Guia da Semana

O clássico da literatura nacional O Ateneu, de Raul Pompéia, ganha versão em quadrinhos de Marcello Quintanilha. O livro integra a coleção Clássicos Brasileiros em HQ da Editora Ática e traz uma releitura da publicação de 1988.

>> Confira as estreias no teatro da semana
>> Arrepio traz poesias de Drummond na pele de modelos
>> Saiba mais sobre o Projeto Keep Walking Brazil, no MIS de SP

A história se passa no Rio de Janeiro do século XIX e mostra Sérgio, um menino que, aos 11 anos de idade, se muda para o internato “Ateneu” e encontra um ambiente rígido e hostil com um diretor carrasco e autoritário, o Aristarco Argolo de Ramos.

Cheia de intrigas e competições, a escola impõe um sistema repressor que humilha os mais fracos e os obriga a lutar para se impor e continuar ali. Assim, Sérgio enfrenta precocemente os conflitos da vida adulta, perdendo as ilusões e a ingenuidade típicas da infância.

Na adaptação, Marcello Quintanilha preserva o realismo crítico e o tom de Raul Pompéia por meio de um roteiro ágil, ácido e contundente. Diversos desenhos originais do autor foram usados por Quintanilha como referência na recriação de personagens e até mesmo de cenas completas.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 8 Nov 2012.