Guia da Semana

13 videoclipes inspirados no cinema

Saiba quais bandas e músicos que se inspiraram em filmes na horas de produzir seus clipes.

Música já é legal e quando é acompanhada por um bom videoclipe fica melhor ainda. Vários músicos e bandas realmente se dedicam quando o assunto é clipe e a inspiração vem de todos os lugares, inclusive do cinema.

+ 10 filmes que talvez você não saiba que são remake
+ Músicas que você nem imaginava que eram inspiradas em livros
+ 7 filmes que previram ou inspiraram as tecnologias de hoje

Mas se você anda meio perdidão e não se liga muito nessas referências e conceitos, fizemos um apanhadão dos videoclipes mais legais inspirados em clássicos do cinema. Veja só: 

"Express Yourself" - Madonna

Filme: Metropolis
Foi o primeiro vídeo clipe que custou mais de um milhão de dólares, e é considerado um dos melhores vídeo de música de todos os tempos. Gravado em 1989 pelo diretor David Fincher, a história foi inspirada no clássico filme sci-fi do cineasta Fritz Lang, Metropolis.

"Everlong" - Foo Fighters

Filme: The Evil Dead
Em 1998, "Everlong" foi nomeado para Melhor Vídeo de Rock no MTV Video Music Awards, mas acabou perdendo para “Pink”, do Aerosmith. O vídeo foi dirigido pelo incrível Michel Gondry, que se inspirou no filme “The Evil Dead”, do diretor Sam Raimi, e criou essa paródia surrealista do longa.

"Last Cup of Sorrow" - Faith No More

Filme: Vertigo
É uma pena que mais vídeos de música não são inspirados nas obras do super diretor Alfred Hitchcock. Mas a banda Faith No More vai além de uma simples referência ao cineasta e faz recriações sinistras do filme. Aqui, o vocalista Mike Patton chega a reencarnar o personagem de James Stewart.

"Body Movin” - Beastie Boys

Filme: Danger: Diabolik
Esta é uma homenagem que faz referência ao filme “Danger: Diabolik”, do diretor italiano Mario Brava. A paródia é uma verdadeira sátira das marmeladas que podem acontecer em um filme de espionagens. Na época, o vídeo original foi considerado violento demais e por isso existem duas versões.

"Rush Rush" - Paula Abdul

Filme: Rebelde Sem Causa
James Dean em “Rebelde Sem Causa” foi a inspiração para o diretor Stefan Würnitzer em 1991. No clipe de uma das faixas mais famosas de Paula Abdul, o ator Keanu Reeves foi a versão moderna do ícone da rebeldia.

"Oh Father" - Madonna

Filme: Cidadão Kane
Esse é um dos vídeos mais emocionantes da Madonna. Aqui ela relembra a história de sua vida, passando pelo seu pai, que era um moralista repressor e sua falecida mãe. De acordo com a escritora feminista E. Ann Kaplan, o vídeo foi inspirado visualmente no filme de Orson Welles, “Cidadão Kane”, de 1941. Ela descreveu o clipe como "em termos culturais é uma história típica de adolescentes ocidentais".

"California Love" - Tupac feat. Dr. Dre

Filme: Mad Max, Além da Cúpula do Trovão
Existem duas versões de clipes para a música dos rappers Tupac e Dr. Dre. Tanto a primeira como a segunda, são inspirada no “Mad Max, Além da Cúpula do Trovão”, terceiro filme da série Mad Max. No clipe, o ator Chris Tucker lidera uma tribo em guerra em pleno deserto em 2095.

"Tonight, Tonight" - Smashing Pumpkins

Filme: Viagem à Lua
Uma das músicas mais bonitas do Smashing Pumpkins, também ganhou um belíssimo vídeo clipe com referência ao filme mudo “Viagem à Lua”, do diretor francês Georges Méliès. O clipe foi todo filmado em um estilo de cinema mudo mesmo, com cenários estilo teatro e efeitos bem primitivos.

“The Kill” – 30 Seconds to Mars

Filme: O Iluminado
Várias cenas são baseadas no clássico filme do Stanley Kubrick. Jared Leto e os integrantes da banda chegam a um hotel vazio onde acontecem diversas coisas estranhas. Inclusive, tem também a famosa cena da máquina e do homem em uma fantasia de urso.

“The Universal” - Blur

Filme:  Laranja Mecânica
Desta vez, Stanley Kubrick entra na lista com "Laranja Mecânica". A banda britpop leva para as telas uma versão mais moderna da história. Você vai fazer a ligação com o filme já no primeiro momento, tanto pelo cenário quanto o figurino.

“Everybody Hurts”- R.E.M.

Filme: 8 ½
Federico Fellini foi a inspiração para uma das músicas mais bonitas do R.E.M. O diretor Jake Scott colocou a banda inteira em um engarrafamento na ponte Fredericksburg Road, em San Anonio, no Texas, assim como aparece no inicio do filme do Fellini.

“All These Things That I've Done” - The Killers 

Filme: Faster, Pussycat! Kill! Kill!
Esse clipe também tem duas versões, mas foi na segunda que os integrantes do The Killers usaram de referência o filme trash de 1965 "Faster, Pussycat! Kill! Kill!".

“Timing is Running Out” - Muse

Filme: Dr. Fantástico
Stanley Kubrick mais uma vez na lista! O diretor é adorado por muitos e a galera do Muse também não deixou de prestar a sua homenagem ao cineasta. No vídeo "Time Is Running Out", oficiais militares em uma reunião e marchando ao redor de uma mesa remetem ao longa “Dr. Fantástico”.

“Linger” - The Cranberries

Filme: Alphaville
Em 1993, o diretor Melodie McDaniels optou por capturar o visual e a sensação do filme “Alphaville”, de Jean-Luc Godard. Além de recriar cenas em paralelo ao filme, os integrantes da banda vestiam trajes similar aos do longa. 

 

Atualizado em 18 Set 2013.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Após retorno, Rouge lança clipe do primeiro single "Bailando"; assista!

Faixa também está disponível em todos os serviços de streaming

Além da marcha nupcial: 7 músicas para a entrada da noiva

Prepare os lencinhos: você vai se emocionar com essas músicas!

Carnaval 2018: conheça as músicas que prometem fazer sucesso durante a folia

Ouça os hits que têm tudo para bombar neste Carnaval!

13 músicos e bandas para ficar de olho em 2018

Confira uma lista com bandas e músicos que prometem fazer sucesso este ano

Playlist: mais de 40 músicas que vão bombar no verão 2018

Confira uma playlist completa com as músicas que não vão sair da sua cabeça neste verão