Guia da Semana

Getty Images

A vida de músico em início de carreira é sempre complicada, ensaios exaustivos e demorados, correria para realizar a divulgação de seu trabalho, encontrar um lugar decente para se apresentar e, quando conseguir, receber apenas alguns trocados ou certas vantagens do estabelecimento onde ocorreu o show. Com tantas obrigações, as relações amorosas precisam passar por uma reformulação para se adaptarem ao ritmo frenético dos artistas.

Kátia e Willian
Foto: arquivo pessoal
Katia Aparecida e Willian Dantas, integrante da banda Vidart, aprenderam a conciliar os momentos. Os ensaios acontecem somente aos domingos e ela faz questão de marcar presença. "O importante é o garoto aprender a dividir. Se ela gosta de música, tentar envolve-la no meio. O grupo é uma família, se a namorada não quiser fazer parte dela vai acabar ficando em segundo plano." Afirma a garota, relatando também sobre as vantagens da união. "Sempre tem ingressos de graça e na ala vip. Eles possuem muitos contatos e sempre tem um lugar diferente para ir, aproveito também para aprender as técnicas dos instrumentos e ver o desenvolvimento deles de perto."

Rodrigo e a noiva Carol
Foto: arquivo pessoal
Rodrigo Fioramonte, guitarrista e vocalista do Happy Face, comenta que dividir seus horários é uma tarefa difícil, pois além de namorar e tocar, o trabalho também preenche grande parte de seu dia. "Às vezes ela marca algum programa e eu estou muito ocupado compondo ou com outros afazeres, porém sempre que posso abro mão de meus compromissos porque sei que ela também faz isso por mim." Carol Ribeiro confirma o relato do noivo e acrescenta. "Entendo que ele realmente deseja tocar e isso requer tempo e dedicação. É uma vida muito agitada e temos que escolher entre estar presente ou não. No começo demorei a me adaptar. Tenho minhas prioridades, mas sempre incluo as participações na banda como uma delas."

Nem tudo são flores

Willian inicia apresentação
Foto: arquivo pessoal
O ciúme do assédio das fãs precisa ser trabalhado com consciência para o bom andamento do namoro. Confiança e respeito são fatores fundamentais, tanto antes de subir ao palco quanto na hora de se apresentar perante o público, muitas vezes repleto de garotas. "Tem que ter atenção e retribuir o carinho que é dado a você de forma proporcional, mas nada que desrespeite minha namorada." Diz Willian, que compara a conciliação como andar e respirar. "Se você não consegue fazer as duas coisas você engasga ou tropeça".

Rodrigo em show com a banda
Foto: arquivo pessoal
Ir aos shows, participar e acompanhar as gravações nos estúdios também possui suas desvantagens para ambos os lados da relação. "Às vezes fico constrangido dela estar no meio, com amplificadores ligados na última potência, barulheira dos instrumentos e com um monte de homem fedendo, tocando e bebendo cerveja." Explica Rodrigo sobre uma das situações que o incomoda. Já a noiva do rapaz gosta da agitação dos eventos e de fazer parte deste mundo, porém sabe que tudo exige um preço. "Em alguns momentos penso que ele se dedica mais com os planos destinados a banda do que para nossa vida particular".

Um relacionamento amoroso é algo delicado e necessita de atenção para ocorrer o bem-estar mútuo e necessita de compreensão de ambas as partes. Para os casais que ainda não conseguiram se adaptar com a rotina, Carol Ribeiro dá a dica de como viver feliz, em harmonia e como acostumar-se com mais facilidade com este tipo de relação, no qual o amor e a música precisam conviver com perfeição. "Companheirismo sempre. Tem que amar a pessoa de verdade e saber que é aquele o caminho que você vai seguir se quiser permanecer ao seu lado. Nunca impor uma decisão entre banda e namorada. Eu, por exemplo, sei que vou casar com o Rodrigo, e com a guitarra dele".

Atualizado em 6 Set 2011.