Guia da Semana

Foto: Myspace.com

O instrumentista Amon Lima e o DJ Julio Torres

Do erudito ao rap, a música sempre inova em seus ritmos e melodias, além das mais variadas composições. Algo que tem aparecido com certa frequência é a ousadia em misturar estilos, criando uma nova roupagem, com novos arranjos e marcações.

Foi nessa trilha que o músico e instrumentista Amon Lima (integrante do grupo Família Lima) e o produtor e DJ Julio Torres, residente na D-Edge, em São Paulo, caminharam ao criarem o projeto Crossover. A dupla casou a música eletrônica e a erudita aos mais variados equipamentos tecnológicos, criando um som novo e pouco comum.

O Crossover tem resdiência fixa na casa noturna Green Valley, em Camboriu (Santa Catarina), e na Boox, no Rio de Janeiro. A dupla também está com a agenda cheia, levando o Crossover para diversas casas noturnas em outras cidades do país. No holofote, foram convidados e deram uma palhinha no última edição do Big Brother Brasil.

Naturalmente

Juntos, estão há cinco anos com o projeto. "O diferencial do Crossover é o uso de aparelhos, ideias, conceitos diferentes e uma forma inusitada de tocar", conta o DJ Julio Torres.

Entre esses aparelhos estão controle do Wii, iPod Touch, violino, computadores ligados entre si, tudo para harmonizar as ferramentas. "O Amon que o diga, é um super geek!", brinca o DJ.

Foto: Divulgação

Amon Lima, Julio Torres e Junior Lima



Hits variados

O projeto não só misturou música eletrônica e erudita, como também levou o pop para o violino e os picapes. Umas das canções que são tocadas nas apresentações do Crossover é With or Without You, da banda U2. "Na real nunca temos um set list. Tudo é feito na hora e sem compromisso. O Amon me dá essa liberdade de poder tocar o que eu achar conveniente e, por ele ser um músico muito acima da média, de escutar qualquer som e sair tocando, facilita muito o nosso trabalho. E você nem imagina o quanto isso se torna divertido para a gente. Temos toda essa liberdade de expressão e, assim, a noite flui naturalmente", destaca Julio.

Cheio de novidades

Quando mostraram o trabalho nas telinhas, participando de uma das festas do reality show Big Brother Brasil 10, Amon Lima e Julio Torres contaram com a participação do músico Junior Lima - sim, o mesmo da dupla com a irmã Sandy - na bateria. "Com o Junior, tudo aconteceu muito naturalmente. Ele é um estudioso de diversos sons e gosta de festas como nós", conta Julio.

O convite para tocar junto com Amon e Julio veio em 2008, após o Crossover ter recebido o prêmio de melhor CD Nacional dado pela Revista Cool Magazine. "Nos encontramos na premiação e convidamos o Junior para tocar junto", diz o DJ. A parceria deu tão certo que Junior Lima anda acompanhando o projeto em diversas apresentações.

E não para por aí. Sandy também soltou a voz na canção Scandal, gravada pelo Crossover. No Canadá, a produção fez o maior sucesso, sendo a décima terceira música dance mais tocada em todo o país, de acordo com o site Zip DJ. "Sempre pensamos em formar outras parcerias, mas gostamos de tudo natural. Se pintar a oportunidade agarraremos com certeza".

O Crossover pretende lançar novas mixagens e até um disco disponível na internet, mas ainda sem data de divulgação. "O projeto está a todo vapor e, em breve, vem novidade aí entre Amon Lima, Junior Lima e eu", finaliza Julio.


Atualizado em 6 Set 2011.