Guia da Semana
Música
Por Redação Guia da Semana

Música erudita nos picapes

Projeto Crossover, criado pelo músico Amon Lima e pelo DJ Julio Torres, agita pistas de diversas casas noturnas Brasil afora.

Foto: Myspace.com

O instrumentista Amon Lima e o DJ Julio Torres

Do erudito ao rap, a música sempre inova em seus ritmos e melodias, além das mais variadas composições. Algo que tem aparecido com certa frequência é a ousadia em misturar estilos, criando uma nova roupagem, com novos arranjos e marcações.

Foi nessa trilha que o músico e instrumentista Amon Lima (integrante do grupo Família Lima) e o produtor e DJ Julio Torres, residente na D-Edge, em São Paulo, caminharam ao criarem o projeto Crossover. A dupla casou a música eletrônica e a erudita aos mais variados equipamentos tecnológicos, criando um som novo e pouco comum.

O Crossover tem resdiência fixa na casa noturna Green Valley, em Camboriu (Santa Catarina), e na Boox, no Rio de Janeiro. A dupla também está com a agenda cheia, levando o Crossover para diversas casas noturnas em outras cidades do país. No holofote, foram convidados e deram uma palhinha no última edição do Big Brother Brasil.

Naturalmente

Juntos, estão há cinco anos com o projeto. "O diferencial do Crossover é o uso de aparelhos, ideias, conceitos diferentes e uma forma inusitada de tocar", conta o DJ Julio Torres.

Entre esses aparelhos estão controle do Wii, iPod Touch, violino, computadores ligados entre si, tudo para harmonizar as ferramentas. "O Amon que o diga, é um super geek!", brinca o DJ.

Foto: Divulgação

Amon Lima, Julio Torres e Junior Lima



Hits variados

O projeto não só misturou música eletrônica e erudita, como também levou o pop para o violino e os picapes. Umas das canções que são tocadas nas apresentações do Crossover é With or Without You, da banda U2. "Na real nunca temos um set list. Tudo é feito na hora e sem compromisso. O Amon me dá essa liberdade de poder tocar o que eu achar conveniente e, por ele ser um músico muito acima da média, de escutar qualquer som e sair tocando, facilita muito o nosso trabalho. E você nem imagina o quanto isso se torna divertido para a gente. Temos toda essa liberdade de expressão e, assim, a noite flui naturalmente", destaca Julio.

Cheio de novidades

Quando mostraram o trabalho nas telinhas, participando de uma das festas do reality show Big Brother Brasil 10, Amon Lima e Julio Torres contaram com a participação do músico Junior Lima - sim, o mesmo da dupla com a irmã Sandy -  na bateria. "Com o Junior, tudo aconteceu muito naturalmente. Ele é um estudioso de diversos sons e gosta de festas como nós", conta Julio.

O convite para tocar junto com Amon e Julio veio em 2008, após o Crossover ter recebido o prêmio de melhor CD Nacional dado pela Revista Cool Magazine. "Nos encontramos na premiação e convidamos o Junior para tocar junto", diz o DJ. A parceria deu tão certo que Junior Lima anda acompanhando o projeto em diversas apresentações.

E não para por aí. Sandy também soltou a voz na canção Scandal, gravada pelo Crossover. No Canadá, a produção fez o maior sucesso, sendo a décima terceira música dance mais tocada em todo o país, de acordo com o site Zip DJ. "Sempre pensamos em formar outras parcerias, mas gostamos de tudo natural. Se pintar a oportunidade agarraremos com certeza".

O Crossover pretende lançar novas mixagens e até um disco disponível na internet, mas ainda sem data de divulgação. "O projeto está a todo vapor e, em breve, vem novidade aí entre Amon Lima, Junior Lima e eu", finaliza Julio.

 

 



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

15 discos nacionais lançados em setembro de 2019 que você precisa ouvir

Música

10 artistas e bandas do Rock in Rio 2019 que talvez você não conheça, mas deveria

Música

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

15 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música