Guia da Semana

O primeiro semestre do ano passou e com ele muita música nova rolou nas rádios e tocadores de MP3 por ai. Pensado nisso, o Guia da Semana decidiu listar as melhores as 10 melhores músicas de 2013... até agora

+ Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013
+ Shows internacionais confirmados em 2013

Tem para todos os gostos e gêneros musicais, de hip hop – passando por rock e eletrônico – a soul music. Listamos bandas e artistas conhecidos do grande público – como Daft Punk e Justin Timberlake - e outros que ainda não estão na boca da galera, caso de FIDLAR e Dinosaur Pile-Up.

Se liga nos sons e comenta lá embaixo se faltou algum nome na lista.

Nacional

"Duas de Cinco", Criolo

O rapper, que já fazia sucesso com o premiado álbum Nó Na Orelha, disponibilizou na internet duas faixas de seu próximo CD. "Duas de Cinco" é uma das músicas mais críticas do cantor com relação às drogas e demais mazelas da sociedade. O sample foi cedido da música "Califórnia Azul", de Rodrigo Campos, e a ótima produção de Daniel Ganjaman fazem da canção uma das melhores do ano.

"Anjos (Pra Quem Tem Fé)", O Rappa

Em 2013 foi lançado o álbum "Nunca Tem Fim...", sexto de inéditas d'O Rappa. Mas, antes do lançamento oficial, a faixa "Anjos (Pra Quem Tem Fé)" já causava grande repercussão na internet, o que vem aumentando até os dias de hoje. A banda, que é conhecida por suas letras que falam de questões sociais mesclando os ritmos rock, reggae, hip hop e mais, tem destaque merecido na cena nacional e fez uma das melhores músicas do ano.

"Que Delícia", Karol Conka

A cantora já vinha ganhando destaque na cena de hip hop nacional nos últimos tempos, mas consolidou sua posição após ganhar o Prêmio Multishow na categoria Revelação, em 2013. Seu álbum de estreia, Batuk Freak, lançado este ano, é um dos produtos com maior qualidade feitos recentemente, por isso, Karol merece um lugar na nossa lista.

"Hourglass", Rodrigo Amarante

O primeiro CD solo do cantor, Cavalo, atraiu muitos fãs de Los Hermanos e chama a atenção até de quem não simpatizava com a banda. O álbum, em si, possui canções que lembram os ritmos hermanos, mas a faixa "Hourglass" tem um quê de diferente que conquista na primeira ouvida. Confira e veja se concorda.

"Um Dia a Gente Se Encontra", Charlie Brown Jr.

Os fãs esperaram e saiu a faixa inédita, póstuma à banda. Um dos maiores símbolos do rock nacional perdeu seus dois principais integrantes em 2013, Chorão e Champignon, e o clipe de "Um Dia a Gente Se Encontra" conta com a participação de diversos artistas em homenagem ao Charlie Brown, como Supla, Marcelo D2, entre outros.

Internacional

"Right Action", Franz Ferdinand

O quarteto escocês lançou seu quarto álbum de inéditas "Right Thoughts, Right Words, Right Action", que, apesar de seguir o mesmo estilo dos anteriores, é uma fórmula que funciona muito bem para a banda. "Right Action" é a primeira faixa que se destaca, tanto na internet como nas rádios. O play é indispensável.

"Get Lucky", Daft Punk Feat. Pharrell & Nile Rodgers


O sucesso que “Get Lucky” fez desde as suas amostras de 15 segundos já dava uma amostra do que viria pela frente. E não é exagero dizer que essa é uma das faixas da década, muito menos que dizer que ela deve encabeçar as listas dos maiores lançamentos do ano. Randon Access Memories tem outras grandes músicas e sem dúvidas é um dos principais discos de 2013.

"My God is the Sun", Queens of the Stone Age


Uma das bandas de rock em atividade mais importantes do mundo na atualidade, o Queens of the Stone Age acaba de lançar ...Like Clockwork, seu esperado quinto álbum de estúdio. E a ótima “My God is the Sun”, a primeira música do disco a ser revelada – no Lollapalooza Brasil, inclusive -, representa o início dessa nova fase do grupo liderado por Josh Homme.

Paul McCartney - Queenie Eye

O Beatle nunca desaponta. Mesmo com uma longa carreira e diversos sucessos, a criatividade reina e parece que fazer música boa é uma tarefa que nunca se esgota na mão de McCartney. A faixa Queenie Eye é a primeira a se destacar de seu novo álbum, "New", lançado em 2013. O vídeo conta com a participação de artistas como Meryl Streep, Jude Law, Kate Moss,Johnny Depp, Jeremy Irons e James Corden.

"Suit & Tie", Justin Timberlake Feat. Jay-Z


Justin Timberlake esteve afastado da música durante alguns anos. Nesse meio tempo, apareceu em filmes, fez piadas e músicas com Jimmy Fallon, mas não lançou nada realmente relevante para os fãs do seu falsete bem afinado. Porém, “Suit & Tie” mostrou que J.T. estava mais do que pronto para retomar a sua carreira. O single arrebatador impressionou a todos pela maturidade apresentada. Vida longa, Timberlake.

Por Rafaela Piccin, Anderson Nascimento e Rodrigo Guarizo

Atualizado em 27 Dez 2013.