Guia da Semana

Por Guilherme Udo

Existe sempre aquela música que faz a galera parar e se jogar na pista para cantar e dançar. Um desses hits é “I Gotta Feeling”, do grupo Black Eyed Peas, sucesso que, apesar de relativamente antigo, ainda garante a diversão dos baladeiros. Porém, as favoritas do público mudam, segundo o DJ Fabio Reder. "Cada época tem a escolhida. Já foi “Love Generation”, do Bob Sinclair, e até “Believe”, da Cher", conta.

Reder acredita que algumas músicas nunca morrem, elas simplesmente são deixadas de lado para voltar mais tarde com outra roupagem e cair no gosto da galera. Na cena eletrônica, o destaque não é para a música que toca, mas o estilo que agita o público. A house music e suas vertentes, principalmente, o electro house, vem ganhando espaço e fãs.

Cada um sempre tem aquela música do coração e que gostaria de ouvir nas festas: seja aquela mais agitada ou o hit que marcou o primeiro beijo do eterno namorado. O que não vale é o DJ criar todo um clima e preparar um set e acabar trocando sua seleção para agradar alguém respondendo a um pedido específico.

Saber falar não e manter o controle do agito na pista é função de quem está na escolha das músicas. Estar sempre de olho na animação da galera é uma das atribuições de quem foi colocado ali para comandar a festa.

"Não vale qualquer pedida, o DJ é o responsável de tudo o que acontece na pista", diz Reder, que também lembra do fator psicológico que a música exerce - "se existe uma garota que rebola e tira a roupa na pista ou acontece uma briga, 80% da culpa é da seleção do DJ". O ideal é escolher a casa que toca o estilo que te fazer cair na pista, mas não contar que vai escutar aquela música. Afinal, o importante é se divertir sem preocupações!

Atualizado em 25 Out 2011.