Guia da Semana

Música privê

Saiba onde encontrar casas noturnas que oferecem shows intimistas e ambientes reservados.

Foto: Divulgação

Casa de Francisca, em São Paulo: apresentações para, no máximo, 44 pessoas

Imagine poder assistir a um show na sala da casa do artista, como se a apresentação fosse só para os mais íntimos. É essa a proposta de alguns lugares especializados em promover atrações voltadas para um público pequeno e seleto. No bar Casa de Francisca, instalado em um sobradinho no Jardim Paulista, em São Paulo, acontecem shows para, no máximo, 44 pessoas. Já o Jazz nos Fundos, um descolado reduto do jazz na capital paulista, é praticamente um esconderijo onde a atmosfera que paira no ar é de encontro entre os músicos e o público.

"A proposta é permitir que o artista apresente seu trabalho de uma maneira mais próxima e que o público possa ter um contato menos frio com essa obra. Geralmente, isso não acontece porque as casas são sempre muito grandes. Então, a apresentação fica distanciada das pessoas", diz Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca. Segundo ele, por ter um ambiente pequeno e intimista, a música chega ao público de uma maneira mais profunda e o artista, por sua vez, sente a plateia de uma maneira menos impessoal.

Para que você possa curtir um som ao vivo em um ambiente intimista, acompanhe a seguir uma seleção de casas no Rio de Janeiro e em São Paulo que têm essa proposta.

São Paulo

Casa de Francisca

Com um ambiente privativo e charmoso, o espaço procura trazer artistas comprometidos com a música e que tenham um repertório diferenciado. "Temos uma programação muito diversificada. Escolhemos trabalhos com os quais temos afinidade e no qual percebemos um comprometimento artístico visível. A proposta não é comercial, então, não faz sentido colocarmos projetos que não têm essa ligação artística com a música", explica Rubens Amatto. Antes do show, a casa serve bebidas e pratos artesanais. Todos os serviços são interrompidos durante a apresentação.

Jazz Nos Fundos

Propositalmente escondido nos fundos de um estacionamento em Pinheiros, o bar é voltado para um público seleto e possui atmosfera intimista. O local é um hit cool da noite paulistana e traz bandas de várias vertentes do jazz. Com um perfil de "secreto", o clima é de encontro entre amigos, já que a divulgação é através do boca a boca ou pela internet. Para beber, há cervejas nacionais e importadas, além de além de sangria e de caipiroscas.

Foto: Site Oficial

Clima de show particular no Jazz Nos Fundos, que fica em um estacionamento em Pinheiros, São Paulo
    
Kabul Bar

Instalada em um charmoso sobrado, a casa reúne bar e produções artísticas. A programação musical é bastante eclética. Entre as atrações que o Kabul costuma oferecer, há jazz, música cubana, rock instrumental e samba de raiz. Para acompanhar o som, o cardápio traz diversos petiscos e bebidas variadas, como a especial cachaça Kabulosa. O espaço também conta com um local para exposições de arte.

Baretto

O requintado piano-bar do Hotel Fasano oferece música ao vivo até de madrugada e refinadas opções no cardápio. Esse estabelecimento leva para perto do público shows de grandes artistas, que antes só poderiam ser vistos em casas imensas. A proposta é promover cumplicidade junto à plateia, sem o estresse de grandes performances. Fora os shows epeciais, que acontecem semanalmente de quarta a sábado, Mario Edson, Dave e Izzy Gordon, Márcia Lopes e Carlos Fernando, Ana Cañas e Marcela Corano se apresentam na casa ao vivo diariamente, até as três da manhã.

Rio de Janeiro

Bossa Lounge

De terça a sábado, o Bossa Lounge traz shows ao vivo de MPB em um pequeno palco, próximo às mesas. A produção musical é comandada pelo músico e produtor Ricco Duarte, que se apresenta no local de quarta a domingo. Para completar as noites de forma inovadora, o DJ residente Dudu Dub traz versões remixadas dos clássicos da bossa. No cardápio assinado pelo chef argentino César Salas, há pratos sofisticados da cozinha mediterrânea e contemporânea. O espaço também oferece uma coquetelaria, com drinques nacionais e importados.

Foto: Divulgação

No carioca TribOz, músicos fazem das performances encontros entre amigos

TribOz

Músicos, cantores, compositores e artistas nacionais e internacionais encontram-se na sede oficial do Brazilian-Australian Cultural Centre (Centro Cultural Brasil-Austrália) para fazer arte e música contemporânea. A casa tem uma proposta inovadora de promover experimentações musicais contemporâneas a partir do samba, do jazz e da bossa nova. Como o ambiente é pequeno, as performances são intimistas e voltadas para quem curte ouvir um som de alta qualidade.

Rio Rock & Blues Club

Em meio aos cavaquinhos da Lapa, o bar é um reduto dos admiradores de blues e rock. Aos sábados, há show da banda oficial da casa, Rio Rock & Blues Band, que é uma das sensações da noite carioca. Formada por feras da música, como o baterista Gustavo Schroeter, da cultuada banda A Cor do Som, e o baixista Bom Bom, da ex-banda de Ed Motta, a banda traz sucessos contemporâneos dos maiores ídolos da música nacional e internacional.

Barretto-Londra

De uma forma privativa, a versão carioca do Baretto de São Paulo mistura atmosfera rock n´roll e clima de pub. O ambiente é refinado, traz poltronas e sofás de couro. A decoração é inspirada nos anos 80 e as duas bandeiras da Inglaterra com as cores da Itália chamam a atenção do público.De segunda a sábado, há shows ao vivo de clássicos do rock, além de apresentações de DJs.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Chico Buarque, Elza Soares e J Balvin estão na lista

As melhores músicas de 2018... até agora

Confira alguns singles que conquistaram pessoas ao redor de todo o mundo e deram o que falar

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Canções inspiradoras que vão abrir o apetite de qualquer um

Os melhores clipes de 2018... até agora

Confira algumas produções que têm se destacado no mundo da música

Conheça as músicas da Copa do Mundo de 2018

Tem funk, pop, samba e até mistura de axé com funk!

Mais de 15 funks obrigatórios na playlist do Carnaval 2018

Funk pode não ser o seu gênero musical preferido, mas que ele anima qualquer festa, ele anima

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.