Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno


Acústico MTV Barão Vermelho - Barão Vermelho

Este álbum é marcante por ser o primeiro acústico da história da emissora no Brasil, e que nunca foi lançado em CD. O repertório do disco conta basicamente com o álbum Na Calada da Noite, lançado no ano anterior, somado a sucessos como Bete Balanço e a regravação de Vale Quanto Pesa, de Luiz Melodia. O destaque vai para a música O Poeta está Vivo, feita para o seu ex-vocalista, Cazuza, que morrera de Aids em 1990.

Artista: Barão Vermelho
Álbum: Acústico MTV
Lançamento: 1991
Gravadora: Sony
Músicas de destaque: Bete Balanço, O Poeta está Vivo e Largado No Mundo

V - Legião Urbana

Quinto álbum da banda de Brasília, o trabalho reflete duas situações: a crise econômica causada pelo Plano Collor e a dependência química do vocalista Renato Russo. Marcadas por influências sombrias e medievais, as canções não fizeram tanto sucesso quanto nos discos anteriores. A banda causou polêmica na época com a revelação da homossexualidade de Renato, no mesmo ano em que ele descobriu ser portador do vírus da Aids. Diferentemente de Cazuza, ele nunca assumiu em público a doença.

Artista: Legião Urbana
Álbum: V
Lançamento: dezembro 1991
Gravadora: EMI
Músicas de destaque: Vento no Litoral, O Teatro dos Vampiros e Metal Contra as Nuvens

Circuladô - Caetano Veloso

Um dos expoentes máximos da Música Popular Brasileira, Caetano Veloso começou os anos 90 com disco elogiado pela crítica e público. Produzido por Arto Lindsay após ter realizado alguns shows na casa de espetáculos Town Hall, de Nova Iorque, o álbum tem como faixa-título a música inspirada em um poema de Haroldo de Campos. O trabalho deu origem ainda a um disco duplo ao vivo e um documentário, dirigido por Walter Salles.

Artista: Caetano Veloso
Álbum: Circuladô
Lançamento: 1991
Gravadora: Polygran
Músicas de destaque: Circuladô de Fulô e Fora da Ordem

Sossego - Tim Maia

Um dos maiores cantores de soul dos anos 70, Tim Maia volta no cenário nacional com o lançamento do álbum, que inclui vários sucessos da sua carreira. O vozeirão singular e a personalidade polêmica ainda eram marcantes nos seus shows - pelo menos quando ele se fazia presente.

Artista: Tim Maia
Álbum: Sossego
Lançamento: 1991
Gravadora: Warner Music
Músicas de destaque: Acenda o Farol, Sossego e Se me Lembro faz Doer

Raça Negra Vol 1 - Raça Negra

Grupo musical da zona leste paulistana, eles foram os pioneiros no "pagode romântico". Na língua presa de Luiz Carlos, o álbum adotou a fórmula que serviria de sucesso para o ritmo que invadiu as rádios do Brasil: mesclar sambas românticos com releituras de músicas sertanejas ( É o amor, de Zezé di Camargo) e até rock ( Será, de Legião Urbana).

Artista: Raça Negra
Álbum: Raça Negra Vol. 1
Lançamento: 1991
Gravadora: RGE
Músicas de destaque: É o Amor, Chega e Pare de Agir Assim

Daniela Mercury - Daniela Mercury

A Rainha do Axé Music foi também a primeira a divulgar em ampla escala esse gênero musical. Para chegar até o topo, ela trilhou um longo caminho. Primeiro foi cantora de barzinho nos anos 80, depois foi vocalista da Banda Eva e da banda de Gilberto Gil. O destaque só veio com o grupo Companhia Chic, desligando-se um ano depois para produzir e lançar o álbum solo com o seu nome. Com ele, a música Canto da Cidade ganhou o país.

Artista: Daniela Mercury
Álbum: Daniela Mercury
Lançamento: 1991
Gravadora: Eldorado
Músicas de destaque: Swing da Cor e Menino do Pelô

Leandro & Leonardo - Leandro & Leonardo

Os irmãos que começaram a vida colhendo tomates em Goiás resolveram tentar a sorte na música. Em 1991, já estavam com espaço garantido nas rádios, ajudado pelo sucesso do álbum anterior, Desculpe, Mas eu vou Chorar. No quinto álbum, surgem outros hits, como Não aprendi a dizer adeus e Paz na cama - o último bateu o recorde de execuções, tocando 2.500 vezes num único dia, segundo registros de 1991.

Artista: Leandro & Leonardo
Álbum: Leandro & Leonardo vol. 5
Lançamento: 1991
Gravadora: Chantecler
Músicas de destaque: Não aprendi a dizer adeus, Sonho por Sonho e Paz na cama

Zezé Di Camargo & Luciano - Zezé Di Camargo & Luciano

A dupla sertaneja formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo (Zezé di Camargo) e Welson David de Camargo (Luciano) lançaram em 1991 seu primeiro LP. O carro-chefe do trabalho foi a canção É o amor, que virou hit nacional e alavancou as vendas do disco a mais de 1 milhão de cópias. Os boatos afirmam que o pai dos cantores chegou a ligar inúmeras vezes para as rádios de Goiânia para pedir que a música tocasse.

Artista: Zezé Di Camargo & Luciano
Álbum: Zezé Di Camargo & Luciano
Lançamento: 1991
Gravadora: Copacabana
Músicas de destaque: É o Amor, Pouco a pouco e Onde foi que eu errei

Lute para Viver - Cidade Negra

A banda foi descoberta através de um documentário que a rede britânica de TV BBC fazia em Belfort Roxo, cidade pobre da Baixada Fluminense. A gravadora Sony investiu no grupo que apresentava uma música alegre e com a ética rastafári e, em 1991, a Cidade Negra apareceu para nas rádios com a música Falar a verdade. Ela também foi o primeiro vídeo musical de reggae genuinamente brasileiro a passar nas telas da MTV Brasil. É bom lembrar que o vocalista Tony Garrido só entraria no grupo em 1992, com a saída do rasta Ras Bernardo.

Artista: Cidade Negra
Álbum: Lute para Viver
Lançamento: 1991
Gravadora: Sony BMG
Músicas de destaque: Mensagem e Falar a Verdade

Inferno é Fogo - Lobão

Após se envolver em um acidente de carro, e ainda sofrendo de dores pelo ocorrido, o intenso e polêmico cantor, então com 33 anos, conseguiu em menos de um mês reunir 11 músicas para produzir o seu oitavo disco. Repleto de parcerias, incluindo a com Nelson Gonçalves, o trabalho é o divisor de águas para uma nova fase, onde o cantor aplica-se no estudo de violão clássico e deixa o rock de lado.

Artista: Lobão
Álbum: Inferno é Fogo
Lançamento: 1991
Gravadora: BMG
Músicas de destaque: O Inferno É Fogo, Presidente Mauricinho e Jesus Não tem Drogas no País dos Caretas

Atualizado em 1 Dez 2011.