Guia da Semana

2018 tem sido um ano incrível para os amantes de música. As coisas mudam rápido e o reggaeton já é coisa de 2017, enquanto que 2018 tem sido marcado por músicas de teor político, muito pop com toques de hip hop, um ou outro single capaz de fazer qualquer um dançar e hits que grudaram na cabeça do brasileiro.

Para te ajudar a ficar por dentro do que tem acontecido na música este ano, o Guia da Semana listou algumas das músicas mais ouvidas e comentadas do ano... até agora. Confira:

Medicina – Anitta

Anitta lançou sua carreira internacional em 2017 e, já consolidada em 2018, inclusive como jurada no The Voice México, continua investindo nas músicas em espanhol. Medicina foi lançada um tanto quanto inesperadamente em julho e já tem mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.


Largado às traças – Zé Neto & Cristiano

Largado às traças, lançada em janeiro, foi o carro chefe do último DVD de Zé Neto e Cristiano e embalou o sofrimento de muitos amantes desiludidos ao longo de 2018. A música já foi ouvida mais de 40 milhões de vezes no Spotify.


Apelido Carinhoso – Gusttavo Lima

Ouvida mais de 70 milhões de vezes no Spotify e mais de 350 milhões no YouTube, Apelido Carinhoso faz parte do projeto Buteco do Gustavo Lima 2 e é um dos maiores hits da carreira do artista.


God is a Woman – Ariana Grande

Ariana Grande não entrou em 2018 para brincar e tem se afastado cada vez mais da jovem atriz da Nickelodeon. Este ano, a cantora já lançou diversos hits e, em julho, quebrou a internet com o clipe de God is a woman, música que já foi ouvida mais de 170 milhões de vezes no Spotify.


God’s Plan – Drake

God’s Plan é bem diferente daquilo que o rapper costuma fazer e, talvez por isso, tenha batido recordes no número de streams no dia de seu lançamento. Hoje, a música já foi ouvida mais de 1 bilhão de vezes no Spotify.


I Like It – Cardi B, Bad Bunny e J Balvin

Cardi B surgiu para o grande público somente em 2017, mas desde então já lançou alguns hits que conquistaram tanto os fãs de hip hop quanto os de pop. É o caso de I Like It, parceria com J Balvin e Bad Bunny, que já teve quase 500 milhões de streams.


This is America – Childish Gambino

Não satisfeito em ganhar um Emmy de direção pelo seu trabalho na série Atlanta e se destacar no seu papel de Lando em Han Solo: Uma História Star Wars, Donald Grover, que canta sob o pseudônimo Childish Gambino, lançou uma música que deu no que falar. This is America aborda a questão racial nos Estados Unidos em um momento em que a atenção dada ao tema está cada vez maior.


Apeshit – The Carters

Beyoncé e Jay-Z sozinhos já são motivo suficiente para aplaudir, mas quando os dois decidiram se unir como o duo THE CARTERS e lançar o sucesso que foi APESHIT, ninguém estava preparado. A música e o clipe enigmáticos e cheios de significado deram no que falar.


My My My! – Troye Sivan

Ontem mesmo Troye Sivan era uma criança da qual quase ninguém tinha ouvido falar. Hoje, o cantor é um ícone LGBT e referência no mundo pop. A música e o clipe de My My My trouxeram referências LGBT dos anos 80, fizeram referências à Madonna, Michael Jackson e Geroge Michael – e foram só o começo do que Troye havia preparado para este ano.


Make Me Feel – Janelle Monáe

Make Me Feel foi o hit de maior sucesso do terceiro álbum da carreira de Janelle Monáe, Dirty Computer. A música é um eletro-pop feito com alegadas influências do mentor da artista, Prince, e merece ser ouvida.


All The Stars – SZA e Kendrick Lamar

All The Stars já tem quase 500 milhões de streams no Spotify, mas certamente muito mais gente ouviu a música, que foi carro-chefe da trilha sonora do sucesso Pantera Negra, o filme da Marvel mais visto nos cinemas.


Solo – Clean Bandit e Demi Lovato

A parceria do grupo de música eletrônica Clean Bandiot com a cantora pop Demi Lovato também é um dos grandes sucessos do ano. Solo atingiu mais de 200 milhões de visualizações no YouTube e já foi ouvida mais de 300 milhões de vezes no Spotify.


Envolvimento – MC Loma e as Gêmeas Lacração

De vez em quando, no Brasil, um hit costuma surgir de onde menos se espera. No começo de janeiro, ninguém sabia quem eram MC Loma e as Gêmeas Lacração, mas no fim de fevereiro era impossível encontrar alguém que não havia ouvido o hit Envolvimento, cujo clipe teve mais de 200 milhões de visualizações no YouTube.


One Kiss – Calvin Harris e Dua Lipa

Um dos maiores nomes do pop em 2017 decidiu se juntar a Calvin Harris para mais um super sucesso das carreiras de ambos. One Kiss certamente fez muita gente dançar, já foi premiado ao redor do mundo e ouvida mais de 500 milhões de vezes no Spotify.


Deus Há de Ser – Elza Soares

Em 2015, Elza Soares lançou o seu nacionalmente aclamado álbum A Mulher do Fim do Mundo. Em 2018, ela nos presenteou com Deus é Mulher, com o single Deus Há de Ser, que merece ser escutada.


Nervous – Shawn Mendes

Nervous, a quinta música do álbum Shawn Mendes, terceiro álbum do cantor canadense estreou em julho, foi muito elogiada pelo seu amadurecimento musical e esteve nos rankings das músicas mais tocadas em diversos países. No Spotify, ela já foi ouvida mais de 60 milhões de vezes.


Ginga – IZA e Rincon Sapiência

IZA foi uma das revelações do pop nacional em 2017. Em 2018 ela se aliou a Rincon Sapiência para fazer o sucesso Ginga, que já figurou nas playlists de músicas mais tocadas do Spotify e em trilha sonora de novela da Globo.


Din Din Din – Ludmilla e Mc Pupio & Mc Doguinha

Com quase 100 milhões de visualizações em dois meses, Din Din Din conquistou o brasileiro e foi motivo para diversos memes ao longo do ano. Ao lado de Mc Pupio & Mc Doguinha, Ludmilla nos entregou uma música que é difícil de tirar da cabeça.


Fica Tudo Bem – Silva e Anitta

Anitta é famosa por investir em todos os gêneros possíveis, e ela não perdeu a oportunidade de cantar junto com o recém-descoberto Silva em um indie-pop brasileiro gostoso de ouvir. Fica Tudo Bem veio para conquistar os amantes da nova MPB.


Todo Homem – Caetano, Moreno e Zeca Veloso

Os filhos de Caetano Veloso já eram cantores há bastante tempo, mas foi só no fim de 2017, quando eles lançaram o projeto Ofertório, que muita gente ouviu falar deles. Todo Homem, composta por Zeca Veloso, foi lançada nas vozes dos três cantores e conquistou o público, alcançando o sucesso e com direito a ser música-tema de supersérie da Globo.

Atualizado em 4 Dez 2018.