Guia da Semana
Música
Por Redação Guia da Semana

Música e cultura nas capitais do forró

Juntas, Campina Grande e Caruaru recebem mais de três milhões de pessoas nas festividades de São João.

Fotos: Divulgação


Quadrilha, milho e muito forró. Durante o próximo mês, essas três palavras vão andar juntas por todo o país nos festejos juninos, principalmente no Nordeste. Lá, uma alegre disputa é travada entre Campina Grande e Caruaru pelo título do maior São João do Brasil. Ambas cidades localizam-se na Serra da Borborema e têm origem histórica parecida (surgiram a partir de povoados em torno do gado e das feiras de tropeiros), similaridades que só aumentam a disputa.

A paraibana Campina Grande é a maior zona metropolitana do interior de todo o Nordeste. Sua beleza é realçada pelos açudes que abastecem a população, turistas, indústrias e universidades, uma das cidades mais desenvolvidas de toda a região.


O Açude Velho, no centro de Campina Grande

Em Campina, a comemoração junina começa no dia 04 de junho e dura um mês. O ponto de concentração dos festejos é o Parque do Povo, no centro. A área é ocupada por barracas de artesanato, que vendem de rendas a artigos de barro e couro, e de comidas típicas, que têm na buchada de bode, no curau e na paçoca os principais representantes. Bandeirinhas, fogueiras e lanternas da decoração completam o clima de arraial.

A abertura da festa ficará por conta da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Depois, muito xote, xaxado e todos os ritmos nordestinos. Diariamente são de dois a três shows no palco central. Nos destaques, Dominguinhos (dia 18), Calipso (dia 21), Elba Ramalho (dia 23) e Zé Ramalho (dia 29).

A menos de duas horas de distância, está Caruaru, no estado de Pernambuco. Lá, a festa começa no dia 28 de maio, e tem assento no parque de eventos Luiz "Lua" Gonzaga. Barracas de comidas e artesanato também compõem o local. Elba Ramalho e Targino Godim comandam a primeira noite. Alceu Valença (05/06), Dominguinhos (dia 06), Gilberto Gil (dia 12) e o grande bailão, com Lenine, Zélia Duncan, Paulinho Moska e Luiza Possi (dia 23) são os demais destaques. A festança encerra no dia 29 de junho, com Aviões do Forró e Calango Aceso.


Vista aérea da Feira de Caruaru

Além dos festejos, Caruaru abriga a maior feira de cultura popular do país - a feira de Caruaru - e uma rica produção de arte naif, com o Museu-Casa Mestre Vitalino e os inúmeros ateliês no bairro Alto do Moura. E, nessa saudável disputa, aproveite o melhor das duas cidades.

São João em Campina Grande
De 04 junho a 04 de julho
Palco principal: Parque do Povo, Centro
Outras atrações: Trem do Forró
Capacidade hoteleira: 2.230 quartos
Como chegar: Voos diários das principais capitais para o aeroporto Presidente João Suassuna (GOL Linhas Aéreas)
Rodovias BR - 104 e PB - 095

São João em Caruaru
De 28 de maio a 20 de junho
Palcos principais: Parque de Eventos Luis Gonzaga e Polo Cultural Estação Ferroviária
Outras atrações: Festival dos Bacamarteiros, Sanfoneiros e fogueteiros
Capacidade hoteleira: 1.257 quartos
Como chegar: O aeroporto que recebe voos comerciais mais próximo é o do Recife.
Rodovia: BR - 104

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música