Guia da Semana

As 10 músicas mais rentáveis de todos os tempos

Quer ficar milionário? Aprenda a fazer uma música de sucesso!.

Imagina fazer uma música, ganhar milhões com ela e não precisar trabalhar pelo resto da sua vida? Vai dizer que esse não é o sonho de qualquer ser humano da face da terra?

+ 6 biografias da música que você não pode deixar de ler
+ 13 videoclipes inspirados no cinema 

Mas, agora você deve estar se perguntando: o que eu preciso fazer para alcançar esse objetivo? De acordo com a lista de músicas mais rentáveis da história, você vai precisar compor uma música natalina, uma romântica atemporal ou ainda uma música que entre para a trilha de um filme muito famoso.

Pensando bem, até que é possível. Mas também, somado as esses itens acima, você tem que ter sorte. Sorte de estar no lugar certo na hora certa. Não custa tentar, né

Vamos à lista!

"Happy Birthday" - $50 milhões

Você sabia que “Happy Birthday” foi composta em 1893 por duas professoras norte-americanas que precisavam de uma música para as crianças cantarem na escola? Em 1942, a música ganhou uma adaptação brasileira feita por Bertha Celeste, que recebeu um prêmio em um concurso na Rádio Tupi naquele mesmo ano.

"White Christmas" - $36 milhões

Em terras tupiniquins, essa música não é nenhum pouco famosa, mas nos EUA é o maior hit da época natalina. O hino foi escrito em 1940 por Irving Berlin mas a versão mais famosa é na voz de Bing Crosby. A faixa já foi regravada por diversas estrelas da música como: Elvis Presley, Frank Sinatra, Bob Marley, Barbra Streisand, Boy George, Rod Stewart, Cee Lo Green, Taylor Swift, Lady Gaga e até a banda de hardcore Bad Religion.

"You've Lost That Lovin' Feelin" - $32 milhões

Em 1964, o casal Barry Mann e Cynthia Weil escreveu essa música com o produtor Phil SpectOr, que não queria de jeito nenhum incluir a parte "and he is gone, gone, gone, Whoa, whoa, whoa". A música se tornou um enorme sucesso depois de ter sido gravada pela dupla The Righteous Brothers, em 1965. A faixa voltou a popularidade quando entrou para a trilha do filme "Top Gun". A canção foi gravada por mais de 2.200 artistas ao redor do mundo e é a música mais tocada na história do rádio.

"Yesterday" - $30 milhões

Talvez você não saiba, mas desde do inicio da carreira dos Beatles, Paul McCartney e John Lennon concordaram em dividir o crédito de todas as suas músicas, mesmo se um tivesse contribuído mais que o outro. "Yesterday" é um exemplo. Foi Paul quem escreve e cantou o hit, mas ainda assim a música foi creditada como "Lennon-McCartney". É a segunda canção mais tocada na história do rádio e Yoko Ono, como a única herdeira de John, ganhou milhões em royalties da canção e, apesar dos repetidos apelos de Paul, se recusou em mudar o crédito. Em 2000, McCartney pediu permissão para Yoko para mudar o crédito para " McCartney-Lennon", ela se recusou. 

"Unchained Melody" - $27.5 milhões

Provavelmente, qualquer ser humano do planeta Terra já ouviu essa música, ainda mais depois que, na voz do The Righteous Brothers, a faixa virou tema de um dos maiores clássicos do cinema, “Ghost”. A canção foi composta por Alex North e Hy Zaret em 1955 e ganhou mais de 500 versões pelo mundo sendo uma das músicas mais gravadas do século XX. 

"Stand By Me" - $27 milhões

No ano em que foi lançada, em 1961, essa música ficou entre as primeiras no ranking das mais tocadas nos EUA e voltou para as paradas novamente em 1975, quando John Lennon regravou a canção, composta por  Ben E King, Jerry Leiber e Mike Stoller. Em 1985, entrou para a trilha do filme também intitulado como “Stand By Me”, e adivinha? Também ficou entre as mais tocadas naquele ano.

"Every Breath You Take" - $20.5 milhões

Sting fez a música em 1983 e com ela conseguiu ficar por oito semanas em primeiro lugar na Billboard Hot 100 e se não bastasse, ganhou um Grammy e ficou em 25ª na lista das 100 melhores músicas de todos os tempos. Em 1997, Puff Daddy usou o riff de guitarra da música para uma letra em homenagem ao rapper Notorious BIG e com ela acabou ganhando um Grammy e ainda conseguiu com que fosse um dos singles mais vendidos de todos os tempos. 

"Santa Claus is Coming to Town" - $25 milhões

Um dia após a música ser lançada, em 1934, mais de 100 mil pessoas encomendaram cópias da partitura e em poucos meses foram vendidas mais de 400 mil cópias. A canção de Natal foi escrita pela dupla John Frederick Coots e Haven Gillespie, e cantada por Eddie Cantor, mas muitos músicos acabaram regravando o sucesso, entre eles: Justin Bieber, Bruce Springsteen e Mariah Carey.

"Oh Pretty Woman" - $19.75 milhões

Tá vendo? Se você conseguir emplacar uma música em um filme famoso está feito na vida. Está pra nascer alguém que nunca ouviu “Oh Pretty Woman”, de Roy Orbison e Bill Dees. A faixa composta em 1964 já era um enorme sucesso e depois que foi tema do filme protagonizado por Richard Gere e Julia Roberts, ficou mais conhecida ainda. Pra você ter ideia, antes de morrer, em 2012, o músico Bill Dees disse a um repórter que ele ainda estava ganhando de US$100 a US$ 200 mil por ano com royalties do hit. 

"The Christmas Song" - $19 milhões

Esse é o terceiro jingle natalino da lista, viu só como o negócio dá dinheiro? “The Christmas Song” também não é conhecida aqui no Brasil, mas nos EUA a música faz tanto sucesso que já foi gravada por uma cacetada de artistas: Michael Buble, Tony Bennett, Garth Brooks, Bob Dylan, Frank Sinatra, Diana Ross, Justin Bieber, Andrea Bocelli, Toni Braxton, James Brown, The Carpenters, Chicago, Celine Dion, Whitney Houston, Jackson 5, Demi Lovato, Paul McCartney, New Kids On The Block, NSYNC, Donna Summer e por aí vai...

Atualizado em 2 Jul 2014.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Chico Buarque, Elza Soares e J Balvin estão na lista

As melhores músicas de 2018... até agora

Confira alguns singles que conquistaram pessoas ao redor de todo o mundo e deram o que falar

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.