Guia da Semana

A Livraria da Vila lança a obra A Casa da Moeda de São Paulo, a Primeira do Brasil, do arquiteto Alfredo Gallas e da engenheira Fernanda Disperati. O livro aborda o período de 1532, com a chegada da expedição de Martim Afonso de Souza ao litoral de São Vicente, a 1932, com os bônus da Revolução de 1932.

O livro reforça a tese do engenheiro-historiador Affonso d´Escragnole Taunay sobre a existência e localização da Casa da Moeda de São Paulo, comprovando-a definitivamente como a precursora das oficinas monetárias itinerantes. A obra apresenta também as quatro emissões de meios de pagamento ocorridas em São Paulo: o cobre de 80 réis no primeiro Império; as raríssimas cédulas do Caixa São Paulo do Terceiro Banco do Brasil; as emissões particulares do Banco de São Paulo e do Banco União de São Paulo e os bônus da Revolução de 1932.

Dentre as imagens apresentadas no livro, algumas se destacam pela sua beleza e pelo seu ineditismo, como a vista de satélite da Baixada Santista e muralha da Serra do Mar, revertida para meados do século XVI, e a reconstrução virtual da face leste do Pateo do Collegio, onde pela primeira vez é identificado o prédio da Casa da Moeda de São Paulo.

Serviço

Endereço: Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim.
Avenida Magalhães Castro, 1.200.
Telefone: 3755-5811.
Data: 19 de dezembro de 2008.
Horário: 18h30.

Atualizado em 6 Set 2011.