Guia da Semana

Sabemos que os cabelos curtos são um charme e estão super na moda, mas não há quem resista a um cabelo grande e incrível, né? O tão desejado cabelo longo pode ser tão bonito quanto difícil de alcançar: diversos fatores tendem a sabotar o crescimento saudável dos fios.

O que muitos não sabem é que, além daquele clichê de 'cortar os fios a cada três meses e evitar as químicas', existem algumas dicas e apostas que podemos incrementar na rotina de cuidado dos fios - e que tendem a fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável!

Ficou curiosa? Confira 5 dicas para fazer o seu cabelo crescer mais rápido:

1. Aposte nos óleos vegetais naturais

Segundo a farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar, Marcela Buchaim, os óleos vegetais possuem lipídeos em sua composição e criam uma película protetora no fio, o que faz com que o mantenha hidratado naturalmente. Um dos mais utilizados é o Óleo de Coco, que é facilmente encontrado em farmácias e lojas de alimentação saudável. Mas é preciso prestar atenção: passa o óleo apenas no comprimento do cabelo e nunca no couro cabeludo para evitar o entupimento dos folículos capilares, resultando em quedas e outros problemas mais sérios.

O modo de usar é simples, basta utilizar o produto no cabelo seco e deixar agir algumas horas ou de um dia para o outro. Ainda é possível misturar em máscaras capilares para potencializar seu efeito.

2. Coloque o café em sua rotina capilar

O café pode ser um ótimo estimulante capilar e ingrediente coringa na hora de fazer seus cabelos crescerem mais rápido! Segundo Marcela Bunchaim, por ter ação antioxidante, o café evita o envelhecimento precoce das células do couro cabeludo e provoca a vasodilatação do folículo, aumentando a sua oxigenação. Mas atenção: se o café puro for aplicado no couro cabeludo, pode ser que tenha um resquício de melhora, mas o ideal é que o ativo seja ser manipulado por um profissional para ter essa garantia, já que o café industrializado pode ter mucilagem e aí a concentração de cafeína é muito pequena e não faz efeito.

3. Lavar o cabelo corretamente

O principal erro na hora de cuidar dos fios está na hora da lavagem - muitas pessoas comentem deslizes sem perceber. Pra começar, é necessário escolher o shampoo certo - para cabelos oleosos use um shampoo transparente, já para os ressecados, aposte no shampoo perolado. Outro erro é lavar na água quente: essa prática estimula a glândula sebácea a produzir mais sebo - o ideal é usar a água morna.

Segundo Marcela, outra coisa que prejudica os fios é penteá-los ainda molhados, já que neste modo ele fica sem duas pontes: as iônicas e as de hidrogênio. Isto é, ficam mais sensíveis e podem se romper com qualquer força. Para pentear, primeiro passe o pente ou a escova nas pontas para desembaraçar. Depois, passe o pente do meio para as pontas e por último da raiz para as pontas.

4. Cuidados na hora de dormir

Segundo a tricologista, trocar a fronha de algodão por alguma de cetim ou seda é uma ótima ideia. Isso porque ambas ajudam a minimizar o frizz - por conta da superfície lisa, os fios escorregam, diferente do algodão, que tem uma superfície áspera. Outro truque antes de dormir é fazer um coque frouxo nos fios cacheados ou um rabo de cavalo alto nos fios lisos e ondulados.

5. Manter uma alimentação saudável

É unânime entre os especialistas de cabelo: não há milagre que aconteça no cabelo se a pessoa não manter uma alimentação saudável. A mudança começa sempre de dentro para fora - por melhores que sejam seus hábitos em relação aos cuidados do cabelo, a alimentação é a parte mais importante. Invista em produtos ricos em proteínas e nutrientes (complexo B, vitaminas, minerais e aminoácidos) para que esses sejam levados pela corrente sanguínea e ajudem no bom crescimento dos fios.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 21 Ago 2017.