Guia da Semana

Foto: AFP

A Copa do Mundo da África do Sul teve algumas musas. Além da charmosa jornalista espanhola Sara Carbonero, que ganhou um beijão do goleiro campeão Casillas, a cantora colombiana Shakira aqueceu os corações dos amantes do futebol com Waka Waka (This time for Africa).

Até o piloto alemão de Fórmula 1 Sebastian Vettel comemorou a pole position do treino, realizado no dia 10 de julho, dizendo um " Waka, waka, baby!" para um companheiro de equipe. A canção gravada pela diva latina junto ao grupo musical sul-africano Freshlyground foi a trilha sonora mundial no último mês.

Muito da emoção de uma competição também é feita de música. Enquanto 2014 não chega com novas canções e musas para Copa do Brasil, que tal recordar algumas composições de outros campeonatos?

Em 2006, durante a disputa na Alemanha, o cantor Herbert Grönemeyer gravou com Amadou e Marian Celebrate the Day. O tema era cantado em inglês tinha trechos em francês por conta da participação da dupla de músicos cegos de Mali, que se conheceram e formaram a parceria num instituto para deficientes visuais no país africano de colonização francesa.

Já a Copa de Japão e Coreia do Sul, em 2002, quando a seleção brasileira conquistou o Penta, teve como trilha uma música instrumental com ares bem japoneses, composta pelo instrumentista grego Vangelis - ganhador do Oscar pela trilha do filme Carruagens de Fogo.

E talvez ninguém se lembre com muita clareza, mas a cantora norte-americana Anastacia também tinha um sucesso oficialmente reconhecido para o mesmo campeonato: a canção Boom, escrita por ela mesma e pelo produtor Glen Ballard.

O grande muso do mundial de 1998 da França , por sua vez, foi o cantor Rick Martin. O tema La Copa de La Vida foi gravado em inglês e em espanhol. Quem não se recorda do refrão " Gol! Gol! Gol! Allez! Allez!Allez!" ?

A Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, marcou a memória dos brasileiros porque foi também o ano de conquista do tetracampeonato da seleção. As músicas escolhidas pela Fifa para embalar os torcedores na época foram Gloryland e We are the Champions.

A primeira composta por Daryl Hall e Sounds of Blackness é claramente inspirada no hino evangélico Glória, Glória, Aleluia. E a segunda é um clássico da banda inglesa Queen de 1977, que foi incluída pela Fifa na seleção oficial de músicas.

A Copa da Itália, em 1990, teve um tema italiano: Un´estate italiana, mas uma ária de Puccini, Nessun dorma, marcou o período na voz do tenor Luciano Pavarotti.

Foto: AFP

Atualizado em 10 Abr 2012.