Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo

De shows a exposições, veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de fevereiro sem se preocupar com o bolso. Confira:
 

MÚSICA

► HAPPY HOUR NO MUNICIPAL 

Todas as segundas-feiras, sempre às 18h, o Theatro Municipal leva ao público uma série de concertos gratuitos, parte do projeto “Happy Hour”. Boa oportunidade para conferir um programa cultural de pompa na faixa!

QUANDO: Segundas, às 18h
ONDE: Theatro Municipal

 

GASTRONOMIA

► FESTIVAL DO MILK SHAKE NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Memorial da América Latina recebe o delicioso Festival do Milk-Shake, que nesta edição vai contar com iguarias especiais [ara o Dia das Crianças. Com entrada gratuita, o evento rola no sábado e domingo, das 11h às 21h.

QUANDO: sábado e domingo, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina 
QUANTO: entrada gratuita


► FESTIVAL DA BATATA

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Memorial da América Latina recebe o Festival da Batata. Com entrada gratuita, o evento acontece das 11h às 21h. O festival vai comemorar o Dia das Crianças com muita batata frita, assada, em sanduíche, espiral, temperada, doce, em tortas, brioches, pães, rosti, suíça, gratinada, no escondidinho, em panquecas, nhoque, coxinhas, bolinhos, croquetes e até na salada.

QUANDO: sábado e domingo, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina 
QUANTO: entrada gratuita


► RHINO FOOD

Entre os dias 11, 12 e 13 de outubro, o bairro do Butantã recebe o "Festival Gastronômico Rhino Food”. O evento acontece na Praça Zaphira Vieira Leite e traz um passeio pelo mundo dos sabores com o melhor da gastronomia. O evento ainda conta com uma feira de artesanato com mais de 30 expositores. Entre opções doces e salgadas não faltam hambúrgueres artesanais, cachorro quente, brownies, fondues de frutas, brigadeiros artesanais, pasteis, espetinhos, costela e diversas comidas especiais. Sem contar as cervejarias artesanais - serão mais de 20 rótulos. O evento ainda conta com música ao vivo e um amplo espaço kids. 

QUANDO: sexta, das 18h às 22h | sábado e domingo, das 11h às 22h
ONDE: Praça Zaphira Vieira Leite, Butantã
QUANTO: entrada gratuita

 

TEATRO

DOPAMINA

O Dopamina é uma noite de comédia Stand Up experimental gratuita estrelada por 19 comediantes mulheres que está em temporada no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, todas as quartas, até dezembro.

QUANDO: quartas, às 21h
ONDE: Teatro Pequeno Ato [Rua Dr Teodoro Baima, 78]
QUANTO: entrada gratuita - é necessário fazer a reserva clicando aqui

 

EXPOSIÇÕES

► TSUYOSHI TANE | ARQUEOLOGIA DO FUTURO - MEMÓRIA & VISÃO

A  arquitetura japonesa, referência no cenário internacional, é novamente evidenciada na Japan House São Paulo. De 06 de agosto a 13 de outubro, o espaço recebe a exposição "Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro - Memória & Visão", que apresenta em detalhes o trabalho de Tsuyoshi Tane, arquiteto nipônico destaque na cena mundial atual.

QUANDO: de terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h
ONDE: 


► INVENÇÕES HÍBRIDAS

Até 3 de novembro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a mostra ‘Invenções Híbridas’, do artista paulista Paulo Nenflidio, que explora, de forma inovadora, o elo entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia. Sob a curadoria de Fernanda Vogas, a exposição apresenta 18 obras criadas pelo artista nos últimos 15 anos. Além do reconhecido valor estético, as peças apresentam aspectos interdisciplinares, onde estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias.

QUANDO: de terça a domingo, das 9h às 19h
ONDE: 


► A ARTE DE ELIFAS ANDREATO NA MÚSICA BRASILEIRA

Até 5 de outubro, o Museu Afro Brasil recebe a exposição A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira, que reúne retratos de gente como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, Gilberto Gil, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Tim Maia, Milton Nascimento, Criolo, João Bosco, entre outros. A seleção de obras inclui originais (alguns deles nunca antes expostos) e algumas reproduções, como o cartaz para os 50 anos da Semana de Arte Moderna.

QUANDO: de 20 de agosto a 5 de outubro
ONDE: 


► PAISAGENS DE VAN GOGH

Até 15 de setembro, o Vão Central do Shopping Pátio Higienópolis recebe a exposição imersiva Paisagem de Van Gogh, que ocupa cerca de 250 metros do espaço. Inspirada em paisagens retratadas em cinco das suas telas mais famosas e nas centenas de cartas pessoais que o pintor holandês escreveu ao longo da vida, a mostra convida o visitante a entrar no universo do artista por meio de recursos de cores e sons e a conhecer um pouco de sua vida e impressões do mundo por meio de trechos de suas cartas pessoais, apresentadas por narrador em off.

QUANDO: de segunda a sábado, das 13h às 21h | domingos e feriados, das 14h às 20h  [até 15 de setembro]
ONDE: 


► NUNO - POÉTICAS TÊXTEIS CONTEMPORÂNEAS

O universo têxtil japonês com sua riqueza e variedade de tecidos e estampas é a nova vertente da cultura japonesa a ser apresentada na Japan House São Paulo por meio da exposição ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas’, em cartaz até 27 de outubro. A mostra destaca peças criadas pela designer japonesa Reiko Sudo, da marca NUNO, que desenvolve linhas estéticas, materiais e técnicas, muitas vezes reinterpretando a tradição têxtil do Japão para o mundo contemporâneo.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h [até 27 de outubro]
ONDE: 


► PINA NO JK

Até 15 de outubro, o Shopping JK Iguatemi e a Pinacoteca de São Paulo apresentam o projeto Pina no JK, em que obras do grande acervo do museu são exibidas no 1º e 2º piso do Shopping JK Iguatemi. As peças em questão são fotografias de autoria dos artistas paulistas Armando Prado e Cristiano Mascaro.

QUANDO: segunda-feira a sábado, das 10h às 22h | domingo, das 11h às 22h
ONDE: Shopping JK Iguatemi 
 

 

PASSEIOS

► 3ª FEIRA DO FUTEBOL DO PÁTIO METRÔ SÃO BENTO

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Pátio Metrô São Bento receberá a 3ª Feira de Futebol. A nova edição da feira terá atividades voltadas para o público infantil e juvenil, em lembrança ao Dia das Crianças. O evento reunirá 11 expositores no primeiro dia e 13 no segundo. Os estandes terão uma variedade de produtos ligados ao futebol, como camisas antigas de clubes nacionais, internacionais e seleções, além de produtos autorais, como quadros e camisetas. Além disso, no dia 12 o evento terá uma variedade de jogos, como futebol de botão, pebolim, chute a gol e air game para celebrar também o Dia das Crianças. Outra atração do segundo dia será o mesão de troca. Presente desde a primeira edição da feira, o mesão servirá para quem quiser levar seus uniformes e tentar trocá-los.

QUANDO: sexta e sábado, das 10h às 18h
ONDE: Boulevard do Metrô São Bento
QUANTO: entrada gratuita


► FESTIVAL DAS LUZES DE SÃO PAULO

A segunda edição do Festival das Luzes de São Paulo acontece em três finais de semana de outubro e ressignifica monumentos, prédios e pontos importantes da capital paulista. A primeira ação ocorre entre os dias 11 e 13, no Edifício Anchieta, que receberá uma projeção com desenhos de crianças, que foram criados especialmente para o espetáculo.

QUANDO: sexta e sábado, das 20h às 22h
ONDE: Edifício Anchieta
 

DIA DAS CRIANÇAS

► DIA DAS CRIANÇAS NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Com entrada gratuita, nos dias 12 e 13 de outubro, o Parque da Água Branca contará com uma programação especial para agitar o Dia das Crianças, a partir das 9h. Os pequenos poderão desfrutar de um delicioso Festival de Chocolate, Milk-Shake e Waffles, com diversas guloseimas de dar água na boca. A diversão fica completa com vários brinquedos infláveis para a criançada, a preços populares. Haverá, ainda, atividades tradicionais super divertidas como bambolê, peão, jogos de tabuleiro, corda e muito mais. O público confere também, opções de alimentação para todos os gostos, com o melhor da culinária brasileira e oriental, e um espaço repleto de bazares, com vários produtos de artesanato e variedades.

QUANDO: sábado e domingo, das 9h às 19h
ONDE: Parque da Água Branca
QUANTO: entrada gratuita


► FESTIVAL BRINCAR NO PARQUE VILLA-LOBOS

Nos dias 12 e 13 de outubro, a Ilha Musical do Parque Villa Lobos vai receber o “Festival Brincar”, um evento em comemoração ao Dia das Crianças. O festival busca resgatar as brincadeiras antigas, uma forma de intensificar o conceito do brincar e incentivar a garotada a deixar os eletrônicos de lado. Entre elas estão pular corda, bambolê, amarelinha, pega-pega, brincadeiras de rua (taco e corda) e caça as meias do Beleleu com Saci. Os brinquedos infláveis também fazem parte da festa! Serão escorregadores, pula-pula, piscina de bolinhas e cama elástica. Além disso, terão oficinas de pintura, de fantasia e de brinquedos com produtos recicláveis, no qual as crianças vão fazer seus próprios brinquedos e pintura facial.

QUANDO: sábado e domingo, das 09h às 20h
ONDE: Parque Villa Lobos
QUANTO: entrada gratuita


VEJA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE DIA DAS CRIANÇAS 2019 EM SÃO PAULO


► SHOPPING FREI CANECA

No dia 12, o shopping recebe um divertido show de Mágica no Piso 1, às 16h. A programação continua no dia 13, com a contação de história “O Flautista de Hamelin”. O conto fala de uma terrível invasão de ratos que assola Hamelin, deixando a população desesperada. Quando todas as tentativas em acabar com a praga parecem frustradas, surge um misterioso flautista, que promete livrar a cidade dos ratos, mediante o pagamento. Ele cumpre a promessa, mas quando volta para receber suas moedas de ouro é enganado pelas autoridades. O flautista, então, decide tirar da cidade seu bem mais precioso: as crianças.

QUANDO: dia 12 e 13 de outubro
PREÇO: grátis
ENDEREÇO: R. Frei Caneca, 569 – Consolação
 

VEJA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE DIA DAS CRIANÇAS 2019 NOS SHOPPINGS DE SÃO PAULO

 

CINEMA

► A VOLTA PARA CASA

QUANDO: 10 de outubro, às 18h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► PARANORMAN

QUANDO: 5 de outubro, às 12h
ONDE:  Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► OS SEM FLORESTA

QUANDO: 6 de outubro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► MOGLI, O MENINO LOBO

QUANDO: 6 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho 
QUANTO: entrada gratuita


► DUMBO

QUANDO: 13 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho 
QUANTO: entrada gratuita


► PETS - A VIDA SECRETA DOS BICHOS 2

QUANDO: 13 de outubro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


►  O MENINO NO ESPELHO

QUANDO: 13 de outubro, às 13h
ONDE: Sesc Vila Mariana
QUANTO: entrada gratuita


► TORRENTES DE PAIXÃO

QUANDO: 15 de outubro, às 20h
ONDE: Sesc Pinheiros
QUANTO: entrada gratuita


► O ESTRANHO MUNDO DE JACK

QUANDO: 19 de outubro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► CASTELO RÁ-TIM-BUM O FILME

QUANDO: 19 de outubro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► POKÉMON - DETETIVE PIKACHU

QUANDO: 20 de outubro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► MEU AMIGO, O DRAGÃO

QUANDO: 20 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho 
QUANTO: entrada gratuita


► A FAMÍLIA ADDAMS

QUANDO: 26 de outubro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita 


► RATATOUILLE

QUANDO: 27 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho 
QUANTO: entrada gratuita 


► X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

QUANDO: 30 de outubro, às 15h30
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita

 

PASSEIOS BATE E VOLTA 

As cidades próximas a São Paulo são alternativas perfeitas para aqueles dias em que tudo o que queremos é sair da rotina e explorar lugares novos. Com roteiros para todos os gostos e bolsos, esses passeios são ideais para serem feitos durante um final de semana ou até mesmo em um feriado. (Confira aqui a lista de passeios bate e volta gratuitos)

10 lugares incríveis em São Paulo para conhecer de trem

Confira um roteiro com pontos turísticos que ficam pertinho das estações da CPTM

10 passeios perfeitos para quem acha que a quinta é a nova sexta

Esses programas existem para reforçar a teoria de que quinta é quase sexta!


Por Amanda Matos

Atualizado em 11 Out 2019.

Mais notícias

20 passeios imperdíveis em São Paulo nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2019

Na Cidade

9 passeios para fazer sozinho aos domingos em São Paulo

Na Cidade

Programação dos shoppings de São Paulo para o Dia das Crianças 2019

Na Cidade

O que fazer em São Paulo no Dia das Crianças 2019

Na Cidade

18 eventos imperdíveis em São Paulo nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2019

Na Cidade

Programação de cinema gratuito (ou muito barato) em São Paulo em outubro de 2019

Na Cidade