Guia da Semana

Guia da Semana



São dois os melhores amigos de qualquer gourmet, cozinheiro ou chefe na hora de preparar pratos e refeições: a água e as facas. Você pode até não ter todos os ingredientes de uma receita, mas sem esses dois nada se faz.

Para ajudar a aproveitar melhor do afiado parceiro, a PubliFolha traz ao Brasil Facas e Cortes, da editora britânica Dorling Kindersley. Os autores são quatro grandes chefs britânicos Charlie Trotter, Lyn Hall, Marcus Wareing e Shaun Hill, que juntaram suas experiências e dicas numa obra de referência.

A primeira parte traz os princípios dos cortes, os vários tipos de lâmina (lisa, ondulada, serrilhada, etc) e apresenta 21 facas e 19 utensílios de corte, como fatiador de ovos, raladores, tesouras mezzalunas e até bisturi, cada um com uma finalidade no reino da culinária.

Após explicações básicas e dicas sobre conservação e afiação, a obra traz capítulos para cada grupo de alimentos, divididos em legumes; peixes e frutos do mar; carnes, aves e caça; massas, pães e sobremesas, e finalizando, frutas.



O livro não traz receitas, mas sim explicações de técnicas conhecidas como mirepoix, chiffonade, corte borboleta, entre outras. Algumas trazem dicas, explicando como aproveitar melhor do alimento no momento do preparo. As orientações, tão claras, são o pulo do gato para o leitor-gourmet soltar a imaginação e criar ou adaptar suas próprias receitas. Há ainda um pequeno glossário e noções de segurança e primeiros socorros.

O livro tem 226 páginas, capa dura e todas as técnicas são ricamente ilustradas. O preço médio é R$45,00 e pode ser encontrado nas livrarias da Travessa e Argumento , no Rio de Janeiro, e na Cultura e Livraria da Vila, em São Paulo.

Atualizado em 7 Ago 2012.