Um dos bairros mais agitados da capital oferece opções incríveis de passeios para todas as ocasiões.
Passeios
Foto: Luz Rosa/Shutterstock
Dizem que Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, é um dos bairros mais legais da cidade. Não é para menos: a região guarda alguns dos melhores bares e restaurantes da capital, centros culturais, cinemas, lojas das mais variadas... é difícil não se encantar! Ideal para aquele passeio em um domingo preguiçoso, um happy hour com os amigos no meio da semana ou um cineminha no fim da tarde com aquela pessoa especial, Pinheiros surpreende por sua versatilidade.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 13 lugares em Pinheiros que vão despertar em você o desejo de explorar o bairro. Confira:
Os amantes de gastronomia, mixologia e música precisam visitar a Rua dos Pinheiros. Localizada no Baixo Pinheiros, a saída da estação Fradique Coutinho nos coloca bem no meio de seus vários bares e restaurantes. Tem opções para todos os gostos – cantina italiana, hamburgueria, casas árabes e alemãs, bares de drinks e botecos, sem falar da mais nova casa de shows de São Paulo, a Casa Natura Musical, na esquina com a Rua Artur de Azevedo.
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)
Casa Natura Musical
Falando nela, a Casa Natura Musical foi inaugurada em maio de 2017 no coração de Pinheiros, bem pertinho da estação Fradique Coutinho do metrô. O espaço surgiu com a proposta de receber shows de grandes nomes da música nacional, bem como cantores e grupos em ascensão. Ano passado, muita gente famosa passou por lá - e 2018 promete muito mais!
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Praça Benedito Calixto
Nas manhãs de sábado, a Praça Benedito Calixto se transforma no passeio ideal para quem quer curtir uma feirinha diferente e conhecer a diversidade cultural da cidade. Por lá, é possível encontrar de tudo: móveis vintage, artigos históricos, roupas, bijuterias, artefatos indianos, discos raros e até mesmo peças de brechós. A infinidade de possibilidades e descobertas combina exatamente com a proposta da feirinha: um encontro entre costumes, estilos e culturas. No final da tarde, é possível ouvir música ao vivo, além de apreciar foodtrucks. Aos domingos, um espaço ao lado da praça é dominado pelo Panela na Rua, que traz até 30 opções de pratos elaborados, sanduíches gourmet, comidas veganas, doces e bebidas artesanais.
Foto: Thiago Neves/Shutterstock
Praça Pôr do Sol
A Praça Pôr do Sol é conhecida por sua vista fantástica na Zona Oeste da cidade. No fim da tarde, jovens e famílias se reúnem para admirar o pôr do sol e fazer piqueniques. É um ótimo exemplo de utilização do espaço público.
Foto: Shutterstock
Mercadão de Pinheiros
Se você deseja fazer um passeio típico de turista, a dica é visitar o Mercado Municipal de Pinheiros, o "Mercadão". Com opções variadas de frutas, legumes, temperos, ervas, peixes e grãos, o espaço recém-reformado é uma boa opção para quem quer encontrar tudo em um só local. Ao fim das compras, a dica é fazer um lanchinho na Comedoria Gonzales, especializada em ceviche e frutos do mar. Aos sábados, o local chega a atender cerca de 400 pessoas que passam pelo mercado e terminam o passeio apreciando uma deliciosa culinária peruana.
Foto: Reprodução/Site oficial
CineSala
O CineSala é certamente o cinema mais confortável da cidade. Também é famoso por buscar a diversidade de filmes e públicos, reunindo títulos que sejam populares e, ao mesmo tempo, do circuito alternativo. Além disso, o local promove não apenas a disseminação do cinema, mas o encontro e interação das pessoas em torno da arte e cultura na simpática Rua Fradique Coutinho.
Foto: Shutterstock
Parque Villa Lobos
O Parque Villa Lobos, localizado na região do Alto de Pinheiros, é uma ótima opção para quem quer curtir a cidade em um espaço em meio à natureza. É ideal para praticar esportes, fazer piquenique, brincar com crianças, andar de bicicleta e skate. Os paulistanos costumam escolher o local para passar às tardes e admirar o pôr do sol. Água de coco e bicicletas para aluguel são algumas das opções por lá.
Foto: Reprodução/Facebook Pitico
Rua Guaicuí
A rua pacata passou por uma grande transformação quando recebeu o famoso Pitico em 2015. O espaço era um velho estacionamento e se tornou um dos bares a céu aberto mais cool da cidade. Três anos depois da chegada do pioneiro, a pequena rua de pouco mais de 100 metros foi dominada por bares e restaurantes e hoje atrai um público jovem e diversificado que busca ceviches, sanduíches de falafel ou algum drink. Hoje, carros mal conseguem passar pela rua.
Imagine você e seus amigos trancados em uma sala onde é preciso resolver um mistério, decifrar enigmas e conseguir sair de situações em menos de uma hora. Essa é a proposta do Escape Hotel, espaço de brincadeiras interativas, que realiza jogos de fuga com temas diversificados, criando dúvida e estimulando a participação em grupo. Com diversas temáticas que variam desde uma Cena do Crime até mesmo ao antigo terror da Loira do Banheiro, o passeio é uma ótima opção de programa entre amigos!
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock
Largo da Batata
Situado na intersecção de algumas das ruas mais famosas da cidade, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua dos Pinheiros, o Largo da Batata é um importante espaço público da cidade, tanto por concentrar pontos de ônibus e a estação Faria Lima do metrô, quanto por servir de palco para manifestações diversas. Cercado por bares, a região costuma receber diversas intervenções artísticas que propõem interatividade com quem está por lá.
Foto: Luz Rosa/Shutterstock
Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado em 2001 pelo filho de Tomie Ohtake, o prédio de traços futuristas foi primeiro pensado para expor apenas obras da artista, mas com o tempo acabou se tornando um importante centro cultural da cidade que, além de sediar exposições, possui livraria e oferece cursos relacionados às artes.
Foto: Reprodução/2018 Google Street View
Museu da Casa Brasileira
Quem passa pelo cruzamento das Avenidas Faria Lima e Cidade Jardim se depara com um prédio que chama a atenção: o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Dedicado à temática da morada brasileira, a partir dos pilares da arquitetura e do design, o espaço se tornou referência nacional e internacional. Por lá é possível visitar exposições dos mais variados estilos, além de conhecer o acervo permanente, que nos dá uma ideia de como era o museu quando ainda era usado para fins residenciais. Além disso, o espaço conta com uma área verde de mais de seis mil metros quadrados, com plantas e árvores nativas e exóticas.
Foto: Reprodução/Facebook Sesc Pinheiros
Sesc Pinheiros
O Sesc Pinheiros é um daqueles centros culturais que valem a visita: shows, exposições, oficinas, aulas e esportes são apenas algumas das opções que o espaço promove. Por preços acessíveis, o SESC costuma oferecer chances imperdíveis de assistir ícones brasileiros como Ney Matogrosso, Caetano Veloso e Maria Bethânia no palco. Para ficar de olho na programação de shows e atividades, basta acessar a agenda do Sesc Pinheiros.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!