Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Nevermind - Nirvana

Essencial em qualquer lista que contenha os termos "rock" e "anos 90" juntos, o álbum foi lançado em setembro e elevou a banda norte-americana do alternativo ao mainstream. Hits como Smell Like Teen Spirit e Come as You Are fizeram o segundo álbum de estúdio do grupo levar mais de três milhões de americanos às lojas. De quebra, ainda apresentou Kurt Cobain ao mundo e um outro estilo de astro do rock, avesso ao glamour, esfarrapado, autodestrutivo e imprevisível.

Artista: Nirvana
Álbum: Nevermind
Lançamento: setembro de 1991
Gravadora: Geffen Records
Músicas de destaque: Smell Like Teen Spirit, Come as You Are,Lithium e In Bloom

Out of Time - R.E.M

Depois de um ano de turnê, o grupo da Geórgia, EUA, preparou uma pausa para a produção do novo disco e reinventou a sua forma de fazer música. Saem de cena as letras enigmáticas e o rock cru; entram as canções de amor e uma autêntica orgia folk, com inclusão de violões, bandolins e instrumentos eruditos. O disco bateu no primeiro lugar das paradas americana e inglesa e vendeu, somente na terra do tio Sam, quatro milhões de cópias.

Artista: R.E.M
Álbum: Out of Time
Lançamento: março de 1991
Gravadora: Warner Bros. Records
Músicas de destaque: Losing My Religion, Shiny Happy People e Radio Song

Blood Sugar Sex Magik - Red Hot Chilli Peppers

A banda californiana já tinha alcançado o posto de sensação da MTV quando foi chamada para gravar esse disco. Os integrantes não pensaram duas vezes e contrataram o consagrado produtor Rick Rubin - que já contribuiu também com trabalhos de The Cult, Rage Against The Machine, U2 - para criar um álbum com maturidade e profundidade, sem deixar a energia jovem de lado. O resultado foi a mistura do balanço do funk, com solos de guitarras e letras sobre sexo e diversão.

Artista: Red Hot Chilli Peppers
Álbum: Blood Sugar Sex Magik
Lançamento: setembro de 1991
Gravadora: Warner Bros. Records
Músicas de destaque: Give It Away, Suck My Kiss e Under The Bridge

Arise -Sepultura

Revelando as mazelas de um mundo em crise, a banda mineira independente foi descoberta no exterior, fez uma turnê pela Europa e consagrou-se em seu quarto álbum de estúdio. O trabalho teve a incursão de experimentos com a música latina, industrial e hardcore. Recebeu críticas positivas de revistas de heavy metal e ainda é considerado o melhor momento entre os fãs de longa data.

Artista: Sepultura
Álbum: Arise
Lançamento: abril de 1991
Gravadora: Roadrunner Records
Músicasde destaque: Arise, Dead Embryonic Cells e Under Siege (Regnum Irae)

Achtung Baby - U2

Um dos mais bem-sucedidos discos da banda irlandesa, ele estreou na posição de número um na Billboard 200 - lista dos 200 álbuns mais vendidos nos EUA, publicada semanalmente pela revista - e no topo das parada sem muitos outros países. Para o álbum, eles se internaram em um estúdio em Berlim e gravaram um disco que teria o ritmo eletrônico e sexy, reflexo da cidade efervescente após a queda do muro.

Artista: U2
Álbum: Achtung Baby
Lançamento: novembro de 1991
Gravadora: Island Records
Músicas de destaque: Even Better Than The Real Thing, One, Who's Gonna Ride Your Wild Horses, The Fly e Mysterious Ways

Alanis- Alanis Morissette

Em abril de 1991, a adolescente e ex-atriz de programas infantis lança em sua terra natal (Canadá) o primeiro trabalho musical. Embora tenha adotado o ritmo dance-pop e se transformado em uma celebridade instantânea no seu país, Alanis precisou posteriormente apostar no rock para virar um ícone mundial.

Artista: Alanis Morissette
Álbum: Alanis
Lançamento: abril 1991
Gravadora: MCA Records
Músicas de destaque: Feel Your Love e Walk Away

Dangerous - Michael Jackson

Enquanto os boatos do começo da década questionavam a mudança de cor de pele e seus hábitos pra lá de inusitados (dormir em câmara hiperbárica ou gastar milhões na compra de um esqueleto em forma de homem elefante), o Rei do Pop fecha um contrato de US$ 890 milhões com a Sony e lança o álbum Dangerous, que foi diretamente para os primeiros lugares da parada (só alcançado por Nevermind, do Nirvana). O destaque vai para o videoclipe Black or White, com 10 minutos de duração e repleto de efeitos especiais.

Artista: Michael Jackson
Álbum: Dangerous
Lançamento: novembro 1991
Gravadora: Epic
Músicas de destaque: Black or White, Remember the Time, Jam, HealThe World e Will You Be There

Use Your Illusion, volume I e II -Guns N´Roses

Misturando o estilo bad boy dos anos 70 com uma energia punk à lá Sex Pistols, esse grupo hard rock de Los Angeles ditou ritmo e moda nos anos 90 e se tornou uma das maiores bandas de rock da década. Embora não tenham sido lançados juntos, os dois álbuns fazem parte da turnê Use Your Illuson, sendo considerado duplo. O primeiro vendeu mais de 500 mil cópias apenas no seu primeiro dia.

Artista: Guns N´Roses
Álbum: Use Your Illusion I e II
Lançamento: setembro de 1991
Gravadora: Geffen
Músicas de destaque: November Rain, Don't Cry Live and Let Die,Knocking On Heaven's Door e You Could Be Mine

Ten- Pearl Jam

Álbum de estreia da banda grunge norte-americana, ele não foi um sucesso imediato, alcançando somente em 1992 o 2º lugar na parada Billboard 200. Diferente do Nirvana, o grupo deixava a fúria punk de lado e trazia à tona o rock clássico para arrastar multidões. Com o californiano carismático Eddie Vedder no vocal, logo a banda se transformaria em uma das mais populares dos anos 90.

Artista: Pearl Jam
Álbum: Ten
Lançamento: agosto de 1991
Gravadora: Epic
Músicas de destaque: Even Flow, Alive, Jeremy e Black

Badmotorfinger - Soundgarden

Na onda grunge de Nirvana, o álbum foi lançado duas semanas após Nevermind e trazia de herança o metal de Black Sabbath (com o guitarrista Kim Thayil) e a sensualidade do Led Zeppelin (responsabilidade do vocal de Chris Cornell). Com o disco, a banda conquistou o público alternativo e alcançou a posição número 39 no Billboard 200. No ano seguinte, foi nomeada para o Grammy de melhor atuação de Metal.

Artista: Soundgarden
Álbum: Badmotorfinger
Lançamento: outubro de 1991
Gravadora: A&M Records
Músicasde destaque: Rusty Cage,Outshined e Jesus Christ Pose

Atualizado em 14 Set 2011.