Guia da Semana

Adoro - música nacional com selo de qualidade: Fotograma

Passada a ressaca da Guifest no mês passado, resolvi aproveitar outro aniversário - o meu (e toda aquela onda saudosista que pinta com a data) para ir buscar a "banda da vez" nas minhas lembranças de um passado (até que) recente.

Foi em 2004, mesmo ano em que o Teenage Fanclub (finalmente) veio tocar no Brasil. Foi lá na pequena Generics (um misto de loja e balada descolex que ficava numa casa da Vila Madalena) que tudo começou. Pouca gente lembra, mas os embriões de duas festas que bombam hoje em dia (Brasa e Peligro) se formaram lá. Muita gente bacana tocou, discotecou, visitou, passou naquele local - apesar do pequeno tempo de vida da casinha, se não me engano, não durou mais que um ano. E foi lá também que a banda deste mês, o Fotograma, deu os seus primeiros passos.

A coisa começou como um projeto solo de um amigo, o Luiz Campos Junior, que conheço de épocas de militância indie no Espaço Retro da Santa Cecília - o Retro, pra quem não sabe, foi uma das casas de rock alternativo mais importantes de São Paulo nos anos 90. "O nome vem de fotografia e cinema. Na realidade a idéia inicial era compor canções que remetessem a imagens, como se a música fosse o filme e a trilha sonora ao mesmo tempo".



Ele fez sua primeira apresentação para amigos chegados numa noite fria de inverno - bem diferente dessas fajutas deste ano! Lá no fundinho da casa de fachada amarela (é, eu acho que era amarela...), com um violão e a luz de velas, Luiz provou ter talento musical com suas ótimas composições.

Anda, corre, voa!

Um ano depois, em 2005, veio o primeiro EP, com faixas gravadas em um esquema bem caseiro, tendo o próprio Luiz como compositor, arranjador e produtor. Sensorial não só é o título desse registro, como também é o nome da fantástica música que mais me marcou na tal noite (e que até hoje é a minha favorita). Instrumental, introspectiva e perfeita.

"Convidei alguns amigos para participarem de algumas músicas desse álbum. Disponibilizei-o na internet e também em versão física. Quando lancei de forma independente, já tinha em mente o rumo que queria dar ao projeto. A primeira coisa era ter uma voz feminina cantando comigo", conta Luiz.

Foi aí que entrou em cena a bela voz de Mariana Cetra. "Conheci a Mari um pouco antes de lançar Sensorial, e como já estava desenvolvendo novas idéias, aproveitei para convidá-la e começamos a trabalhar em conjunto. Tempos depois já havíamos colhido o primeiro fruto dessa parceria, o EP Anda, Corre, Voa!, de 2006" explica.

O resto dos integrantes foi chegando aos poucos. "Meses depois convidei o Carlos Costa (baixista) e o Rogério Meni (baterista). da banda Continental Combo, para integrarem o projeto. Ensaiamos por pouco tempo nessa formação, já que o Rogério teve que deixar o Fotograma. Por conta disso, decidimos trabalhar em casa alguns meses (eu, Carlos e a Mariana), criando as linhas de baixo e desenvolvendo os arranjos. Testamos outros bateristas, mas não achamos ninguém. Continuamos caminhando e logo estaríamos prontos para convidar outras pessoas" conta o vocalista.

Conheci o Paulo Matos anos atrás, quando ele ainda tocava guitarra na banda de um amigo nosso em comum. Não tive dúvida ao fazer contato e convidá-lo. Em seguida começamos a testar novos bateristas, mas nenhum deles se encaixava com naturalidade. Até que lembrei de uma banda da época do Retro - o Magic Crayon. Liguei para o Fabio Barbosa (que também toca no Gasolines). Batemos um papo e, no final, pedi para ele aparecer no estúdio. No dia seguinte lá estava ele".

Finalmente o projeto estava ficando do jeito que seu mentor imaginava: "Entre setembro e outubro de 2007 ocorreu nosso primeiro ensaio na formação oficial (Luiz Campos, Mariana Cetra, Carlos Costa, Paulo Matos e Fabio Barbosa) e foi incrível! Naquele momento, ali mesmo entre os amplificadores, tive a sensação de estar com as pessoas certas! A certeza fez casa e as idéias ganharam densidade rapidamente. Em dezembro fizemos nosso primeiro show. De lá pra cá a sintonia vem aumentando a cada ensaio".



Presenciei um show da banda nesse ano no Clube Berlin e fiquei surpresa em ver como aquele projeto solo tinha evoluído de uma forma tão positiva. As músicas do Fotograma sempre me remetem a uma coisa meio Clube da Esquina - rapidamente pra quem não se localizou - esse é o nome de um movimento musical da década de 60, lá de Minas, que tinha como integrantes nada menos que um tal de Milton Nascimento, um certo Lô Borges e mais um Flavio Venturini e um Beto Guedes, só pra citar alguns nomes.

Violão sempre presente, melodias agradáveis, quase bucólicas, trilha perfeita pra uma caminhada ao ar livre (é a primeira "fotografia" que me vem à cabeça). Também gosto bastante nos duetos entre a Mari e o Luiz, como em Vermelho Sangue. A música mais executada no MySpace do Fotograma chama-se Anda, corre, voa!, e também está na minha lista de favoritas. O Luiz deu uma ótima definição pra ela: "Essa canção é nosso manifesto para libertação da alma!".

O vocalista também promete o primeiro trabalho oficial da banda para breve: "A prioridade é concluir a produção desse álbum. Estou acabando a mixagem, correndo pra terminar tudo o quanto antes. Temos música pra lançar três discos, mas iremos com calma". O disco terá o sugestivo nome de Trilha Sonora Intuitiva. É possível baixar ainda duas músicas novas pelo site.

+ Para ouvir: confira o MySpace da banda

+ Conheça a banda: confira o site da banda

Fotos: Leandro Gonçalves

Quem é o colunista: Miss Má é jornalista formada em 98 pela Metodista de SBC.
O que faz: É professora de educação infantil, e dj e produtora (e agora colunista) nas horas vagas. Comanda o projeto quinzenal "Rockload".
Pecado gastronômico: batata frita e pizza (não juntos necessariamente!)
Melhor lugar do Brasil: Sampa. Sempre Sampa.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Chico Buarque, Elza Soares e J Balvin estão na lista

As melhores músicas de 2018... até agora

Confira alguns singles que conquistaram pessoas ao redor de todo o mundo e deram o que falar

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.