Guia da Semana

Já imaginou ajudar Leonardo a fugir do temido major Vidigal? Ou tentar descobrir se Capitu, afinal, era ou não fiel? Essa é a proposta do projeto Livro e Game, que conta com jogos on-line de três das principais obras da literatura brasileira: "Memórias de um Sargento de Milícias" (1852), de Manuel Antônio de Almeida, "O Cortiço" (1890), de Aluísio Azevedo, e "Dom Casmurro" (1899), de Machado de Assis.

+ Conheça os musicais que vão agitar a cidade em 2013
+ Estreias no teatro em São Paulo

O projeto, financiado pela Fundação Telefônica, foi criado pelo gestor cultural Celso Santiago. Em todos os jogos há trechos dos livros e textos que comentam as obras e as vidas dos autores.

"Memórias de um Sargento de Milícias" foi o que rendeu mais jogos. Ao todo são 10 etapas que passeiam por toda a história do livro. Em uma das fases, o jogador/leitor tem que ajudar o protagonista a escapar da palmatória na escola e a conquistar o amor de Luisinha.

Já em "O Cortiço", o desafio é equilibrar o orçamento para montar uma vila com materiais de qualidade, enquanto "Dom Casmurro" conta com quebra-cabeças e labirintos que refletem a ambiguidade dos personagens.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 15 Fev 2013.