Guia da Semana

Cada vez mais, o público brasileiro vem investindo em tempo e dinheiro para inovar suas experiências gastronômicas. De olho nisso, chefs e empresários apostaram em tendências que caíram no gosto popular e fizeram sucesso ao longo do ano. É bom saber que, em meio a preços abusivos, também é possível experimentar iguarias sem machucar o bolso.

Por isso, o Guia da Semana te conta quais foram essas tendências - e em quais vale investir, ou não. Confira!

NAKED CAKE

Já pensou em fazer um bolo e não ter trabalho com a cobertura? É justamente essa a proposta do naked cake. Os chefs apostaram na tendência e, ao longo do ano, vimos diversas criações nesse sentido. Mas mesmo assim, é essencial caprichar. Abuse no recheio e tenha cuidado com os detalhes, assim você vai conquistar os olhos, e a barriga, dos seus amigos.

PALETAS

As paletas invadiram São Paulo e vieram para refrescar o nosso verão e paladar. Em diversos sabores e formatos, de mojito aos deliciosos recheados, esse tipo de picolé deu o que falar. Na capital, é possível encontrar a delícia em diversos lugares: Los Hermanos e Los Paleteros são apenas algumas das opções.

+ Onde comer paletas mexicanas em São Paulo

FOOD TRUCK

Super comum fora do Brasil, os food trucks invadiram o país com a proposta de levar pratos sofisticados a preços populares. Em diversos pontos de São Paulo, é possível encontrar os famosos caminhõezinhos e até feiras especializadas. Por lá, é possível experimentar delícias de diversos cantos do mundo, além de sabores criativos que afinaram o nosso paladar em 2014. O food truck do chef André Mifano e Los Mendozitos foram um dos destaques. Vale a pena conferir!

+ Onde encontrar food trucks em São Paulo

DETOX

De olho na alimentação saudável, os chefs seguiram os conselhos dos nutricionistas e incorporaram ingredientes naturais aos mais diversos pratos. Além dos tradicionais sucos e sopas, em 2014, encontramos o Detox em sorvetes e até em caipirinhas. E não adianta torcer o nariz! Tem que provar para se dar conta de que verduras e frutas, aliadas a temperos e outros sabores, podem resultar em criações deliciosas.

+ 10 receitas de suxos Detox

GOURMET

De olho no público exigente, os chefs turbinaram pratos tradicionais da culinária brasileira com bons toques de sofisticação. Em São Paulo, pode-se provar churros, brigadeiros e até pipoca nesse formato. Pimenta com chocolate? Flor de sal na cheesecake? Acredite: é delicioso!

BOLOS TRADICIONAIS

Quem imaginou que aquele bolo de fubá da vovó cairia no gosto dos mais diversos públicos? Em 2014, vimos uma gama de empresários investirem nos bolos tradicionais, inovando em sabores e formatos. Mas aqui, o ideal é manter a tradição e apostar em receitas simples, como um bom bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Hmmmm!

+ Onde comer bolo caseiro em São Paulo

FEIRINHAS GASTRONÔMICAS

Com a mesma ideia dos food trucks, as feirinhas gastronômicas foram um dos maiores destaques gastronômicos do ano. Aqui a proposta é, mais uma vez, investir em pratos caros a preços populares, além de incentivar a experimentação de novas experiências. O Mercado e a já tradicional feirinha do MIS são apenas algumas opções em São Paulo. Vamos?

+ As melhores feiras gastronômicas de São Paulo

TÁ POR FORA!

Em meio as deliciosas tendências da gastronomia, outras receitas ficaram de lado. Depois da revolução dos cupcakes e brigaderias, tais doces caíram no clichê e ficaram de fora dos destaques de 2014. Os macarons chegaram ao país, mas não agradaram a todos. A especiaria francesa, além de cara, não se adaptou ao paladar brasileiro, além de, muitas vezes, soarem artificiais.

As lojas de chá também invadiram a capital, com sabores inovadores e serviços para lá de criativos. Porém, gastar R$ 10, ou às vezes mais, em uma xícara de chá está fora de questão, não é mesmo? Passe longe!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 24 Nov 2014.