Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo

De shows a exposições, veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de fevereiro sem se preocupar com o bolso. Confira:
 

MÚSICA


► HAPPY HOUR NO MUNICIPAL 

Todas as segundas-feiras, sempre às 18h, o Theatro Municipal leva ao público uma série de concertos gratuitos, parte do projeto “Happy Hour”. Boa oportunidade para conferir um programa cultural de pompa na faixa!

QUANDO Segundas, às 18h
ONDE Theatro Municipal


► A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE

No dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 17h, o Sesc Santo Amaro vai realizar uma apresentação com A Banda Mais Bonita da Cidade, com entrada gratuita. O show infantil contará com repertório próprio e interpretação de músicas famosas de outros artistas, com uma proposta interativa e cênica.

QUANDO: 25 de janeiro, às 17h
ONDE: Sesc Santo Amaro

 

EXPOSIÇÕES


A BIBLIOTECA À NOITE 

A mostra concebida pelo artista Robert Lepage e a Companhia Ex Machina é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Alberto Manguel, que também participou da concepção. No livro, o autor aborda dimensões filosóficas, lógicas, arquitetônicas e sociais que fundamentam a existência das bibliotecas. Na exposição, os visitantes passeiam por dez bibliotecas, reais ou imaginárias, em realidade virtual. Para participar da programação integrada da exposição, clique aqui.

QUANDO: 3 de outubro a 10 de fevereiro de 2019
ONDE: Sesc Avenida Paulista


►  PLANETAS DE ZIRALDO

A mostra Os Planetas de Ziraldo tem como ponto de partida o fascínio do cartunista pelo universo. Seu encantamento resultou, ao longo dos anos, em várias obras editadas pela Melhoramentos, como a recente coleção "Os Meninos dos Planetas" e ainda "Flicts", "O Planeta Lilás" e "O Pequeno Planeta Perdido", que acabaram por inspirar a exposição. 

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h 
ONDE: Casa Melhoramentos -  Vila Romana


►  RAIZ

Entre os dias 20 de outubro e 20 de janeiro de 2019, a exposição Raiz fica em cartaz na Oca, no Parque Ibirapuera. Para quem ainda não sabe a respeito, trata-se de uma mostra do artista e ativista chinês Ai Weiwei, que trabalha com escultura, instalações de mídia, fotografia, filme, arquitetura, curadoria e crítica social. 

QUANDO: quarta a sábado, das 9h às 21h 
ONDE: Casa Melhoramentos -  Vila Romana


► BURLE MARX: ARTE, PAISAGEM E BOTÂNICA

Em homenagem a trajetória de Roberto Burle Marx, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia inaugura em 15 de dezembro a mostra Burle Marx: arte, paisagem e botânica. Com curadoria assinada por Cauê Alves, a exposição é dividida em três núcleos, já enunciadas em seu título, evidenciando a faceta polivalente do artista. No total, são cerca de 70 trabalhos, entre desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos paisagísticos e registros de espécies botânicas e de expedições científicas que realizou ao longo da vida.

QUANDO: Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
ONDE: Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia


RUGENDAS, UM CRONISTA VIAJANTE

A partir do dia 12 de janeiro, a Caixa Cultural São Paulo apresenta Rugendas, um cronista viajante, que traz obras do pintor, desenhista, ilustrador, aquarelista e litógrafo alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858). Os trabalhos retratam o Brasil no século XIX. A curadoria é de Angela Ancora da Luz e o projeto tem patrocínio integral da CAIXA e Governo Federal.

QUANDO: Terça-feira a domingo das 09h às 19h
ONDE: Caixa Cultural São Paulo 
QUANTO: grátis


GASTRONOMIA

► FESTIVAL DE AÇAÍ

Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a partir das 11h o Memorial da América Latina recebe o Festival do Açaí, que acontece pela primeira vez no complexo cultural.

QUANDO: 25, 26 e 27 de janeiro
ONDE: Memorial da América Latina 


► FESTIVAL DE PASTEL

Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, o Memorial da América Latina recebe o Festival do Pastel durante o feriado prolongado do Aniversário de São Paulo. O evento gastronômico exalta um dos quitutes mais paulistanos do Brasil, oferecendo sabores variados do salgado de feira. 

QUANDO: 25, 26 e 27 de janeiro
ONDE: Memorial da América Latina


► FESTIVAL DE SORVETE E AÇAÍ

O Festival do Sorvete e Açaí acontece nos dias 25 a 27 de janeiro, das 9h às 19h, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Um pavilhão repleto de delícias geladas, como açaí no pote, na barca com frutas, sorvetes de máquina, sorvete italiano, gelatos especiais, milk shakes, além de fondues, bolos e deliciosos churros com sorvete estarão disponíveis para refrescar crianças e adultos.

QUANDO: 25, 26 e 27 de janeiro
ONDE: Parque da Água Branca


► FESTIVAL DO DOCE DE LEITE 

Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Associação Hokkaido de Cultura e Assistência promove o primeiro Festival de Doce de Leite de São Paulo, com entrada gratuita. Serão diversas opções para os amantes do doce mineiro.

QUANDO: 26 e 27 de janeiro, às 12h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência


► FESTIVAL DE QUEIJO

Nos dias 26 e 27 de janeiro acontece o 2 º Festival de Queijos, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência. Esta edição promete ser ainda melhor e com mais produtores de queijos artesanais.

QUANDO: 26 e 27 de janeiro, às 12h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência

 

PASSEIOS

TOUR GUIADO PELO CENTRO DE SÃO PAULO

A partir de 8 de janeiro, tours guiados gratuitos pelo triângulo histórico do Centro de São Paulo serão oferecidos para quem desejar participar da atividade. Os passeios acontecem às terças-feiras, às 11h, e aos sábados, às 11h e às 14h. Os tours têm cerca de duas horas de duração e saem sempre do Pátio Metrô São Bento, com retorno ao mesmo local.

QUANDO: terças-feiras, às 11h, e aos sábados, às 11h e às 14h
ONDE: ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia


JOGOS DE VERÃO MIX

Entre os dias 13 e 27 de janeiro, a Rádio Mix FM realiza a nova edição dos Jogos de Verão, que vai transformar o Parque Villa-Lobos em uma grande arena esportiva cultural. Quem visitar o parque durante os domingos de janeiro poderá participar de campeonatos esportivos, relaxar e até mesmo curtir shows com cantores convidados pela rádio.

QUANDO: domingos, a partir das 8h e show de encerramento às 16h
ONDE: Parque Villa-Lobos (se inscrever)


VERÃO CARTOON

Entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro, o Parque Villa-Lobos recebe o Verão Cartoon 2019. Cheio de atividades, brincadeiras e muito calor, o evento promete animar a criançada e toda a família. 

QUANDO: Sábado (19) e sexta (25), das 12h às 18h | Sábado (26 e 02) e Domingo (20, 27 e 03), das 10h às 18h
ONDE: Parque Villa-Lobos (se inscrever)


► ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NA VILA BUTANTAN

Entre os dias 24 e 27 de janeiro, diversos cantores e duplas sertanejas vão subir ao palco da Vila Butantan para uma festa sertaneja das boas, que promete agitar o feriado prolongado do aniversário de São Paulo. Abrindo a festança, já na quinta-feira, dia 24, acontece a tradicional ‘Quintaneja’ da Vila, das 18h às 21h, com a presença do cantor De Lukka - figura conhecida da noite de São Paulo. Serão mais de 5 shows ao longo do feriado.

QUANDO: 24 a 27 de janeiro
ONDE: Vila Butantan 


► FESTIVALMA 

A praia dos paulistanos, Av. Paulista, receberá o maior festival de cultura surf do país: Festivalma. A 13ª edição do evento ocupará a sede do Centro Cultural FIESP entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro com arte, música, cinema e uma programação completa sobre o tema "Brasil do Surf". Nos dias 25 e 27 vai rolar uma programação especial de shows.

QUANDO: 25 de janeiro e 3 de fevereiro (programação completa aqui)
ONDE: Centro Cultural FIESP


► CINEMA NO LARGO DA BATATA

No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, o Cine SP Inclusão 2019, carreta de cinema que promove a democratização da cultura, oferecerá uma programação de qualidade para o paulistano, no Largo da Batata. - Serão quatro filmes por dia e é só chegar com 30 minutos de antecedência e retirar senha.

QUANDO: 25 a 27 de janeiro, das 10h às 19h
ONDE: Largo da Batata


► TROVADORES URBANOS 

Dia 25 de janeiro acontece a primeira “Seresta de Sexta” do ano na casa dos Trovadores Urbanos. Eles nasceram há mais de 28 anos e, desde então, São Paulo resgatou o romantismo das serenatas nas janelas, das serestas cheias de afeto, provando que mesmo essa megalópole tem seus momentos de doçura. Nesse dia, canções de todos os tempos de paulistanos consagrados serão cantadas pelo grupo comemorando o aniversário de 465 anos da capital paulista e todos os participantes poderão visitar a sala Silvio Caldas, homenagem a esse grande seresteiro paulista

QUANDO: 25 de janeiro, às 20h
ONDE: Rua Aimberê, 651 – Perdizes - SP


► KERO COCO BEM ESTAR

A primeira edição do KERO COCO® Bem-estar acontece no dia 20 de janeiro e se estende até 31 de março. A nova campanha de KERO COCO®, #FeitoComANatureza, convida seus consumidores a se conectarem com a natureza. Uma série de eventos gratuitos e abertos ao público serão realizados durante o verão no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

QUANDO: 20 de janeiro a 31 de março, das 9h às 12
ONDE: Parque Villa-Lobos 


PASSEIOS BATE E VOLTA 

As cidades próximas a São Paulo são alternativas perfeitas para aqueles dias em que tudo o que queremos é sair da rotina e explorar lugares novos. Com roteiros para todos os gostos e bolsos, esses passeios são ideais para serem feitos durante um final de semana ou até mesmo em um feriado. (Confira aqui a lista de passeios bate e volta gratuitos)

10 lugares incríveis em São Paulo para conhecer de trem

Confira um roteiro com pontos turísticos que ficam pertinho das estações da CPTM

Shopping VillaLobos revitaliza sua tradicional Feira de Orgânicos; saiba mais!

Com nova estrutura, o espaço contará com diversas atividades, além de produtos frescos e sem adição de agrotóxico

10 passeios perfeitos para quem acha que a quinta é a nova sexta

Esses programas existem para reforçar a teoria de que quinta é quase sexta!


Por Amanda Matos

Atualizado em 22 Jan 2019.

Mais notícias

De shows internacionais a espetáculos: T4F faz promoção '2 ingressos por 1' em comemoração ao Aniversário de São Paulo

Na Cidade

Programação grátis em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Na Cidade

O que fazer em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019

Na Cidade

Casarão na Avenida Paulista recebe Casa Chester Cheetah; saiba mais!

Na Cidade

7 lugares que inauguram em São Paulo em 2019 para ficar de olho

Na Cidade

De festas pré-Carnaval a show do Paulinho da Viola: 17 eventos imperdíveis em São Paulo neste fim de semana

Na Cidade