Guia da Semana

Foto: Divulgação

Casa de Francisca, em São Paulo: apresentações para, no máximo, 44 pessoas

Imagine poder assistir a um show na sala da casa do artista, como se a apresentação fosse só para os mais íntimos. É essa a proposta de alguns lugares especializados em promover atrações voltadas para um público pequeno e seleto. No bar Casa de Francisca, instalado em um sobradinho no Jardim Paulista, em São Paulo, acontecem shows para, no máximo, 44 pessoas. Já o Jazz nos Fundos, um descolado reduto do jazz na capital paulista, é praticamente um esconderijo onde a atmosfera que paira no ar é de encontro entre os músicos e o público.

"A proposta é permitir que o artista apresente seu trabalho de uma maneira mais próxima e que o público possa ter um contato menos frio com essa obra. Geralmente, isso não acontece porque as casas são sempre muito grandes. Então, a apresentação fica distanciada das pessoas", diz Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca. Segundo ele, por ter um ambiente pequeno e intimista, a música chega ao público de uma maneira mais profunda e o artista, por sua vez, sente a plateia de uma maneira menos impessoal.

Para que você possa curtir um som ao vivo em um ambiente intimista, acompanhe a seguir uma seleção de casas no Rio de Janeiro e em São Paulo que têm essa proposta.

São Paulo

Casa de Francisca

Com um ambiente privativo e charmoso, o espaço procura trazer artistas comprometidos com a música e que tenham um repertório diferenciado. "Temos uma programação muito diversificada. Escolhemos trabalhos com os quais temos afinidade e no qual percebemos um comprometimento artístico visível. A proposta não é comercial, então, não faz sentido colocarmos projetos que não têm essa ligação artística com a música", explica Rubens Amatto. Antes do show, a casa serve bebidas e pratos artesanais. Todos os serviços são interrompidos durante a apresentação.

Jazz Nos Fundos

Propositalmente escondido nos fundos de um estacionamento em Pinheiros, o bar é voltado para um público seleto e possui atmosfera intimista. O local é um hit cool da noite paulistana e traz bandas de várias vertentes do jazz. Com um perfil de "secreto", o clima é de encontro entre amigos, já que a divulgação é através do boca a boca ou pela internet. Para beber, há cervejas nacionais e importadas, além de além de sangria e de caipiroscas.

Foto: Site Oficial

Clima de show particular no Jazz Nos Fundos, que fica em um estacionamento em Pinheiros, São Paulo

Kabul Bar

Instalada em um charmoso sobrado, a casa reúne bar e produções artísticas. A programação musical é bastante eclética. Entre as atrações que o Kabul costuma oferecer, há jazz, música cubana, rock instrumental e samba de raiz. Para acompanhar o som, o cardápio traz diversos petiscos e bebidas variadas, como a especial cachaça Kabulosa. O espaço também conta com um local para exposições de arte.

Baretto

O requintado piano-bar do Hotel Fasano oferece música ao vivo até de madrugada e refinadas opções no cardápio. Esse estabelecimento leva para perto do público shows de grandes artistas, que antes só poderiam ser vistos em casas imensas. A proposta é promover cumplicidade junto à plateia, sem o estresse de grandes performances. Fora os shows epeciais, que acontecem semanalmente de quarta a sábado, Mario Edson, Dave e Izzy Gordon, Márcia Lopes e Carlos Fernando, Ana Cañas e Marcela Corano se apresentam na casa ao vivo diariamente, até as três da manhã.

Rio de Janeiro

Bossa Lounge

De terça a sábado, o Bossa Lounge traz shows ao vivo de MPB em um pequeno palco, próximo às mesas. A produção musical é comandada pelo músico e produtor Ricco Duarte, que se apresenta no local de quarta a domingo. Para completar as noites de forma inovadora, o DJ residente Dudu Dub traz versões remixadas dos clássicos da bossa. No cardápio assinado pelo chef argentino César Salas, há pratos sofisticados da cozinha mediterrânea e contemporânea. O espaço também oferece uma coquetelaria, com drinques nacionais e importados.

Foto: Divulgação

No carioca TribOz, músicos fazem das performances encontros entre amigos

TribOz

Músicos, cantores, compositores e artistas nacionais e internacionais encontram-se na sede oficial do Brazilian-Australian Cultural Centre (Centro Cultural Brasil-Austrália) para fazer arte e música contemporânea. A casa tem uma proposta inovadora de promover experimentações musicais contemporâneas a partir do samba, do jazz e da bossa nova. Como o ambiente é pequeno, as performances são intimistas e voltadas para quem curte ouvir um som de alta qualidade.

Rio Rock & Blues Club

Em meio aos cavaquinhos da Lapa, o bar é um reduto dos admiradores de blues e rock. Aos sábados, há show da banda oficial da casa, Rio Rock & Blues Band, que é uma das sensações da noite carioca. Formada por feras da música, como o baterista Gustavo Schroeter, da cultuada banda A Cor do Som, e o baixista Bom Bom, da ex-banda de Ed Motta, a banda traz sucessos contemporâneos dos maiores ídolos da música nacional e internacional.

Barretto-Londra

De uma forma privativa, a versão carioca do Baretto de São Paulo mistura atmosfera rock n´roll e clima de pub. O ambiente é refinado, traz poltronas e sofás de couro. A decoração é inspirada nos anos 80 e as duas bandeiras da Inglaterra com as cores da Itália chamam a atenção do público.De segunda a sábado, há shows ao vivo de clássicos do rock, além de apresentações de DJs.

Atualizado em 1 Dez 2011.