Guia da Semana

Você é leitor voraz de romances? Gosta de acompanhar o drama do romance, dilemas morais, triângulos amorosos e mistérios? O romance é um dos gêneros mais lidos no mundo e de todos os tempos. E não é à toa que é tão popular. Afinal, um bom romance é capaz de prender o leitor de uma forma que ele não consiga largar o livro.

E você, já fez sua lista de leitura para 2020? Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma lista de 6 romances recentes para você ler este ano. Confira:


► Pessoas Normais, de Sally Rooney

Foto: Divulgação

“Pessoas normais” foi publicado em agosto de 2018 e fez muito sucesso logo em seu lançamento. O livro chegou em português recentemente, pela Companhia das Letras, e merece sua leitura. Sally Rooney é reconhecida como a voz da geração millennial, portanto, se você se identifica como millennial, provavelmente vai adorar este livro. A história descreve o primeiro romance de Connell e Marianne, que enfrentam as dificuldades dos problemas familiares e classes sociais, uma vez que a mãe de Connell trabalha como empregada doméstica para a família de Marianne.


Máquinas como eu: E gente como vocês, de Ian McEwan

Foto: Divulgação

“Máquinas como eu: E gente como vocês” é o mais novo romance de Ian McEwan, que está sendo aplaudido de pé pela crítica literária. O livro discute os conflitos éticos que podem surgir na relação homem e androids. A história narra a vida de uma casal Charlie e Miranda que possuí o robô Adão entre seus sonhos, dramas e amores, num mundo distópic

o, onde a Grã-Bretanha perdeu a Guerra das Malvinas, primeira-ministra Margareth Thatcher tem seu poder desestabilizado ao ser desafiada pelo esquerdista Tony Benn e o matemático Alan Turing vive sua homossexualidade, e criou a internet, smartphones e humanos sintéticos.


Trilogia Verão, de Jenny Han

Foto: Divulgação

Este é para os fãs de “Para todos os garotos que já amei”, com filme feito pela Netflix, pois Jenny Han, autora de ambos, é reconhecida por escrever histórias que tocam o coração. Em 2019, a Intrínseca lançou a versão em português da trilogia que antecede “Para todos os garotos que já amei”. A Trilogia Verão começa em “O verão que mudou minha vida”, que passa em Cousins Beach, onde Belly se envolve num triângulo amoroso entre os irmãos Conrad e Jeremiah. Os livros seguintes são “Sem você não é verão” e “Sempre teremos o verão”.


Teto para dois, de Beth O’Leary

Foto: Divulgação

“Teto para dois” é um livro leve, romântico e fofo, que consegue renovar a fé no amor. A história narra a saga de Tiffy, assistente social que terminou seu relacionamento e precisa urgentemente sair da casa do namorado. Já Leon é enfermeiro noturno e precisa de dinheiro para resolver questões de família. De repente, os dois começam a dividir o apartamento – e a cama –, mas nunca se viram pessoalmente.


Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens

Foto: Divulgação

“Um lugar bem longe daqui” é sucesso editorial e foi lançado em 2019 pela Intrínseca no Brasil. Trata-se de um romance de formação e mistério, muito intrigante. Kya Clark foi abandonada pela mãe e pelo pai abusivo, e vivia sozinha no pântano da cidade. Ela conhece dois garotos que se impressionam com sua beleza, entretanto, um deles aparece morto. Você irá se impressionar com este romance de Delia Owens!


Um casamento americano, de Tayari Jones

Foto: Divulgação

“Um casamento americano” chegou ao Brasil em 2019, e recebeu elogios de Oprah Winfrey e Barack Obama. O livro conta a história de Celestial e Roy, um casal que viu sua vida ser arruinada pela injustiça social. Recém-casados, o casamento é interrompido quando Roy é sentenciado a 12 anos na prisão por um crime que não cometeu. Quando a condenação de Roy é anulada após 5 anos na cadeia, o casal precisa retomar sua vida.

Por Lid Capitani

Atualizado em 19 Mar 2020.