Guia da Semana
Música
Por Mariana Jota

Saiba como manter a energia durante um festival de música

Prepare-se para o Lollapalooza e veja como manter o pique ao longo das horas de festival, seja com sol ou chuva.

Alimentação saudável garante o pique durante todo o festival (Divulgação/Facebook Oficial Lollapalooza)

Está aberta a temporada de festivais que acontecerão até o final do ano no Brasil. Entre os nomes que passam por aqui, o Lollapalooza acontece em março e o Rock in Rio em setembro. Esqueça essa lenda de café e energético, porque o pique necessário para suportar a maratona e se manter firme até a última música deve vir dos alimentos.

Manter o nível controlado de açúcar no sangue é o que garante a diversão. Doces, bolachas recheadas, pão branco, macarrão e outros alimentos dessa natureza são totalmente contra indicados, pois elevam a taxa de açúcar no organismo e provocam alterações repentinas, causando fadiga ou cansaço. Consumir carboidratos integrais e gorduras de boas qualidade garantem a quantidade adequada de açúcar circulante.

A maioria dos shows e festivais proíbe a entrada de bebidas e alimentos. Por isso, você deve reforçar sua alimentação antes de sair de casa para garantir 100% de aproveitamento da festa. Preparamos algumas sugestões e dicas para você não perder nada! Confira:

Como não poderia ser diferente, vamos começar pelo café da manhã em dia de festival:
>> A oferta de álcool durante esses eventos é grande e constante, por isso, vale redobrar o cuidado com seu estômago antes de sair de casa.
>> A couve é um dos alimentos protetores do estômago e do fígado, agindo como se estivesse blindando a mucosa. Combinada com a linhaça, que é um antiinflamatório natural, e batido como maçã, garante energia, saúde e dá um suco delicioso.
>> O pão integral com queijo branco e peito de peru é uma ótima opção, pois são alimentos leves e facilitam a digestão.

Lollapalooza Brasil

Almoço: o grande matador da fome:
É o grande responsável por armazenar a energia necessária durante a sequência de shows. Priorize alimentos crus como legumes e folhas, pois são ricos em antioxidantes e ajudam a proteger o organismo. Durante os festivais, há um grande desgaste do corpo pela produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, os ingredientes crus ajudam a combatê-lo e ainda liberam enzimas que auxiliam a digestão.

Dê preferência ao consumo de proteína de fácil digestão, bons exemplos são os peixes, frangos e ovos. Evite o consumo de carne vermelha, ela deixa o organismo pesado e demanda muito tempo para ser digerida.

Sempre que possível, priorizar o consumo de grãos integrais: arroz, quinoa, amaranto, massa integral, arroz negro, feijão; todos eles ajudam a controlar a quantidade de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, mantém o corpo no pique o tempo todo.

Agora, se estiver liberada a entrada no o festival com comida, vale a pena levar algumas opções de lanches:
>> Barras de cereais, barras de gergelim;
>> Frutas secas, frutas in natura;
>> Castanhas em geral (Pará, caju, amêndoas, amendoim, nozes);
>> Biscoito integral, torradas;
>> Água de coco.

Dicas de sobrevivência:
>> o ideal é consumir a fruta sempre acompanhada de alimentos fonte gordura de boa qualidade, como, por exemplo, todos os tipos de castanhas, pois evitam a elevação brusca do açúcar no sangue provocada pela fruta.
>> Os energéticos são compostos de cafeína e taurina. Sozinhos, promovem concentração e ânimo, mas misturados com o álcool fazem com que o organismo libere magnésio. Essa perda provoca fadiga, ansiedade, vontade de comer doces e cansaço.
>> Durante o evento, procure alimentos mais leves ou de fácil digestão, como combinados de carne com saladas ou sanduíche natural com suco de frutas;
>> Evite alimentos gordurosos (dificultam muito a digestão);
>> Não beba álcool para matar a sede;
>> Evite longos períodos em jejum. Nos intervalos dos shows procure alimentar-se e hidratar-se;
>> Se for beber álcool, entre uma dose e outra, lembre-se da água;
>> Coma algo antes de beber, a bebida vai demorar um pouco a mais para ser absorvida.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no nosso parceiro Emagrecendo.

 


Por Mariana Jota

Atualizado em 30 Jun 2014.

Mais notícias

Músicas que prometem bombar no Carnaval 2019

Música

10 músicas que prometem bombar no verão 2019

Música

Saiba como assistir ao Grammy Latino 2018 ao vivo

Música

Divulgados os indicados ao Grammy Latino 2018; confira!

Música

As melhores músicas de 2018... até agora

Música

12 músicas que falam sobre comida (e que você precisa adicionar na sua playlist)

Música