Guia da Semana

Escrever um livro é uma aspiração de muitas pessoas, que têm experiência e vivência sobre um determinado assunto e gostariam de compartilhá-las. A intenção de escrever é realmente muito boa, mas colocá-la em prática é muito difícil e exige bastante foco. Escrever um livro em apenas um mês, então, parece uma ideia impossível — mas não é!

Por isso, o Guia da Semana te dá dicas de como escrever o primeiro rascunho do seu livro em 30 dias.

Comece com uma ideia

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas não é! Muita gente tem dificuldade de definir exatamente sobre o que gostaria de escrever. Quer saber como delimitar o tema do seu livro? Tente fazer uma pergunta (só uma!), que você irá responder com o desenvolvimento do assunto. Pronto! Esse será o seu objetivo central. Claro que haverá outras questões a serem tratadas, mas todas irão se conectar de alguma maneira à ideia principal.

Planeje seu livro

Livro

Não comece a escrever sem antes elaborar a estrutura do livro. Identifique os capítulos e esboce um título mesmo que eles passem por diversas mudanças no caminho. Não precisa ser um planejamento muito detalhado, apenas anote os pontos centrais pelos quais seu texto precisa passar.

Sente e escreva

Agora que você tem uma ideia de sobre o que quer escrever e por onde a história vai caminhar, a única coisa que falta é sentar e escrever. Essa é a parte mais difícil e é aqui que muitas pessoas desistem. Além da disciplina necessária para escrever todos os dias, o que faz com que muitas pessoas desanimem é aquela sensação de que o texto está ficando ruim, ou a história não está saindo exatamente como elas queriam. Agora, porém, não é a hora de se preocupar com isso: você vai ter tempo o bastante para consertar o que quiser quando for revisar. Por enquanto, desligue seu editor interior e concentre-se em colocar palavras no papel.

É exatamente essa a proposta do NaNoWriMo, uma plataforma online dedicada a incentivar aspirantes a escritores a terminarem seus livros em 30 dias. O nome vem da frase “National Novel Writing Month”, ou “Mês Nacional de Escrever um Romance” em tradução livre, e acontece todo ano em novembro. Durante esse mês, vários escritores, publicados ou não, escrevem mensagens motivacionais e dicas preciosas para ajudar os participantes com seus projetos. Você também pode adicionar amigos no site e trocar mensagens com eles.

O objetivo do NaNoWriMo é alcançar 50.000 palavras escritas em um mês — o que dá uma média de 1.667 palavras por dia. Para participar, basta se cadastrar no site, inserir os dados do seu romance, como título e gênero, e ir atualizando a sua contagem de palavras diariamente. Ao alcançar as 50.000 palavras, você ganha diversos prêmios, como descontos em softwares de escrita e, como o próprio site diz, o direito de se vangloriar eternamente de que venceu o NaNoWriMo.

Revise, revise, revise

Revisar livro

Se novembro é o mês de escrever um romance, dezembro é o mês de editá-lo. Depois que o primeiro rascunho estiver pronto, deixe-o na gaveta por alguns dias, para esfriar a cabeça, depois retorne a ele com olhos descansados e altere tudo aquilo que você achou que não estava bom enquanto escrevia. Se você teve alguma ideia genial para o texto, mas isso atrapalharia seu planejamento original, agora é a hora de refazê-lo e deixar a história com a cara que você quiser.

Repita os dois últimos passos quantas vezes achar necessário, até estar satisfeito com o que escreveu e pronto para mostrar seu livro ao mundo!

E você, já tem uma ideia para um livro? Acha que consegue encarar o desafio de escrevê-lo em 30 dias? Já tentou e quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário!

Atualizado em 28 Jul 2015.