Guia da Semana

Atenção fãs de música, temos uma boa notícia: no segundo sábado de fevereiro, dia 14, à meia noite, a HBO estreia a série “Vinyl”. Produzida por Mick Jagger, Martin Scorsese e Terence Winter (que também fez “The Sopranos” e “Boardwalk Empire”), o seriado se passa em Nova York nos anos 70.

“Vinyl” narra a vida de Richie Finestra, interpretado por Bobby Cannavale, dono da gravadora American Century Records. Ele luta para salvar sua companhia, que está prestes a perder seu posto de líder do mercado, com risco de ser vendida a um grupo alemão.

Tudo isso se passa em 1973, quando a indústria da música sofre uma revolução. O período foi marcado pelo rock progressivo, excesso de sexo e drogas e o nascimento de uma nova era disco, com o surgimento da dance music; o movimento punk e o hip hop. Muitas bandas clássicas de rock se destacaram nessa época. É o caso de Kiss, Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd, com o álbum “The Dark Side of The Moon”.

Soul, funk e R&B também foram marcantes nesse período com o álbum “Let’s Get It On”, do Marvin Gaye (que chegou ao topo das paradas em 1968 com “In The Groove” e em 1971 com o clássico “What’s Going On”) e Stevie Wonder. O cantor de soul Al Green também tinha muita representação com o disco “Call Me”.

Até o fim dos anos 70, a indústria mundial do disco experimentou um crescimento excepcional, de 10 a 20% por ano. Nos Estados Unidos, das 250 milhões de unidades produzidas em 1946, passa-se a mais de 600 milhões em 1973.

Diante deste cenário, como Richie poderia salvar sua gravadora, retomar sua paixão pela música e ainda lidar com o vício em drogas e cuidar da família é o drama central, que promete prender a atenção do telespectador do início ao fim.

Além do protagonista Bobby Cannavale (ganhador de dois prêmios Emmy), o elenco conta com nomes como Olivia Wilde, que vai interpretar Devon, mulher de Richie, June Temple, Ray Romano e James Jagger (filho de Mick Jagger).

O primeiro episódio terá duas horas de duração, foi escrito por Winter e dirigido por Scorsese. A série é composta por dez episódios de uma hora que serão transmitidos aos domingos subsequentes à estreia.

Ansiosos? Confira mais detalhes da série no Facebook, Twitter, Youtube da HBO Brasil e Instagram da Vinyl.

Atualizado em 5 Fev 2016.