Guia da Semana

Já imaginou se inspirar na cozinha com músicas? Algumas canções famosas retratam a experiência de provar pratos especiais como feijoada, goiabada, pipoca e milk-shake. Artistas como Chico Buarque, Tim Maia e Frank Sinatra traduziram suas paixões gastronômicas em músicas inesquecíveis.

Pensando nisso, o Guia da Semana te trouxe 12 músicas que falam sobre comida e que vão te embalar na cozinha. É só dar o play:

'FEIJOADA COMPLETA' – CHICO BUARQUE

A música "Feijoada Completa", de Chico Buarque, narra um pedido para a esposa para que ela prepare uma feijoada completa pros amigos que estão vindo pra almoçar. É para que ela pendure a conta no mercado, frite os torresmos, coloque mais água no feijão e ponha a cerveja pra gelar. É impossível não ouvir a música e não ficar com vontade de comer essa gostosura.


'CHOCOLATE' – TIM MAIA

Ao julgar por esta música de Tim Maia, podemos supor que ele era muito fã de chocolate. Bom, afinal, quem não é? Durante a canção, o artista diz que ele só quer chocolate. E nada de vir com guaraná, chá, café ou coca-cola porque é chocolate que ele quer beber.


'THE COFFEE SONG' – FRANK SINATRA

Frank Sinatra cantou sobre o tanto de café que nós temos aqui no Brasil. Para ele, nada de chá, ou suco de tomate, ou suco de batata, a gente só bebe café.


'PIPOCA' – XUXA

Xuxa fez uma homenagem e tanto para a Pipoca. Quem nunca dançou essa música e ficou morrendo de vontade de estourar uma pipoca quentinha e comer o dia inteiro esparramando no sofá?


'DISSERAM QUE EU VOLTEI AMERICANIZADA' – CARMEM MIRANDA

Em determinado momento da carreira, Carmem Miranda ouviu muitas críticas que disseram que ela só estava dando atenção para o público americano. Em resposta, ela lançou a música "Disseram que voltei americanizada", em que ela diz que quando o assunto é comida, ela sempre será do camarão ensopadinho com chuchu.


'YES, NÓS TEMOS BANANA!'

Essa marchinha de Carnaval já foi cantada por diversos artistas como Carmem Miranda e Ney Matogrosso. É um ode a nossa amada banana, versátil e muito nutritiva. Que engorda e faz crescer.


'SAVOY TRUFFLE'

Esta música foi escrita por George Harrison, dos Beatles, em homenagem ao amigo Eric Clapton, que adora doces. Principalmente uma caixa de trufas que eram vendidas com creme de cereja e leite de coco. Delícia, né?


'BANANA PANCAKE' – JACK JOHNSON

Nesta música, Jack Johnson canta para a moça que eles deveriam fingir que é fim de semana, acordar tarde, preparar panquecas de banana e aproveitar o dia todo na cama. Planos ótimos para fazer com mozão, né?


'MILKSHAKE' – KELIS

A cantora americana Kelis fez uma música repleta de duplo sentindo em que ela diz, entre outras coisas, que o milk-shake dela é muito melhor do que o seu e que todos os garotos querem a sua bebida. Bom, metáfora ou não, sabemos que essa guloseima merecia sim uma música.


'NÃO É PROIBIDO' – MARISA MONTE

A festa com certeza é boa na casa de Marisa Monte. Na música "Não é proibido" ela diz que "pode chegar, porque tá divertido", e ainda tem um monte de guloseimas: jujuba, bananada, pipoca, cocada, queijadinha, sorvete, chiclete, sundae de chocolate, paçoca, mariola, quindim, frumelo, doce de abóbora com coco, bala juquinha, algodão doce e manjar. Ou seja, como negar um convite desse?


'CHEESECAKE' – LOUIS ARMSTRONG

Louis Armstrong com certeza era fã de cheesecake para cantar uma música que repete o nome da sobremesa 50 vezes, né? Tudo bem que na canção ele diz que a garota dele é que ama o doce. Mas, afinal, quem não ama, né?


'SÍTIO DO PICA PAU AMARELO' – GILBERTO GIL

Esta música do Gilberto Gil marcou a infância de muitos adultos que assistiram ao Sítio do Pica Pau Amarelo. No começo da canção, ele fala sobre marmelada de banana, bananada de goiaba e goiabada de marmelo. Dá vontade de provar estes doces inusitados, não?

Atualizado em 27 Abr 2020.