Guia da Semana
Música
Por Redação Guia da Semana

Músicas de Copa para a Vida

Acompanhe quais foram os sucessos dos seis últimos campeonatos musicais.

Foto: AFP

A Copa do Mundo da África do Sul teve algumas musas. Além da charmosa jornalista espanhola Sara Carbonero, que ganhou um beijão do goleiro campeão Casillas, a cantora colombiana Shakira aqueceu os corações dos amantes do futebol com Waka Waka (This time for Africa).

Até o piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel comemorou a pole position do treino, realizado no dia 10 de julho, dizendo um " Waka, waka, baby!" para um companheiro de equipe. A canção gravada pela diva latina junto ao grupo musical sul-africano Freshlyground foi a trilha sonora mundial no último mês.

Muito da emoção de uma competição também é feita de música. Enquanto 2014 não chega com novas canções e musas para  Copa do Brasil, que tal recordar algumas composições de outros campeonatos?

Em 2006, durante a disputa na Alemanha, o cantor Herbert Grönemeyer gravou com Amadou e Marian Celebrate the Day. O tema era cantado em inglês tinha trechos em francês por conta da participação da dupla de músicos cegos de Mali, que se conheceram e formaram a parceria num instituto para deficientes visuais no país africano de colonização francesa.

Já a Copa de Japão e Coreia do Sul, em 2002, quando a seleção brasileira conquistou o Penta, teve como trilha uma música instrumental com ares bem japoneses, composta pelo instrumentista grego Vangelis - ganhador do Oscar pela trilha do filme  Carruagens de Fogo.

E talvez ninguém se lembre com muita clareza, mas a cantora norte-americana Anastacia também tinha um sucesso oficialmente reconhecido para o mesmo campeonato: a canção Boom, escrita por ela mesma e pelo produtor Glen Ballard.

O grande muso do mundial de 1998 da França , por sua vez, foi o cantor Rick Martin. O tema La Copa de La Vida foi gravado em inglês e em espanhol. Quem não se recorda do refrão " Gol! Gol! Gol! Allez! Allez!Allez!" ?

A Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, marcou a memória dos brasileiros porque foi também o ano de conquista do tetracampeonato da seleção. As músicas escolhidas pela Fifa para embalar os torcedores na época foram Gloryland e We are the Champions.

A primeira composta por Daryl Hall e Sounds of Blackness é claramente inspirada no hino evangélico Glória, Glória, Aleluia. E a segunda é um clássico da banda inglesa Queen de 1977, que foi incluída pela Fifa na seleção oficial de músicas.

A Copa da Itália, em 1990, teve um tema italiano: Un´estate italiana, mas uma ária de Puccini, Nessun dorma, marcou o período na voz do tenor Luciano Pavarotti.

Foto: AFP

Atualizado em 10 Abr 2012.

Mais notícias

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música