Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Ayrton Senna era tricampeão de Fórmula 1, São Paulo acabava de ganhar um Sambódromo e o celular começava a engatinhar no país. O som ainda era apreciado nos bolachões de vinil e as gravadoras controlavam e lucravam, muito, com as vendas de álbuns. Se você está completando duas décadas de vida, pouco se recorda desses fatos, a não ser que recorra a Internet - que na época ainda nem era pensada no país.

O ano de 1991 foi muito importante para a música mundial. Enquanto o Nirvana consagrava o grunge, mesclando versos calmos com outros barulhentos, sem deixar de lado os refrões pesados Michael Jackson voltava ao mercado, consagrando-se definitivamente como ícone pop e inovando em efeitos especiais. No Brasil, Daniela Mercury ajuda a alavancar o gênero Axé Music, e o Raça Negra disputava nas rádios a audiência com os versos de amor e saudade de Zezé de Camargo e Luciano.

Para relembrar essa época ou conhecer os lançamentos que influenciaram toda uma geração, o Guia da Semana fez uma miscelânea de gêneros e ritmos e selecionou 20 álbuns que completam 20 anos em 2011. Confira a lista, coloque o iPod e curta o som, sem moderação!

Internacionais

Nacionais

Atualizado em 14 Set 2011.