Guia da Semana

O Natal está chegando e uma das melhores partes das festas natalinas - além da comida, é claro - são as canções. Todos conhecem os grandes sucessos como “Noite Feliz”, “Então é Natal” ou ainda “Jingle Bells”. Então, que tal preparar uma playlist com as melhores músicas natalinas para animar a ceia?

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 discos de Natal para ouvir nas festas de fim de ano. Confira:

► "Christmas Album", The Beach Boys

Conhecidos pelas músicas de verão sobre praias e surf, os The Beach Boys também possuem um disco dedicado ao Natal. Em harmonias natalinas, com sinos, corais e a genialidade de Brian Wilson. São músicas divertidas e espirituosas para embalar a festa de Natal.


► "Christmas Album", The Jackson 5

Ressuscitando algumas das canções natalinas mais conhecidas, o The Jackson 5 transformou as canções ao somar muito soul e funk com carimbo da Motown. Para quem gosta dos anos 70, é uma pedida incrível para deixar a festa mais divertida e descolada.


► "A Motown Christmas", Vários

Seguindo na mesma década, a Motown também trouxe ao mundo um disco natalino do melhor da gravadora. São diversas canções interpretadas pelos artistas que ficaram famosos pela editora, como Stevie Wonder, The Jackson 5, The Supremes e Marvin Gaye.


► "Songs For Christmas", Sufjan Stevens

Neste disco, Sufjan Stevens reuniu diversos EP 's natalinos que havia produzido entre os anos de 2001 e 2006. Na verdade, este é um combo de cinco discos repleto de faixas do melhor do indie natalino. Com certeza este álbum vai te encantar pela sutileza e profundidade de Sufjan Stevens.


► "Christmas In the Heart", Bob Dylan

Lançado em 2009, “Christmas In the Heart” é o disco natalino na voz do grande Bob Dylan. Aqui, você encontrará grandes sucessos como Little Drummer Boy, Winter Wonderland e Have Yourself A Marry Little Christmas na voz intrigante do compositor. Um disco que merece ser colocado na playlist da festa.


► "Merry Christmas", Mariah Carey

Claro que não poderíamos esquecer da grande diva do Natal, a cantora Mariah Carey. “Merry Christmas” é um clássico dos discos da data e conta com canções como All I Want For Christmas Is You, Silent Night e Santa Claus Is Coming To Town. A voz de Mariah Carey vai te encantar!


► "Elvis' Christmas Album", Elvis Presley

“Elvis' Christmas Album” foi lançado em 1957 e é o terceiro disco de Elvis Presley, sendo seu primeiro disco de Natal. O álbum inclui canções como "I Believe", "Oh Little Town of Bethlehem", "Peace in the Valley", "I'll Be Home For Christmas" e um de seus maiores sucessos, "White Christmas", que conta com a participação de Bing Crosby.


► "A Legendary Christmas", John Legend

Mais recente, em 2018, o cantor John Legend lançou seu primeiro disco de Natal chamado “A Legendary Christmas”. O álbum, que conta com a participação de artistas como Esperanza Spalding e Stevie Wonder, até recebeu uma indicação ao Grammy.


► "A Very Kacey Christmas", Kacey Musgraves

Já para quem gosta de música country, o disco de Kacey Musgraves, “A Very Kacey Christmas”, de 2016, é uma boa pedida. Repleto de clássicos natalinos e participações especiais de artistas como Willie Nelson, The Quebe Sisters and Leon Bridges, o disco é o primeiro álbum de Natal do cantor.


► "The Nightmare Before Christmas" (Original Motion Picture Soundtrack)

Por fim, para quem gosta de inovar na playlist natalina, vai gostar de ouvir a trilha sonora do filme “The Nightmare Before Christmas”, ou “O Estranho Mundo de Jack”, em português. No filme, dirigido por Tim Burton, Jack Skellington, o Rei das Abóboras, está cansado de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e decide sequestrar o Papai Noel para fazer seu próprio Natal. Nesta ideia, as músicas natalinas têm uma sonoridade horripilante, como se fosse uma mistura de Natal e Halloween.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 3 Out 2023.