Guia da Semana

Para ser um leitor de verdade, não basta ler Jogos Vorazes, A Guerra dos Tronos os Cinquenta Tons de Cinza: é preciso conhecer os clássicos. Todos os anos, as editoras trazem de volta alguns títulos que já estavam esgotados ou que ganharam novas traduções, relançando no mercado antigos sucessos. Para os fãs, essa é a chance de ter na prateleira edições novas e mais caprichadas, às vezes com textos e ilustrações extras.

Quem gosta de ficção científica provavelmente já percebeu que a editora Aleph vem se empenhando em reeditar alguns dos cânones do gênero. Nomes como Philip K. Dick, esquecido há anos pelo mercado, voltaram às prateleiras e hoje são quase onipresentes nas livrarias. “Percebemos que as editoras estavam muito preocupadas com o próximo bestseller e estavam deixando de lado os clássicos, especialmente de ficção científica”, explica Adriano Fromer, publisher da Aleph, que começou a mudar esse cenário em 2003, investindo em edições criativas e cheias de “mimos” para o leitor.

Em 2012, por exemplo, chegou às lojas a edição comemorativa de 50 anos de Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, com ilustrações de três artistas, notas culturais, entrevista com o autor, ensaios e a reprodução do manuscrito original. De lá para cá, vieram edições dignas de colecionador para 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke, e Neuromancer, de William Gibson. Para 2015, Fromer promete homenagear os 50 anos do romance Duna, de Frank Herbert.

Outro clássico que acaba de chegar às lojas renovado é o francês O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, pela Geração Editorial. Lançada em duas versões – luxo e pocket – o livro traz ilustrações e fotografias, além de uma biografia do autor. Quem optar pela versão de luxo terá um exemplar de capa dura e acabamento de primeira, mas ambas trazem o mesmo conteúdo.

Fernanda Emediato, diretora executiva da Geração, dá as dicas para quem quer ter em casa uma boa edição, mas não sabe como comparar entre tantas opções. “O leitor precisa verificar o acabamento de capa, a qualidade do papel e o projeto gráfico. Depois, vale checar o nome do tradutor e reparar se o livro tem alguma apresentação, textos complementares ou caderno de fotos. É importante, também, que a edição siga a nova ortografia”, recomenda.

Confira as novidades para renovar a prateleira com estilo:

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas

Esta edição especial traz uma nova tradução do clássico de Lewis Caroll com ilustrações da japonesa Yayoi Kusama - que, em 2014, ocupou o Instituto Tomie Ohtake com bolinhas coloridas.

Autor: Lewis Caroll
Tradução: Vanessa Barbara
Editora: Globo
Ano: 2014

Harry Potter e a Pedra Filosofal - edição ilustrada

Uma nova edição do primeiro livro da saga está no forno e terá ilustrações super estilosas feitas por Jim Kay. Algumas inclusive já foram divulgadas, deixando os fãs com água na boca. A má notícia é que a Rocco só deve trazer essa edição em 2016.

Autora: J.K.Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2016

Os Melhores Contos de H.P.Lovecraft

Este livro sombrio não é exatamente uma nova edição, mas sim a primeira edição em língua portuguesa a trazer contos selecionados do escritor norte-americano, considerado um ícone do terror do início do século XX.

Autor: H.P.Lovecraft
Tradução: Guilherme da Silva Braga
Editora: Hedra
Ano: 2014

Neuromancer - 30 Anos

A edição de aniversário de Neuromancer, obra cyber-punk que influenciou os filmes Matrix, vem com três contos de Gibson, entrevista com o autor e uma introdução exclusiva escrita por ele para a versão brasileira, além de uma sobrecapa diferenciada e um miolo com lombada aparente.

Autor: William Gibson
Tradução: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Ano: 2014

Eu, Robô

O livro que inspirou o filme de mesmo nome e introduziu as "leis fundamentais da robótica" estava esgotado há muito tempo e só podia ser encontrado em inglês. Agora, ele teve a capa redesenhada e voltou às prateleiras - em bom português.

Autor: Isaac Asimov
Tradução: Aline Storto Pereira
Editora: Aleph
Ano: 2014

O Pequeno Príncipe - luxo e pocket

As novas edições do Pequeno Príncipe têm tradução direto do francês, biografia do autor, caderno de fotos e esboços originais, além de cartazes dos filmes. A edição de luxo (esq.) vem em capa dura.

Autor: Antoine de Saint-Exupèry
Tradução: Frei Betto
Editora: Geração Editorial
Ano: 2014

Obras Completas de Saramago

A Companhia das Letras vai reunir toda a obra de José Saramago num box com seis volumes. Por enquanto, estão à venda apenas os dois primeiros, contendo dez histórias.

Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Ano: a partir de 2014

Por Juliana Varella

Atualizado em 20 Jan 2015.