Guia da Semana
Música
Por Redação Guia da Semana

A Música do Ó do Borogodó

Amizade com o garçom do bar, roda de amigos e, claro, música, o combustível da noite.

Foto: Getty Images


Fica na Vila Madalena, assim como todas as coisas boas dessa vida. É um bar rústico. Bar-ímã também. Quando dou por mim, lá estou eu. Mas como foi que me troquei? Fui eu quem escolhi essa camisa? E os sapatos? Percebo-me sempre já dentro do bar.
 
O garçom é chamado pelo nome. Talvez para demonstrar que batemos cartão no local. Quando falo no plural é porque não vou sozinho. Estou geralmente acompanhado de um grande amigo, Paulo Gianini. Advogado nas horas vagas, e músico quando vive.

A música é o combustível da noite. Terça tem chorinho, com grandes músicos como Zé Barbeiro e a elegância sonora de Dona Iná. Dona de uma voz forte, antiga companheira dos ouvidos alheios. Mas não falemos de idade, porque no Ó apenas uma palavra define tempo: quando.

Domingo tem samba. É a vez do Pau D´água, grupo que conta com o violão sete cordas inexplicável do Luizinho e outros autodidatas que destroem o nosso ânimo de frequentar uma escola de música.

Mazinha é o melhor sambista do bar, responsável pelo som e por fazer as gringas sambarem. E quando o Poleto sopra Tico-Tico no Fubá em sua flauta, até as mais nórdicas arriscam gastar a sola de seus sapatos.

O bar fica em frente a um cemitério. Não é uma má ideia ser enterrado lá. Já pensou curtir um chorinho póstumo? Ou os sambas de Noel Rosa e Ismael Silva ao lado deles tirando todas as dúvidas sobre o significado das letras? Eu já pensei.

No Ó do Borogodó, grandes nomes da música se reúnem para tocar e se divertir ao mesmo tempo. É como se, depois dos shows que acontecem na cidade, eles guardassem seus instrumentos nas caixas e solicitassem ao taxista: Ó do Borogodó, por favor.

Sim, ainda há lugares dando abrigo à nossa música. E na incansável fila dobrando a esquina, mora a vontade de ouvir coisa boa.

Quem é o colunista: Pedro Cavalcanti.

O que faz: Publicitário.

Pecado gastronômico: Qualquer prato preparado pela minha avó.

Melhor lugar do Mundo: Aqui e agora, como diria o Gil.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Ulisses Rocha, Pat Metheny, Chico Saraiva
 
Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 26 Set 2011.

Mais notícias

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música