Guia da Semana

Fotos: Divulgação


Quadrilha, milho e muito forró. Durante o próximo mês, essas três palavras vão andar juntas por todo o país nos festejos juninos, principalmente no Nordeste. Lá, uma alegre disputa é travada entre Campina Grande e Caruaru pelo título do maior São João do Brasil. Ambas cidades localizam-se na Serra da Borborema e têm origem histórica parecida (surgiram a partir de povoados em torno do gado e das feiras de tropeiros), similaridades que só aumentam a disputa.

A paraibana Campina Grande é a maior zona metropolitana do interior de todo o Nordeste. Sua beleza é realçada pelos açudes que abastecem a população, turistas, indústrias e universidades, uma das cidades mais desenvolvidas de toda a região.


O Açude Velho, no centro de Campina Grande

Em Campina, a comemoração junina começa no dia 04 de junho e dura um mês. O ponto de concentração dos festejos é o Parque do Povo, no centro. A área é ocupada por barracas de artesanato, que vendem de rendas a artigos de barro e couro, e de comidas típicas, que têm na buchada de bode, no curau e na paçoca os principais representantes. Bandeirinhas, fogueiras e lanternas da decoração completam o clima de arraial.

A abertura da festa ficará por conta da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Depois, muito xote, xaxado e todos os ritmos nordestinos. Diariamente são de dois a três shows no palco central. Nos destaques, Dominguinhos (dia 18), Calipso (dia 21), Elba Ramalho (dia 23) e Zé Ramalho (dia 29).

A menos de duas horas de distância, está Caruaru, no estado de Pernambuco. Lá, a festa começa no dia 28 de maio, e tem assento no parque de eventos Luiz "Lua" Gonzaga. Barracas de comidas e artesanato também compõem o local. Elba Ramalho e Targino Godim comandam a primeira noite. Alceu Valença (05/06), Dominguinhos (dia 06), Gilberto Gil (dia 12) e o grande bailão, com Lenine, Zélia Duncan, Paulinho Moska e Luiza Possi (dia 23) são os demais destaques. A festança encerra no dia 29 de junho, com Aviões do Forró e Calango Aceso.


Vista aérea da Feira de Caruaru

Além dos festejos, Caruaru abriga a maior feira de cultura popular do país - a feira de Caruaru - e uma rica produção de arte naif, com o Museu-Casa Mestre Vitalino e os inúmeros ateliês no bairro Alto do Moura. E, nessa saudável disputa, aproveite o melhor das duas cidades.

São João em Campina Grande
De 04 junho a 04 de julho
Palco principal: Parque do Povo, Centro
Outras atrações: Trem do Forró
Capacidade hoteleira: 2.230 quartos
Como chegar: Voos diários das principais capitais para o aeroporto Presidente João Suassuna (GOL Linhas Aéreas)
Rodovias BR - 104 e PB - 095

São João em Caruaru
De 28 de maio a 20 de junho
Palcos principais: Parque de Eventos Luis Gonzaga e Polo Cultural Estação Ferroviária
Outras atrações: Festival dos Bacamarteiros, Sanfoneiros e fogueteiros
Capacidade hoteleira: 1.257 quartos
Como chegar: O aeroporto que recebe voos comerciais mais próximo é o do Recife.
Rodovia: BR - 104

Atualizado em 6 Set 2011.