Guia da Semana

Por Humberto Baraldi




Nessa época, a pacata cidade do Vale do Paraíba se transforma no maior agito e ninguém reclama de enfrentar filas nos bares ou se espremer nas baladas. Um dos eventos mais esperados é o 36º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão que reúne em 23 dias, artistas nacionais e internacionais, apresentando o melhor da música erudita.

A principal missão do Festival é aperfeiçoar o ensino musical de alunos bolsistas e despertar novos talentos. Considerado referência em todo o país, este ano, o evento terá como tema a Música das Américas que homenageará os mestres da música clássica como: Aaron Copland, George Gershwin, Leonard Bernstein, Heitor Villa-Lobos, Carlos Gomes, Cláudio Santoro, Francisco Mignone, Alberto Ginastera e Astor Piazzolla, e outros. Na foto, a Orquestra Experimental de Repertório.

O maestro Roberto Minczuk (foto), diretor do evento, acompanhou todas as etapas da seleção e é um bom exemplo de quanto as apresentações são importantes para a carreira dos alunos bolsistas. Ele participou do festival com 11 anos de idade e hoje é regente associado da Orquestra Filarmônica de Nova York e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (foto abaixo).

Nas apresentações haverá a presença de músicos nacionais e internacionais como Kurt Masur, Beaux Arts Trio, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Camerata Bariloche, Manuel Barrueco, Jean-Louis Steuerman, Rosana Lamosa e Fernando Portari, além da Orquestra Jovem de Long Island e de Almeida Prado, compositor residente deste ano, entre outros.

Campos do Jordão, que lembra a Europa pela arquitetura e clima, vira o passeio de muitas pessoas que se encantam com os concertos. Para que você não perca nenhum evento do Festival, clique aqui, e confira a programação completa.

Outros eventos promotem também esquentar a região. Confira aqui a programação completa do Campos do Jordão Inverno Bem Cultural.

Atualizado em 6 Set 2011.