Guia da Semana

8 músicas que mandam indiretas para famosos

Artistas que mandam recados através de suas letras. Se a carapuça serviu....

Muita gente usa as redes sociais para mandar indireta para alguém e, certamente, você já viu isso na sua timeline. Mas músicos fazem a coisa circular mais ainda e escrevem letras para mandar o recado. E olha que muitas dessas músicas fazem o maior sucesso.

+ 8 top artistas da música que escreveram livros infantis
Rivalidades na música que deram o que falar
+ 12 videoclipes mais caros da história

Tem alguns artistas que falam meio que na caruda e deixam claro pra quem estão mandando o recado, como é o caso de Elvis Costello, que sem pudores colocou o nome da Margaret Thatcher estampado em sua faixa “Tramp The Dirt Town”. E tem outros, que mesmo não escancarando o nome da pessoa de vez, deixa mais do que claro com quem está falando, como é o caso de Paul McCartney e John Lennon.

“Live Forever” – Oasis

Se você acompanha a carreira dos irmão Gallagher, sabe que eles adoram uma confusão e sempre querem ser os melhores. Noel não estava gostando nada da fama de Kurt Cobain e por isso decidiu cutuca-lo com a música “Live Forever”. Kurt passava por uma depressão e a dupla aproveitou para criticar o descontentamento de Kurt com a fama e fez uma letra sobre a alegria de viver. Sandra Annenberg diria: mas que deselegante, Noel!

“Tramp The Dirt Down” - Elvis Costello

Margaret Thatcher recebeu muitas críticas durante e depois de governar a Inglaterra e claro que músicos de diversos gêneros não iam deixar barato e usariam suas letras contra a primeira-ministra. Em sua faixa, Elvis Costello disse: “Quando a Inglaterra era a prostituta do mundo/Margaret era a sua senhora/E o futuro parecia tão brilhante e tão claro como o piche preto”. Tenso!

"Dude (Looks Like a Lady)" – Aerosmith

Dizem que uma vez Steven Tyler e Joe Perry foram em um bar e Tyler viu uma mulher que estava de costas mas mesmo assim achou ela linda e se apaixonou pela garota. Até aí normal. Mas na hora que ele cutucou a moça pra soltar o xaveco, virou o Vince Neil, vocalista do Motley Crue. Neil negou a história por anos mas em sua autobiografia admitiu o acontecido.

"Too Many People" - Paul McCartney

Depois que rolou a separação dos Beatles, a amizade entre John Lennon e Paul McCartney ficou mais que abalada. Isso ficou claro quando McCartney lançou o álbum “RAM”. Na faixa "Too Many People", Paul fez pequenas insinuações para Lennon e Yoko. Uma parte da música diz “Um bocado de gente violando hábitos e costumes/Não deixe que lhe digam o que você quer ser”.

"How Do You Sleep?" - John Lennon

Lennon ficou irritado com a provocação de Paul McCartney e não deixou barato. Logo compôs e lançou a música "How Do You Sleep?" e uma parte dizia o seguinte: “O Sgt. Peppers te pegou de surpresa/Você devia enxergar direito/Aqueles malucos estavam certos em dizer que você morreu/Seu único erro está na sua cabeça”. Pegou um pouco mais pesado, né?

“Chelsea Hotel #2” - Leonard Cohen

Cohen relembra uma paixão vivida com Janis Joplin. Na letra, ele não diz o nome da rockstar, mas em uma entrevista que o cantor deu em 1994, ele assume que não foi uma boa ideia ter lançando a faixa e disse que “foi uma imprudência pela qual eu sinto muito, muito mesmo. E se houver um jeito de me desculpar ao fantasma, gostaria de fazê-lo já, por ter cometido tamanha imprudência". Em uma das partes da música ele diz: “Lembro-me bem de você no Hotel Chelsea/Você estava falando tão corajosa e tão doce/Fazendo sexo oral para mim na cama desarrumada”. Mancada, né?

“Like a Rolling Stone” - Bob Dylan

Um dos maiores clássicos de Bob Dylan foi uma cutucada em Andy Warhol. Tanto que, no livro “Popism: The Warhol Sixties”, Warhol disse que seus amigos falavam direto pra ele que a música era mesmo um recadinho. A razão por trás disso tudo era a atriz e modelo Edie Sedgwick, que andava grudada com Andy e já havia namorado Dylan.  

Especial Courtney Love :P

Dá até dó. Courtney Love já foi odiada por muita gente, mas nos últimos tempos a galera sente pena mesmo. Trent Reznor, Marilyn Manson, Scott Weiland (Stone Temple Pilots) e Gwen Stefani já mandaram recado para Love, mas o campeão das indiretas é Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, que em "I'll Stick Around", primeiro disco do Foo Fighters já soltou: "sou o único a ver sua loucura ensaiada?”

Atualizado em 5 Jun 2014.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Após retorno, Rouge lança clipe do primeiro single "Bailando"; assista!

Faixa também está disponível em todos os serviços de streaming

Além da marcha nupcial: 7 músicas para a entrada da noiva

Prepare os lencinhos: você vai se emocionar com essas músicas!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.