Guia da Semana
Música
Por Juliana Andrade

Os melhores festivais de música do mundo

Tem coisa melhor do que ir em um festival de música incrível e ver a sua banda favorita?.

Saiba quais são os melhores festivais ao redor do mundo (Reprodução)

Festival de música é bom em qualquer parte do mundo, mas é claro, que tudo depende de um bom line-up, já que as atrações escolhidas para o evento de cada edição é essencial para o sucesso de um festival de grande porte.

+ DJs brasileiros que você precisa saber quem são
9 DJs que você tem que ver pelo menos uma vez na vida

No Hemisfério-Norte, esses eventos são sucesso há tempos, pra você ter ideia o Glastonbury, por exemplo, rola na Inglaterra desde 1970. Não que o Brasil não tenha festivais gigantescos, mas pra quem teve o primeiro em 1985 (Rock in Rio), o país pode ser considerado um adolescente no ramo. Ainda mais que foi só em meados de 2000 que a coisa deslanchou por aqui.

Bom, mas se você é daqueles que gasta todo o salário em shows e festivais de música pelo país, não pode deixar de saber quais são os maiores e melhores festivais do mundo no resto do planeta. Prepare o bolso! Quem sabe a sua próxima parada seja em algum desses festivais: 

READING/LEEDS - Inglaterra


ONDE: Reading/Leeds , Inglaterra.
QUANDO: 22, 23 e 24 de agosto de 2014.
POR QUE É LEGAL? Um dos únicos festivais interligados que acontecem simultaneamente em cidades diferentes da Inglaterra. Milhares de pessoas se reúnem não só para ver bandas antigas mas como também da atualidade. É de praxe a galera jogar latinhas e garrafas de plástico contra a banda se a apresentação estiver ruim.
O QUE ROLA? Queens od the Stone Age, Arctic Monkeys, Foster the People, Vampire Weekend, Metronomy, Bombay Bicycle Club, The Hives, Blink-182, Macklemore & Ryan Lewis, Chvrches, Disclosure, Klaxons, Boys Noize e outros.

FUJI - Japão


ONDE: Niigata, Japão.
QUANDO: 25, 26 e 27 de julho de 2014.
POR QUE É LEGAL? Acontece em um dos lugares mais incríveis do mundo: aos pés das montanhas gélidas de Fuji. Além de reunir ótimas atrações, o festival se destaca por sua sustentabilidade.
O QUE ROLA? Kanye West, Jack Johnson, Franz Ferdinand, Basement Jaxx, Manic Street Preachers, Bloody Beetroots, Bombay Bicycle Club, Claude Vonstroke, Darkside, Dubfire, The Waterboys e outros.

CREAMFIELDS - Inglaterra

ONDE: Cheshire, Inglaterra.
QUANDO: 22, 23 e 24 de agosto de 2014.
POR QUE É LEGAL? Um dos festivais mais importantes da cena eletrônica, tanto que já levou o prêmio como “Melhor Evento” de 2000 e “Melhor Festival Dance” de 2004 pelo jornal The Guardian.
O QUE ROLA? Calvin Harris, Steve Aoki, Fatboy Slim, Sasha, Paul Van Dyk Dimitri, Steve Angello, Pete Tong, Tiësto, Booka Shade, Armin Van Buuren e outros.

LOLLAPALOOZA - EUA

ONDE: Grant Park, Chicago, Illinois.
QUANDO: 5, 6 e 7 de agosto de 2014.
POR QUE É LEGAL? Foi criado por Perry Farrell, vocalista da banda norte-americana Jane’s Addiction e é um dos festivais de música mais tradicionais do planeta.
O QUE ROLA? a definir.

AUSTIN CITY LIMITS MUSIC FESTIVAL - EUA

ONDE: Zilker Park, Austin, Texas.
QUANDO: 03, 04, 05, 10, 11, 12 de outubro de 2014.
POR QUE É LEGAL? Porque acontecem coisas que você nem imagina. Em uma das edições, o cantor Ben Kweller, pediu um tampax pra platéia depois que seu nariz começou a sangrar. No dia seguinte, Wayne Coyne, do Flaming Lips, forjou um sangramento e a galera provocou uma chuva de absorventes (limpos!) que durou duas músicas.
O QUE ROLA? a definir.

COACHELLA - EUA

ONDE: Índio, Califórnia.
QUANDO: 11,12, 13, 18, 19 e 20 de abril de 2014.
POR QUE É LEGAL? além de servir como berço para novos nomes, o festival também reúne grandes artistas da música e por isso  costumar ser palco de apresentações memoráveis. Não é atoa que os ingressos sempre esgotam rapidamente.
O QUE ROLA? Queens of Stone Age, Beck, the Knife, Disclosure, Pharrell, Lana Del Rey, Skrillex, MGMT, Haim, Girl Talk, The Afghan Whigs, Chromeo, Sleigh Bells, Lorde, Solange, Chvrches, Blood Orange, Mogwai, Dum Dum Girls, Washed Out, Holy Ghost!, Superchunk, Duck Sauce, Classixx, Empire of the Sun, Jagwar Ma, Motörhead e outros.

SÓNAR - ESPANHA

ONDE: Barcelona, Espanha, sonar.es
QUANDO: 12, 13 e 14 de Junho.
POR QUE É LEGAL? Perfeito pra quem curte música eletrônica. Durante o dia rolam várias atividades relacionadas a tecnologia e, à noite, a música domina. Tem edições espalhadas pelos quatro cantos do mundo como New York, Buenos Aires, Sao Paulo, Seoul, Frankfurt, Chicago, Tokyo, entre outras.
O QUE ROLA? Massive Attack, Richie Hawtin, Plastikman, James Murphy & 2ManyDJs, Royksopp & Robyn, Caribou, Lykke Li, Boys Noize, Bonobo, Four Tet, Pretty Lights, Neneh Cherry, Todd Terje, Kid Koala, Tiga, Yelle, WhoMadeWho, FM Belfast e outros.

GLASTONBURY - EUA

ONDE: Glastonbury, Inglaterra.
QUANDO: 28, 29 e 30 de junho de 2014.
POR QUE É LEGAL? É um dos maiores e mais antigos festivais de música do mundo, sua primeira edição aconteceu em 1970. As  atrações também não deixam a desejar, o line-up costuma ser incrível. Chove em quase todas as edições, então é normal se deparar gente bêbada caindo ou se jogando em um mar de lama ou nas poças.
O QUE ROLA? Arcade Fire, Lily Allen, Warpaint, Suzanne Vega, Dolly Parton, Disclosure, Blondie e outros a serem confirmados.

BENICÀSSIMFESTIVAL (fiberfib)

ONDE: Benicàssim, Espanha.
QUANDO: 17, 18, 19 e 20 de julho de 2014.
POR QUE É LEGAL? Além das atrações musicais, o festival promove peças de teatro, curtas, dança, exposição de arte e moda. Como o evento rola em Barcelona, todo mundo curte uma praia durante os dias do evento. Acredita que em algumas edições tinha uma piscina no backstage para o uso das bandas?
O QUE ROLA? Kasabian, Lily Allen, Paul Weller, Ellie Goulding, M.I.A., Tame Impala, Manic Street Preachers, Klaxons, Of Montreal e outros a serem confirmados.

ROSKILDE - Dinamarca

ONDE: Roskilde, Dinamarca.
QUANDO: 29 de junho a 6 de julho.
POR QUE É LEGAL? É um dos maiores festivais da Europa. Fora que todo ano acontece uma corrida nudista que premia os vencedores (um homem e uma mulher) com ingressos da próxima edição do festival.
O QUE ROLA? Arctic Monkeys, Damon Albarn, Deerhunter, Interpol, Lykke Li, Major Lazer, Outkast, Rob Zombie, Trentemøller, Chromeo, Haim e outros a serem confirmados.

WIRELESS - Inglaterra

ONDE: Londres e Birmingham, Inglaterra.
QUANDO: 4, 5 e 6 de julho de 2014.
POR QUE É LEGAL? Porque em Londres, o festival acontece no Hyde Park, o maior parque da cidade. Pra você ter ideia, em uma das últimas edições, rolou uma tenda lotada de vídeo games Nintendo com vários jogos clássicos em 3D.
O QUE ROLA? Kanye West, Pharrell Williams, Basement Jaxx, Giogio Moroder, Foxes, Azealia Banks, Pretty Lights, Bruno Mars, Ellie Goulding e outros.

T IN THE PARK - Inglaterra

ONDE: Kinross-Shire , Escócia.
QUANDO: 11, 12 e 13 de julho de 2014.
POR QUE É LEGAL? Simplesmente porque o festival foi criado por uma marca de cerveja escocesa chamada Tennent’s. Ah! Também porque o UK Festival Awards de 2005 elegeu como o melhor daquele ano, batendo o Glastonbury.
O QUE ROLA? Arctic Monkeys, Pharrell Williams, Ellie Goulding, Bombay Bicycle Club, Pixes, Manic Street Preachers, Chvrches, Elbow, Kaiser Chiefs, Tame Impala, Franz Ferdinand, Maximo Park e outros a serem confirmados.

SXSW - EUA

ONDE: Austin, Texas.
QUANDO: 7 a 16 de Março de 2014.
POR QUE É LEGAL? Tudo bem que o festival já está rolando e não dá mais tempo de ir, mas ele é tão importante que não podíamos deixar de coloca-lo na lista. É o primeiro festival criado para descobrir novos talentos do cinema e ao longo do tempo o evento trouxe também música, arte, teatro e dança.
O QUE ROLA? Fique ligado no site do SXSW para a programação de 2015.


Por Juliana Andrade

Atualizado em 1 Jul 2014.

Mais notícias

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música

Os melhores clipes de 2018... até agora

Música