Guia da Semana

Você coloca o fone e sai por aí ouvindo a sua música favorita, mas às vezes nem para pra pensar como ela foi escrita ou qual o processo de criação que o músico utilizou para escreve-la.

+ DJs que você tem que ver pelo menos uma vez na vida
+ As cervejas mais caras do planeta

Hoje, tudo é referência, inclusive, a literatura. Aliás, muitas obras literária inspiraram filmes, musicais e a até mesmo a música. Veja alguns artistas que usaram escritores como referência:

“Clocks” - Coldplay

A faixa “Clocks”, que está em “Rush of Blood to the Head”, segundo álbum do Coldplay, foi escrita por todos os membros da banda Na letra, a frase “Shoot an apple off my head”, faz referência a obra do Willian Tell, do alemão Friedrich Schiller.

“Don't Stand So Close to Me” - The Police

Quem diria que o Sting teria se inspirado em “Lolita”, de Vladimir Nabokov, para escrever a faixa “Don’t Stand So Close To Me”. Alguém aí lembra que antes de ser músico Sting era professor? Que coisa, não?

“1984” - David Bowie

O camaleão do rock levou o romance do autor inglês George Orwell para uma das canções do disco “Diamond Dogs”, álbum lançado em 1974. Se você prestar atenção na letra de David Bowie, vai perceber que tem tudo a ver com a coisa de ser observado pelo sistema.

"Venus in Furs" - Velvet Underground

Essa letra foi inspirada em um romance escrito pelo autor austríaco Leopold von Sacher- Masoch, em 1870. Conta uma história sadomasoquista de um cara que deseja ser dominado e tratado como escravo por sua mulher.

"Misty Mountain Hop" - Led Zeppelin

Em 1971, os integrantes do Led Zeppelin lançaram “Misty Mountain Hop”, faixa que compõe o disco IV da banda. Nessa música, eles falam de um passeio louco no parque e de um encontro com um policial a caminho das montanhas Misty, uma referência ao “O Hobbit”. As músicas “The Battle of Evermore”, ainda do álbum IV e “Ramble On”, do II, também fazem referência à saga.

“Animals” - Pink Floyd

Novamente, George Orwell é lembrado na música. “Revolução dos Bichos” foi a inspiração para a criação de “Animals”, décimo álbum do Pink Floyd, lançado em 1977. Pensando na política e desigualdade da época, Roger Waters, assim como Orwell no livro, compara os humanos ao animais.

“The Fool on the Hill” - The Beatles

O livro “The History of Tom Jones, a Foundling”, do inglês Henry Fielding, mais conhecido como “Tom Jones”, é um romance super importante para a literatura moderna. Os Beatles tomaram esse livro como referência para escrever “The Fool on the Hill”, do disco “Magical Mystery Tour”.

“Sympathy for the Devil” - The Rolling Stones

Uns dizem que Mick Jagger compôs a música inspirado no folk de Bob Dylan, outros, que foi uma visita do cantor a um centro de candomblé na Bahia, que resultou na música. A terceira crença é que a referência veio do livro “O Mestre e Margarida”, do escritor Mikhail Bulgakov. Vai saber...

“All I Wanna Do “– Sheryl Crow

A cantora norte-americana, que bombou nos anos 90 com o hit “All I Wanna Do”, também deve agradecer o sucesso da música ao escritor Wyn Cooper e seu produtor, que descobriu nas prateleiras de um sebo o poema “Fun”, no livro “The Country of Here Below". Diz que na época, até alavancou as vendas do livro.

“To Tame a Land” - Iron Maiden

Baseada em “Duna”, livro de ficção científica de Frank Herbet, a música “To Tame a Land” não foi a única faixa com referência literária. "The Trooper", também do disco “Piece of Mind”, foi inspirada pelo livro “Charge of the Light Brigade”, do escritor Alfred Lord Tennyson.

Atualizado em 28 Out 2013.