Guia da Semana

O ranking das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013 mostrou que um dos estilos musicais mais difundidos de todos os tempos, o Rock, está perdendo sua popularidade - pelo menos nesta plataforma.

Na lista, o gênero aparece apenas na 40º posição, com "Meu Novo Mundo", do Charlie Brown Jr. No Top 100, figuram apenas duas outras faixas: “Anjos (Pra Quem Tem Fé)”, d'O Rappa, e “Tempos Modernos”, regravação do hit de Lulu Santos feita pelo Jota Quest.

+ Veja as melhores músicas nacionais e internacionais de 2013
+ Veja a nossa seleção de melhores discos nacionais lançados em 2013
+ Saiba quais foram os melhores shows do ano de acordo com o Guia

Na contramão, o estilo que mais cresceu e está dominando as rádios é o sertanejo: no Top 50, mais da metade das canções (28 delas) são do gênero. O primeiro lugar ficou com "Vidro Fumê", da dupla Bruno e Marrone. Naldo Benny e Anitta também aparecem nas primeiras posições da lista, fazendo do funk o segundo estilo mais tocado.

O ranking é digno de reflexão: quem ouve rádio nos dias de hoje? Longe de questionar a representatividade das AMs e FMs, mas com a multiplicidade de meios de ouvir música (CD, iPod, YouTube, Grooveshark, SoundCloud, Rdio, entre outros) os artistas e bandas emergentes - e independentes -, têm buscado os mais diversos meios de divulgar seus trabalhos, fazendo do "tocar no rádio" não mais uma meta absoluta.

Enquanto uma parcela da população abusa de seu fácil acesso à tecnologia para fazer a própria setlist, as FMs adquirem um caráter ainda mais popular. E, querendo ou não, o rock, em geral, não está preocupado exatamente em ser popular e atingir massas. O que explica a permanência do CBJR e d'O Rappa nas paradas é sua relevância nacional, com letras simples e temas comuns na vida das pessoas, fazendo com que muitos se identifiquem.

É exatamente isso que fazem os dois ritmos que estão "bombando", o funk e o sertanejo. Retratam toda a cultura do amor, da traição, da noite e da balada - que nada mais é do que o universo da maioria dos jovens - de forma simples e com melodias que "pegam".

Nos tempos de "Ode ao Mainstream", temos um avanço: a questão da música tem se tornado, cada vez mais, dividida em nichos que se completam. Uma plataforma e um estilo não anulam os outros, o que, no fim das contas, mostra que há espaço para todos os gêneros conviverem igualmente - quem sabe, um dia, sem pré-conceitos.

Veja as 10 canções mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013:

1º - Vidro Fumê - Bruno e Marrone
2º - Te Esperando - Luan Santana
3º - Show das Poderosas - Anitta
4º - Vagalumes - POLLO Part. Ivo Mozart
5º - Amor de Chocolate - Naldo Benny
6º - Don't You Worry Child - Swedish House Mafia Part. John Martin
7º - 93 Million Miles - Jason Mraz
8º - When I Was Your Man - Bruno Mars
9º - Jeito Carinhoso - Jads & Jadson
10º - Choro - Leonardo

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 17 Dez 2013.