Guia da Semana

Adoro - música nacional com selo de qualidade: Guifest

Nomes de destaque da cena independente, como as bandas Do Amor, Constantina e Contra Fluxo, estão na edição 2008 da festa paulistana.

O grupo carioca Do Amor, formado por membros da banda de Caetano Veloso e ex-parceiro dos Los Hermanos


Neste mês de férias, eu me empolguei e decidi escrever não só sobre uma banda que eu adoro, mas sobre um festival inteiro que eu assino embaixo e recomendo. E sobre eventos curiosos que só acabam rolando numa cidade assim como São Paulo. Imagine só que legal você resolver comemorar seu aniversário e chamar suas bandas preferidas pra tocar em uma grande festa. Essa é a idéia da Guifest, que chega a sua terceira edição nesse ano.

O ´culpado´ de tudo isso é Guilherme Barrella, o Gui, entidade já conhecida nas noites da Terra da Garoa. Ele é responsável por duas das melhores festas da cidade: a Peligro, que lota as quintas-feiras do Milo Garage (o nome se refere ao combinado de selo, distribuidora e loja de discos que ele comanda desde 2004); e a Brasa, que sacode todo mundo as sextas, no Berlin. Seu selo, a Open Field, já lançou 38 discos - só títulos de gente "de responsa" diga-se de passagem, como o Nancy (que tocou no festival Motomix na semana passada). E além de tudo isso, ele ainda tem fôlego pra integrar duas bandas - Vurla e Blue Afternoon.

A idéia da Guifest surgiu em 2006, quando o moço resolver fazer ´algo diferente´ para comemorar seus 30 anos. Na época, chamou duas bandas paulistanas (Algaravia Trio e Elma) e os cariocas do Supercordas para tocar no CB "só para os meus amigos", segundo o próprio. O negócio deu tão certo que a festinha acabou virando um mini-festival e definitivamente entrou para o calendário de eventos bacanas da cidade. No ano seguinte, a comemoração rolou no Inferno, e já teve além das atrações nacionais (Mama Gumbo, Radiola Santa Rosa e Debate) a belíssima banda argentina El Mato a um Policia Motorizado, que nas palavras de Barrella "causou comoção no ano passado" (e eu concordo, foi lindo!).

Gui ainda conta algumas histórias curiosas sobre a história da festa: "Eu achava que ofestival estava amaldiçoado. No primeiro ano, o Objeto Amarelo (banda escalada para a primeira edição) acabou um dia antes do festival. No segundo, parecia mais trágico, mas foi suave: o Mama Gumbo e o Debate acabaram depois de tocar na festa. Na verdade, o Mama Gumbo que existe hoje não é o que tocou na festa, mas um grupo de dissidentes da banda, que atualmente atende por Toró Instrumental. O Debate acabou fazendo mais alguns shows, encerrando carreira em maio deste ano, na festa da Peligro".

Guifest edição 2008

Conversei com Barella pra saber qual o critério na hora de escolher os convidados da festa: "São bandas que gosto muito e que foram representativas pra mim nesse ano que passou, além de formarem uma combinação bastante eclética e equilibrada. É simples assim", diz ele. Na sexta (4/7), a festa acontece no novo Studio SP. E tem atração para todos os gostos musicais.



Quem abre a comemoração é a dupla de eletrônico-experimental-irrevente National, que promete muita improvisação num palco cheio de sintetizadores, teclados, seqüenciadores, guitarras, efeitos de voz, computadores e samplers. A segunda banda da noite também é um duo, só que de "meio-gringos que moram no Brasil", que leva o incrível nome de Mowgli! And the Robot Affair. Sonzinho meio punk, meio folk, animadíssimo e claro, cheio de bom humor. Depois, sobem ao palco os mineiros do Constantina, trazendo seu post-rock instrumental e inspirado, a la Explosions in the Sky (uma das minhas bandas queridas, aliás). O Contra Fluxo põe a ´galere´ pra dançar logo em seguida, com o seu hip hop competente. E os cariocas do coletivo musical Do Amor encerram a terceira edição da Guifest na maior ´bagunça musical generalizada´ característica do grupo.

Perguntei sobre as bandas que ele gostaria de trazer, mas que por um motivo ou outro, acabaram não rolando: "Eu chamei os Twelves esse ano, mas infelizmente eles ficaram muito caros hoje em dia. Chamei também o Holy Fuck, mas eles tinham um problema de agenda. Meu sonho mesmo seria trazer o Kazuki Tomokawa. Mas na última hora, sempre rola uma dúvida em abrir o Guifest para bandas estrangeiras. Por enquanto deixo isso para os outros. Acho que está bom assim, no máximo um hermano", diz ele.

Serviço: Guifest 2008 no Studio SP
Sexta-feira, 4 de julho, a partir das 21h
Rua Augusta, 591 - Centro - São Paulo, SP
R$ 25,00 (porta) e R$ 15,00 (lista: studiosp@studiosp.org)
(11) 3129-7040

Quem é o colunista: Miss Má é jornalista formada em 98 pela Metodista de SBC.
O que faz: É professora de educação infantil, e dj e produtora (e agora colunista) nas horas vagas. Comanda o projeto quinzenal "Rockload".
Pecado gastronômico: batata frita e pizza (não juntos necessariamente!)
Melhor lugar do Brasil: Sampa. Sempre Sampa.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Chico Buarque, Elza Soares e J Balvin estão na lista

As melhores músicas de 2018... até agora

Confira alguns singles que conquistaram pessoas ao redor de todo o mundo e deram o que falar

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.