Guia da Semana
Música
Por Redação Guia da Semana

20 discos de 20 anos

Conheça os álbuns lançados em 1991 que influenciaram uma geração e marcaram época.

Montagem

Por Leonardo Filomeno

Ayrton Senna era tricampeão de Fórmula 1, São Paulo acabava de ganhar um Sambódromo e o celular começava a engatinhar no país. O som ainda era apreciado nos bolachões de vinil e as gravadoras controlavam e lucravam, muito, com as vendas de álbuns. Se você está completando duas décadas de vida, pouco se recorda desses fatos, a não ser que recorra a Internet - que na época ainda nem era pensada no país.

O ano de 1991 foi muito importante para a música mundial. Enquanto o Nirvana consagrava o grunge, mesclando versos calmos com outros barulhentos, sem deixar de lado os refrões pesados Michael Jackson voltava ao mercado, consagrando-se definitivamente como ícone pop e inovando em efeitos especiais. No Brasil, Daniela Mercury ajuda a alavancar o gênero Axé Music, e o Raça Negra disputava nas rádios a audiência com os versos de amor e saudade de Zezé de Camargo e Luciano.

Para relembrar essa época ou conhecer os lançamentos que influenciaram toda uma geração, o Guia da Semana fez uma miscelânea de gêneros e ritmos e selecionou 20 álbuns que completam 20 anos em 2011. Confira a lista, coloque o iPod e curta o som, sem moderação!

Internacionais

Nacionais


Atualizado em 14 Set 2011.

Mais notícias

9 discos nacionais lançados em janeiro de 2020 que você deveria ouvir o quanto antes

Música

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2020

Música

Músicas que prometem bombar no verão 2020

Música

De Justin Bieber a Dua Lipa; veja os discos mais aguardados de 2020

Música

10 discos nacionais lançados em dezembro de 2019 que você precisa ouvir

Música

10 discos lançados em novembro de 2019 que você precisa ouvir

Música