Guia da Semana

Comer bem em São Paulo muitas vezes é sinônimo de gastar bastante dinheiro. Se a ideia é conhecer algum dos principais restaurantes da cidade, é preciso estar preparado financeiramente. No entanto, uma boa alternativa é ficar atento às feiras gastronômicas que rolam na cidade – elas oferecem bons quitutes a preço popular.

+ Conheça 11 canais de gastronomia para seguir no Youtube
+ Gosta de churros? Veja onde comer churros em SP
+ Conheça o Bixiga, o bairro das cantinas italianas

Como a cidade conta com diversas feiras livres, o Guia da Semana fez um roteiro com as principais feiras gastronômicas. Confira:

Feirinha Gastronômica

A Feirinha Gastronômica é uma ótima opção para quem quer saborear bons quitutes sem gastar muito. A feira, que rola aos domingos na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, conta com mais de 30 barracas de chefs e estudantes de gastronomia.
Onde: Praça Benedito Calixto, 85 – Pinheiros (zona Oeste)
Quando: domingos, das 11h às 19h

Feira da Kantuta

Conhecida como sinônimo da cultura e da comida boliviana em São Paulo, a Feira da Kantuta, no bairro do Pari, é uma ótima opção para quem quer conhecer outra cultura e experimentar uma culinária diferente. A feira, cujo nome faz referência a uma flor da região andina, conta com barraquinhas especializadas em pratos típicos, além de stands com malha de lã de lhamas, potes de barro e flautas de pã.
Onde: Rua Pedro Vicente, 625 – Pari (zona Leste)
Quando:
domingos, das 11h às 19h

Feira da Liberdade

Criada em 1975, a Feira da Liberdade é uma das mais tradicionais feiras de São Paulo. Situada na saída da Estação Liberdade do metrô, ela conta com barraquinhas que oferecem desde arte e artesanato até comidas típicas da culinária oriental, como guioza, yakissoba, takoyaki, entre outros quitutes.
Onde: Av. da Liberdade, 365 (Liberdade)
Quando:
sábados e domingos, das 9h às 17h

Feira da República

A Feira da República é perfeita para quem gosta de comida baiana – lá é possível encontrar barraquinhas de acarajé e vatapá. Além disso, a feira ainda conta com barracas de pastéis e de doces variados, como bolo, pavê, mousse, espetinho de morango, tortas, entre outras delícias.
Onde: Praça da República – República (centro)
Quando: sábados e domingos, das 9h às 17h

O Mercado

Organizado pelos chefs Checho Gonzales (Cebicheria Gonzales), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) e pela produtora cultural Lira Yuri, o evento visa unir os elementos característicos do cotidiano da capital paulista: cozinheiros, boa comida e cultura.
Onde: local a definir em cada edição
Quando: de acordo com a agenda do evento

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 25 Dez 2013.