Guia da Semana

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo

De shows a exposições, veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade!.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é 100% gratuito. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir sem se preocupar com o bolso.

Confira!
 

CINEMA


"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" terá sessões com debate (Foto: Divulgação/Mostra Brazilian Film Series) 

► Mostra Brazilian Film Series @ Vários
Uma pequena amostra do que há de mais diverso no cinema nacional produzido nos últimos anos é tema da mostra Brazilian Film Series, que ainda conta com debate ao lado de diretores, produtores, atores e críticos após cada sessão. Veja aqui a programação completa.
Onde? Espaço Itaú de Cinema Augusta + Cine Matilha + Unibes Cultural
Quando? Até 7/12

 

EXPOSIÇÕES


Produção do artista pernambucano Tunga é tema de mostra no MASP (Foto: Reprodução/masp.org.br)

► Tunga: o Corpo em Obras @ MASP
Em sua última exposição do ano, o Masp apresenta um recorte na produção do pernambucano que foi o primeiro brasileiro a ter uma obra exibida no Museu do Louvre. As cem obras expostas na mostra evidenciam a maneira como o artista trabalhou o erotismo e a sexualidade ao longo de sua carreira. Estreia em 14/12.
Onde? MASP
Quando? Terça a domingo, 10h às 18h (até 11/3/18)

► A História do Castelo Rá-Tim-Bum @ Shopping Center 3
Nino, Biba, Celeste, Pedro, Etevaldo, Tia Morgana. Quem não se lembra desses personagens do Castelo Rá-Tim-Bum? Em paralelo com a mostra no Memorial da América Latina, o Center 3 leva aos seus corredores exposição com fotografias e figurinos da série mais celebrada da TV brasileira.
Onde? Shopping Center 3
Quando?
Segunda a sexta, das 11h às 21h / Sábados e domingo, das 11h às 20h (até 4/2/18)

► Décio Pignatari - Na Arte Interessa o que não @ Galeria Millan
A mostra se propõe a dar um panorama da produção do poeta, destacando sua produção artística através de 30 trabalhos produzidos entre a década de 1950 e os anos 2000.
Onde? Galeria Millan
Quando? Segunda a sexta, 10h às 19h / Domingos, 11h às 18h (até 20/12)

Sou Fujimoto: FUTUROS DO FUTURO @ Japan House
Composta por painéis e pequenas manchetes, a mostra apresenta expõe o trabalho do arquiteto japonês Sou Fujimoto, conhecido por explorar os contrastes entre ambientes internos e externos, construindo espaços em que os dois se confundem.
Onde? Japan House
Quando?
Terça a sábado, 10h às 22h / Domingos, 10h às 18h (até 4/2/18)

► Ocupação Nise da Silveira @ Itaú Cultural
A 37ª edição do programa Ocupação homenageia a psiquiatra Nise da Silveira, levando ao público documentos, entrevistas e um espaço onde o público pode fazer experimentações livres em desenho — uma das técnicas adotadas pela médica em suas terapias.
Onde? Itaú Cultural
Quando? Terça a sexta, 9h às 20h / sábados e domingos, 11h às 20h (até 28/1/18)

► Museu da Empatia @ Parque Ibirapuera
Você já parou para olhar o mundo com os olhos de outras pessoas? É essa a ideia do Museu da Empatia, que chega à área externa do Pavilhão da Bienal com a instalação "Caminhando em seus sapatos...". Saiba mais aqui.
Onde? Parque Ibirapuera
Quando? Terça a sexta, 9h às 19h / sábados e domingos, das 11h às 20h (até 17/12)

► Amélia Toledo: Lembrei Que Esqueci @ CCBB
A partir de métodos e estratégias objetivas, a artista dá forma e sentido poético a materiais diversos, revelando verdades e propondo um jogo instigante regido pelo espaço, pelo tempo e pela memória. A mostra sintetiza a vibrante trajetória de Amelia com obras de grande encantamento e surpreendente atualidade.
Onde? CCBB
Quando? Quarta a segunda, 9h às 21h (até 8/1/18)

► Ready Made in Brasil @ Centro Cultural Fiesp
A mostra inédita celebra o centenário da obra "Fonte", icônico urinol de Marcel Duchamp, traçando uma linha do tempo da influência do artista francês na arte nacional. São cerca de 150 obras de artistas como Tunga, Lygia Clark, e Hélio Oiticica.
Onde? Centro Cultural Fiesp
Quando? Segunda a domingo, 10h às 20h (até 28/1/18)

► (Re)Conhecendo a Amazônia Negra @ Caixa Cultural São Paulo
A Caixa Cultural recebe exposição de fotos de Marcela Bonfim que retrata as populações negras da Amazônia. São 55 imagens que registram as comunidades quilombolas, afro-indígenas, barbadianas (descendentes dos negros que ocuparam as cidades da Amazônia), imigrantes haitianos, além de terreiros e festejos religiosos.
Onde? Caixa Cultural São Paulo
Quando? Terça a domingo, 9h às 19h (até 17/12)

► Negros Indícios @ Caixa Cultural São Paulo
A coletiva articula fotografias, vídeos e performances de 12 artistas negros de diversas regiões do país que têm na arte sua principal força de expressão. As obras colocam o trabalho criativo como forma de se contrapor às adversidades, ao mesmo tempo em que destacam a maior participação dos negros na cena cultural brasileira e uma maior pluralidade na discussão da identidade no Brasil.
Onde? Caixa Cultural São Paulo
Quando? Terça a domingo, 9h às 19h (até 17/12) 

► Retratos, Diálogos da Identidade @ Centro Cultural Fiesp
Última das quatro exposições acordadas para este ano entre a Fiesp e a Magnum, uma das mais importantes agências de fotografia do mundo, "Retratos, Diálogos da Identidade" apresenta ensaios de Steve McCurry, Phillippe Halsman, Martins Parr, Bruce Gilden, Elliott Erwitt e Paolo Pellegrini. As fotografias retratam personagens anônimos e famosos, como os atores Brad Pitt e Kate Winslett.
Onde? Centro Cultural Fiesp
Quando? Segunda a domingo, 10h às 20h (até 27/12)

► Coleção Brasiliana Itaú @ Itaú Cultural
A mostra apresenta 1.300 itens das coleções Brasiliana e Numismática, que juntas somam quase 10 mil obras. Com quase mil itens pinçados pelo curador Pedro Correa do Lago, a coleção Brasiliana apresenta pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, mapas, documentos, livros e caricaturas, entre outros, que retratam o país desde a chegada dos colonizadores, cobrindo cinco séculos de história.
Onde? Itaú Cultural
Quando? Terça a sexta, 9h às 20h / sábados e domingos, 11h às 20h (até 31/12)

 

TEATRO


Texto de Nelson Rodrigues tem remontagem no Sesc Belenzinho (Foto: Ana Alexandrino/Divulgação/Assessoria O Beijo no Asfalto)

► O Beijo no Asfalto @ Sesc Belenzinho
O texto de Nelson Rodrigues é encenado na praça do Sesc Belenzinho. Na trama, Arandir sofre um massacre midiático por atender ao último pedido de um homem que morria após ser atropelado e beijá-lo no meio da rua.
Onde? Sesc Belenzinho
Quando?
Sábados e domingos, 18h (até 10/12)

► Tio Ivan @ Oficina Cultural Oswald de Andrade
Nesta montagem imersiva de "O Tio Vânia", de Antón Tchekhov, o público será levado para dentro da casa da fazenda e percorrerá seus diversos ambientes, testemunhando os dramas dos personagens que vivem nela.
Onde? Oficina Cultural Oswald de Andrade
Quando? Sextas e sábados, 16h (até 16/12)

► Noite de Gala do Circo @ Theatro Municipal
Em comemoração ao Dia do Palhaço (10/12), o Theatro Municipal apresenta um espetáculo que reúne companhias diversas, como a Armário das Almas Cantantes, a Cia. do Relativo e a Cia. Paraladosanjos, e uma série de artistas. Com o tema, "O vidro na visão do passarinho", o espetáculo propõe reflexões acerca do vidro, suas simbologia e seus paradoxos.
Onde? Theatro Municipal
Quando? Sábados, 20h / Domingos, 18h (até 10/12)

► Intervenção Dalloway: Rio dos Malefícios do Diabo @ SELJ
Baseado em "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf, o espetáculo propõe exercitar o olhar sobre a cidade ao conduzir o público pelas ruas. O início da peça acontece na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, onde o público se divide em duplas para caminhar até uma estufa, construída como ponto de observação da cidade.
Onde? Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo
Quando? Segunda a quinta, 16h (até 14/12)

 

SHOWS


Música no Vão leva show gratuito ao vão livre do MASP (Foto: Divulção/Música no Vão/Assessoria)

► Arte na Rua de Natal @ São Paulo 
Para entrar no clima das celebrações de fim de ano, a TV Globo em São Paulo armou um projeto com apresentações musicais para o público que circula nas ruas da cidade, em estações de Metrô e da CPTM. Diferentes artistas vão apresentar ritmos como forró, samba, pop, blues, jazz, hip hop, rock, MPB, além de poesia ao vivo e improvisada.  
Onde? Confira aqui os locais
Quando? Até 17/12

► Cultura Livre SP @ 4-Amarela do Metrô
A Linha 4-Amarela do Metrô surpreende seus passageiros, sempre às 13h, com um cardápio de atrações musicais que passam por todas as estações da linha - é o projeto Cultura Livre SP.
Onde? Linha 4-Amarela do Metrô
Quando? Segunda a domingo, às 13h (até 17/12)  

► Café com Música @ Centro Cultural Fiesp
O Centro Cultural Fiesp embala sua cafeteria com música intimista, sempre de quinta a domingo, até o dia 17 . São apresentações de sax, piano, violino e duo de violões para deixar o seu café ainda mais gostoso.
Onde? Centro Cultural Fiesp  
Quando?
Quinta a domingo, das 12h às 14h e das 17h às 20h (até 17/12) 

► Música no Vão @ MASP
O projeto que leva música brasileira ao Vão Livre do MASP e entrada gratuita às exposições do museu, apresenta este mês a banda Aláfia e toda a sua mistura do funk e candomblé. Vale conferir o show e visitar a mostra "Histórias da Sexualidade" na faixa.
Onde? MASP
Quando? Quinta-feira (7), das 18h às 22h

► Ava Rocha e MC Linn da Quebrada @ Unibes Cultural
Vencedora do Prêmios Multishow 2015 de Melhor Hit e Artista Revelação, Ava Rocha convida MC Linn da Quebrada para show gratuito no Unibes Cultural. Antes da apresentação, tem discotecagem dos DJs Tubarão & Lau e Eu.   
Onde? Unibes Cultural
Quando? Sexta-feira (8), às 20h30

► Caetano Veloso + Criolo + Maria Gadu + Péricles @ Largo da Batata 
Caetano Veloso junta-se a Criolo, Maria Gadu e Péricles para show gratuito em comemoração aos 20 anos do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST).
Onde? Largo da Batata
Quando? Domingo (10), às 14h 

► Jaloo @ Galeria Olido
Depois de quase dois anos trabalhando como DJ, Jaloo apresenta um novo momento em sua carreira, agora com músicas próprias e um show totalmente inovador.  
Onde? Galeria Olido
Quando? Domingo (17), às 18h


PASSEIOS


Árvore de Natal do Ibirapuera é tradição do calendário paulistano (Foto: Shutterstock)

► Árvore de Natal @ Parque Ibirapuera
A tradicional árvore de Natal que todos os anos enfeita o parque Ibirapuera será inaugurada neste sábado (25), às 20h30, com presença do Papai Noel. Esse ano, a estrutura terá 40 metros de altura.
Onde? Parque Ibirapuera
Quando? Segunda a domingo, 5h a 0h

► Feira de Artesanato @ Shopping Praça da Moça
Itens artesanais são vendidos nos mais de 25 estandes desta feira. Há opções de presentes e de peças para decorar a casa.
Onde? Shopping Praça da Mocca
Quando? Sábados, 10h às 22h / Domingos, 12h às 20h 

► Programação de Natal @ Shoppings de São Paulo
Para comemorar a chegada do Natal, os shoppings da cidade prometem levar a mágica da data para as crianças e toda a família com luzes coloridas, árvores de Natal gigantes, corais, e, é claro, o bom e velho Papai Noel. Confira aqui a nossa seleção e não perca nenhum detalhe!

Peças de teatro imperdíveis para assistir em SP em 2017

Confira as melhores peças em cartaz na capital

Exposições imperdíveis em SP em 2017

Mostra de Renato Russo no MIS, obras do inesquecível Tunga e muito mais!

Lançamentos de filmes em 2017

Confira o calendário completo de estreias de 2017

Atualizado em 6 Dez 2017.

Por Redação Guia da Semana
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

De shows à gastronomia: 15 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Homenagem a Elza Soares, jazz em plena Avenida Paulista e bazar vegano de Natal estão entre as opções

Compras em dia: 10 lojas que abriram em SP em 2017 e que você precisa conhecer o quanto antes

Zôdio, Kiko Milano, NBA Store e outras novidades consumistas na capital!

20 lugares incríveis em São Paulo para conhecer usando o metrô

Confira uma lista com museus, restaurantes, prédios históricos e muito mais!

12 peças de teatro, musicais e concertos de Natal em São Paulo

Confira opções na capital para curtir as festas com muita música e cultura

Food Truck Yoki distribui delícias de Natal de graça na Paulista

Ação acontece na próxima sexta-feira, 15/12, em frente o Shopping Center 3

RioZoo estreia programação especial de verão; saiba mais!

Zoológico do Rio terá opções como Vila Temática, árvore de Natal, tirolesa e diversas atividades