Guia da Semana

Existem alguns videoclipes que os artistas investem tanto que são comparados a curta-metragens. Mesmo porque, além do tempo, alguns parecerem ser capítulos de série de TV e são dirigidos por grandes cineastas de Hollywood.

+ 13 videoclipes censurados pela TV
+ 13 videoclipes inspirados no cinema
+ 12 videoclipes mais caros da história

Um bom exemplo são os clipes do falecido Michael Jackson, que já convidou Stephen King pra escrever um roteiro e Steven Spielberg pra dar uns pitacos. Aliás, Michael domina a lista dos vídeos mais longos da história. O popstar não se contentava em apenas mostrar a sua música, ele também curtia contar histórias.

Veja, a seguir, quem seguiu os passos de Michael e juntou música e cinema em seus videoclipes:

"Ghosts" - Michael Jackson

Tempo: 39 minutos e 33 segundos
Como pode um clipe com quase 40 minutos de duração? É quase metade de um filme ou o capítulo inteiro de uma série de TV. "Ghosts" foi gravado em 1997 e permanece invicto de vídeos mais longos da música. O roteiro foi escrito por Stephen King e Michael, e dirigido por Stan Winston, com dicas de Steven Spielberg. É ou não é o vídeo mais bombado da história?

"Bad" - Michael Jackson

Tempo: 18 minutos e 28 segundos
A história de um estudante de uma escola particular que está no lugar errado na hora errada é embalada por um dos maiores hits do popstar e dirigida por um dos cineastas mais respeitados do cinema, Martin Scorcese. O que poderia resultar desse encontro? Um vídeo épico, é claro! Além de ser um dos vídeos mais longos, “Bad” também entra para a lista dos clipes mais caros da história, com um orçamento de US$ 2,2 milhões.

Michael Jackson - Bad (Full Version) from Julio on Vimeo.

"2 Legit 2 Quit" - MC Hammer

Tempo: 14 minutos e 38 segundos
Você deve estar lembrado que esse clipe também está na lista dos mais caros do mundo, né? Pois bem, ele não é só o mais caro mas também um dos mais longos. Aqui, MC Hammer movimentou uma série de celebridades e o rei do funk, James Brown, para participar de seu vídeo. Hammer também chama Michael Jackson para um desafio de dança.

"Thriller" - Michael Jackson

Tempo: 13 minutos e 43 segundos
"Thriller" é lendário: de longe é o vídeo mais importe da história dos clipes. Foi o primeiro vídeo que juntou a música e o cinema como uma forma de arte. Quando se fala de clipes do Michael Jackson, pode ter certeza que a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é o espetáculo Halloween repleto de zumbis dançando em um cemitério.

"You Rock My World" - Michael Jackson

Tempo: 13 minutos e 30 segundos
O vídeo faz uma homenagem ao ator Marlon Brando, que era amigo pessoal do cantor. No clipe, Brandon é o dono de um clube frequentado por gangues em que Michael faz uma dancinha para conquistar uma garota. Dirigido por Paul Hunter, foi lançado em setembro de 2001 e foi votado pelos leitores da Billboard como o quarto melhor videoclipe dos anos 2000.

"Smooth Criminal" - Michael Jackson

Tempo: 10 minutos e 36 segundos
Uma luta de Michael contra gangsters em 1930 serviu de pano de fundo para coreografias e os passos inovadores no universo da música. O single de "Smooth Criminal" vendeu mais de 7.5 milhões de cópias e é uma das faixas que integram “Bad”, um dos maiores disco do cantor.

"Speed Demon" - Michael Jackson

Tempo: 10 minutos e 31 segundos
Esse clipe faz parte do filme musical de Michael chamado “Moonwalker” e é a maior viagem. Para escapar de dezenas de fãs, Michael Jackson se transforma em várias coisas, entre eles um coelho e algumas celebridades como Sylvester Stallone e Tina Turner.

“Imma Be Rocking That Body” – Black Eyed Peas

Tempo: 10 minutos e 21 segundos
O clipe da banda pop Black Eyed Peas se passa em 3008 e trás um clima futurístico. Fergie acorda do nada no meio de uma estrada e tudo está preso em um loop do tempo. A música é uma união dos singles "Imma Be" e "Rock That Body", de 2010.

“Windowlicker” - Aphex Twin

Tempo: 10 minutos e 34 segundos
Essa faixa é uma das mais conhecidas do produtor de música eletrônica Aphex Twin. Ao longo dos poucos mais de 10 minutos de vídeo, o diretor Chris Cunningham e o produtor fazem uma parodia contemporânea dos videoclipes do rappers norte-americanos. Algumas coisas chegam a ser um pouco bizarras. Tem que ver!

“Estranged” - Guns N' Roses

Tempo: 9 minutos e 52 segundos
Esse clipe foi lançado em 1993 e é a terceira e última parte de uma trilogia não oficial de videoclipes baseado em um conto intitulado “Without You”, do escritor Del James. Além de ser um dos clipes mais longos da história, “Estranged” é um dos mais caros, foram investidos US$ 4 milhões na produção do vídeo.

"Been Around The World"- Puff Daddy

Tempo: 9 minutos e 37 segundos
Dirigido por Paul Hunter – que já trabalhou com Christina Aguilera, Eminem, Marilyn Manson, Will Smith, e Michael Jackson - o vídeo do rapper Puff Daddy conta com a participação de algumas celebridades como Jennifer Lopez e Quincy Jones. Na históriaDaddy é um agente secreto, que, junto com seu parceiro, são perseguidos por bandidos.

“Telephone ft. Beyoncé” - Lady Gaga

Tempo: 9 minutos e 31 segundos
Quando esse vídeo foi lançado causou o maior frisson entre os fãs das duas popstars. No decorrer da história, Lady Gaga vai presa por ter envenenado o namorado e adivinha quem aparece para resgata-la? Beyoncé, é claro! A dupla segue para um restaurante e é lá que várias coisas acontecem. O vídeo é claramente inspirado em “Pulp Fiction”, do diretor Quentin Tarantino.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 19 Out 2013.