Guia da Semana


Idealizada em 2005, pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti (ex-vocalista das bandas Sr. Banana e Skuba) e pelo trompetista Felippe Pipeta (ex-Sapo Banjo), a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, ou simplesmente OBMJ, inicialmente foi um projeto baseado em tocar ritmos jamaicanos raiz, aliados ao ska, rocksteady e early reggae, além de elementos de jazz. Mas, somente em 2008, a ideia saiu do papel e tomou corpo, e logo Serginho percebeu que a orquestra poderia dar uma roupagem reggeira aos clássicos da música popular brasileira.

Nessa época, a trupe foi completada pelos músicos Ruben Marley no trombone, Marcello Cotarelli no trompete e flugel, Fernando Bastos no sax tenor e flauta, Igor Thomaz no sax barítono e alto, Fabio Luchs na bateria, Rafael Toloi no baixo, Lulu Camargo nos teclados, além de Pipeta no trompete e flugel e Sérgio Soffiatti nas guitarras e vocais.

Canções como Garota de Ipanema, Samba de Verão, Barquinho, além da clássica Ghost Town, do grupo britânico The Specials, ganharam nova roupagem com a OBMJ, fazendo a alegria de muitos adeptos desse estilo musical, nas noites paulistanas. No segundo semestre de 2010, eles gravaram o primeiro CD, Volume 1, que trouxe as releituras de O Guarani (Carlos Gomes), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Carinhoso (Pixinguinha), Águas de Março (Tom Jobim), Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso), Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos). Além das composições próprias Revolution Ska, Rocksteady 147 e Ska Around The Nation. Atualmente, a orquestra está em turnê pela principais capitais brasileiras, aproveitando a onda carnavalesca de 2011.


Foto: Divulgação / My Space Oficial
My Space oficial: www .myspace.com/obmjska

Atualizado em 6 Set 2011.