse sucesso?
Nós construímos uma sólida espinha dorsal e a partir do ano 2000 começamos a "pendurar" filiais nesta espinha, que não corria o menor risco de ter uma "hérnia de disco".

5) Por que, em seu ponto de vista, muitos clientes são fiéis à Livraria Cultura?
Nós investimos bastante nos últimos anos em recursos humanos e tecnologia. Uma das missões da Livraria Cultura é obter excelência no atendimento. Eu acredito que um bom atendimento faz uma diferença enorme na hora da compra.

6) Quais são os objetivos da Livraria Cultura para 2008?
Vamos inaugurar mais duas lojas neste ano. Em abril vamos abrir uma loja em Campinas, no Shopping Iguatemi, e no segundo semestre, em São Paulo, no Shopping Bourbon. No fim deste ano seremos uma rede com 8 lojas, das quais quatro em São Paulo, uma em Campinas, uma no Recife, uma em Porto Alegre e uma em Brasília, e nosso time será formado por mais de mil colaboradores.

Pedro Herz conseguiu fazer da livraria além de uma empresa bem sucedida um pólo de cultura que reúne intelectuais, artistas, jornalistas e leitores. Suas lojas proporcionam constantemente concertos, shows, noites de jazz, palestras, peças, cafés filosóficos e noites de autógrafos em todas as cidades onde estão instaladas.

Conheça os endereços da Livraria Cultura

São Paulo
Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073
(11) 3170-4033
Aberta de segunda a sábado das 9h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Shopping Villa-Lobos
Avenida das Nações Unidas, 4.777
(11) 3024-3599
Aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Market Place Shopping Center
Avenida Chucri Zaidan, 902
(11) 3474-4033
Aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Porto Alegre
Bourbon Shopping Country
Avenida Tulio de Rose, 80, 1º Piso
(51) 3028-4033
Aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Recife
Paço Alfândega
Rua Madre de Deus, s/n, loja 135.
(81) 2102-4033
Aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Brasília
CasaPark Shopping Center
SGCV - Sul, Lote 22, Loja 4-A, Zona Industrial, Guará.
(61) 3410-4033
Aberta de segunda a sábado das 10h às 22h.
Aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Atualizado em 6 Set 2011.