Guia da Semana

A música nacional brasileira não se restringe ao pop ou à MPB - ela expande barreiras, brinca com os gêneros, cria rimas e crônicas inteligentes. O mês de novembro foi repleto de discos assim: engajados, inteligentes e experimentais. Tem para todos os gostos: rap, trap, rock e pop. Ainda tivemos lançamentos de artistas conhecidos, como Gloria Groove, Anavitória, Selvagens à Procura da Lei e Rincon Sapiência.

Quer saber mais? O Guia da Semana selecionou 10 discos lançados em novembro de 2019 que você precisa ouvir. Confira:


► Anavitória, 'N'

Foto: A.PAES / Shutterstock.com


No dia 29 de novembro, a dupla Anavitória lançou seu último disco “N”, com 11 faixas. O álbum conta com regravações de grandes sucessos de Nando Reis, como "Relicário", "All Star" e "Por Onde Andei". A dupla fez show com Nando Reis nos últimos dois anos, por isso, esta é uma forma das garotas homenagearam o cantor.

► Selvagens à Procura de Lei, 'Paraíso Portátil'

Paraíso Portátil é o quarto álbum da banda de rock Selvagens à Procura da Lei, e foi lançado em 8 de novembro. Desta vez, a banda cearense mostra um lado mais pop, intimista e introspectivo. São 11 faixas que tratam sobre assuntos como depressão, ansiedade e sonhos.

► Clara Lima, 'SELFIE'

São 8 músicas que compõe o novo disco da rapper brasileira Clara Lima, o EP “SELFIE”. São músicas que falam sobre sua própria vivência, entre conquistas, adversidades, amor e sonhos. Clara Lima canta e rima com muita facilidade e engaja qualquer ouvinte.


► Gloria Groove, 'ALEGORIA - EP'

Foto: Rodolfo Magalhães/Divulgação (via assessoria de imprensa - R&D Comunica)


A drag queen Gloria Groove lança um EP com quatro músicas inéditas, chamado Alegoria. Foi idealizado como um disco visual, em que cada faixa é complementada por um vídeo. Com o lançamento do EP nas plataformas de streaming, a faixa “Mil graus” também ganhou clipe. Outras canções são “Magenta ca$h”, “Sedanapo” e “A caminhada” compõe o repertório.


► Rincon Sapiência, 'Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps'

Rincon Sapiência traz em seu novo disco uma mistura de música e dança. Traz o caráter político da dança e discute sobre corpo e identidade. Rincon pesa na ancestralidade em seus ritmos de origem africana e mistura com suas rimas e detalhes brasileiros. 'Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps' é o segundo álbum de estúdio de Rincon Sapiência.


► Quimere, 'Manifesto Imoral de Anarquia Universal (ou M.I.A.U)'

O duo paulistano lançou à meia-noite do dia 1 de novembro o seu primeiro álbum, intitulado 'Manifesto Imoral de Anarquia Universal (ou M.I.A.U)'. A banda possui uma sonoridade parecida com bandas como System of a Down e Bring Me The Horizon, porém, apresenta uma proposta de sincretismo musical que mistura outros gêneros como pop, reggae, jazz e até forró e baião.


► Cacife Clandestino, 'Conteúdo Explícito Part. 2'

Foto: Divulgação/UrbaNaMente - Medellin Records


'Conteúdo Explícito Part. 2' é o novo álbum visual de Cacife Clandestino, em que os primeiros capítulos já estão disponíveis no canal da Medellin Records. As 14 faixas do disco já podem ser ouvidas nas plataformas de streaming. Os clipes são protagonizados por Felp22 ao lado de Terror dos Beats, que formam o duo de rap. As canções contam a história de um rapaz que sonhava ser rapper, porém ele enfrenta dificuldades da vida e uma realidade dura que o leva ao crime.


► Sobs, 'Tudo Por Causa de Mim'

Sobs lança seu primeiro disco solo, ‘Tudo Por Causa de Mim', pela gravadora UCLÃ. O álbum do rapper possui 10 faixas e conta com participações de Dnasty, VK Mak, Buda, Ber e KWeller. Mesmo que iniciante, Sobs já faz parte do casting da UCLÃ e coleciona views nos streamings e no youtube.


► FBC, 'PADRIM'

No dia 15 de novembro foi disponibilizado nas plataformas de streaming o disco “PADRIM”, novo álbum do FBC. O artista mineiro mistura gêneros desde o trap ao acid jazz, que discutem assuntos como depressão e racismo estrutural através de crônicas. O disco contém 10 faixas e possui participação especial de BK, Ebony, Gee Rocha, Lallo, L7nnon, Luccas Carlos e Matheus Queiroz.


► Ecologyk, 'Venturo'

Ecologyk lança novo projeto com mais 40 participações, chamado ‘Venturo’, seu segundo disco. São 12 faixas que misturam gêneros e ritmos distintos, com diversos nomes da música nacional com quem o artista fez contato em seus 10 anos de produtor musical. São pessoas como Lucas Silveira (Fresno), Froid, OSHUN, Tuyo, Sidoka, Mc Rita, Jé Santiago (Recayd Mob) e Jade Baraldo. Ecologyk mistura rap, funk, rock, pop, indie e R&B, e mostra como a música não tem limites.

Atualizado em 10 Dez 2019.