Guia da Semana
Música
Por Rafaela Piccin

As 10 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013

Ano registrou maior queda de popularidade do rock em 14 anos.

O primeiro lugar da lista ficou com "Vidro Fumê", da dupla Bruno e Marrone (Divulgação)

O ranking das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013 mostrou que um dos estilos musicais mais difundidos de todos os tempos, o Rock, está perdendo sua popularidade - pelo menos nesta plataforma.

Na lista, o gênero aparece apenas na 40º posição, com "Meu Novo Mundo", do Charlie Brown Jr. No Top 100, figuram apenas duas outras faixas: “Anjos (Pra Quem Tem Fé)”, d'O Rappa, e “Tempos Modernos”, regravação do hit de Lulu Santos feita pelo Jota Quest.

+ Veja as melhores músicas nacionais e internacionais de 2013
+ Veja a nossa seleção de melhores discos nacionais lançados em 2013
+ Saiba quais foram os melhores shows do ano de acordo com o Guia

Na contramão, o estilo que mais cresceu e está dominando as rádios é o sertanejo: no Top 50, mais da metade das canções (28 delas) são do gênero. O primeiro lugar ficou com "Vidro Fumê", da dupla Bruno e Marrone. Naldo Benny e Anitta também aparecem nas primeiras posições da lista, fazendo do funk o segundo estilo mais tocado.

O ranking é digno de reflexão: quem ouve rádio nos dias de hoje? Longe de questionar a representatividade das AMs e FMs, mas com a multiplicidade de meios de ouvir música (CD, iPod, YouTube, Grooveshark, SoundCloud, Rdio, entre outros) os artistas e bandas emergentes - e independentes -, têm buscado os mais diversos meios de divulgar seus trabalhos, fazendo do "tocar no rádio" não mais uma meta absoluta.

Enquanto uma parcela da população abusa de seu fácil acesso à tecnologia para fazer a própria setlist, as FMs adquirem um caráter ainda mais popular. E, querendo ou não, o rock, em geral, não está preocupado exatamente em ser popular e atingir massas. O que explica a permanência do CBJR e d'O Rappa nas paradas é sua relevância nacional, com letras simples e temas comuns na vida das pessoas, fazendo com que muitos se identifiquem.

É exatamente isso que fazem os dois ritmos que estão "bombando", o funk e o sertanejo. Retratam toda a cultura do amor, da traição, da noite e da balada - que nada mais é do que o universo da maioria dos jovens - de forma simples e com melodias que "pegam".

Nos tempos de "Ode ao Mainstream", temos um avanço: a questão da música tem se tornado, cada vez mais, dividida em nichos que se completam. Uma plataforma e um estilo não anulam os outros, o que, no fim das contas, mostra que há espaço para todos os gêneros conviverem igualmente - quem sabe, um dia, sem pré-conceitos.

Veja as 10 canções mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013:

1º - Vidro Fumê - Bruno e Marrone
2º - Te Esperando - Luan Santana
3º - Show das Poderosas - Anitta
4º - Vagalumes - POLLO Part. Ivo Mozart
5º - Amor de Chocolate - Naldo Benny
6º - Don't You Worry Child - Swedish House Mafia Part. John Martin
7º - 93 Million Miles - Jason Mraz
8º - When I Was Your Man - Bruno Mars
9º - Jeito Carinhoso - Jads & Jadson
10º - Choro - Leonardo


Por Rafaela Piccin

Atualizado em 17 Dez 2013.

Mais notícias

12 artistas internacionais para ficar de olho em 2020

Música

10 artistas nacionais para ficar de olho em 2020

Música

9 discos lançados em fevereiro de 2020 que você precisa escutar o quanto antes

Música

9 discos nacionais lançados em janeiro de 2020 que você deveria ouvir o quanto antes

Música

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2020

Música

Músicas que prometem bombar no verão 2020

Música