Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

Confira o melhor da programação grátis em São Paulo

De shows a exposições, veja quais são as atrações gratuitas imperdíveis da cidade.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por sua efervescência cultural. São diversos eventos - de peças de teatro a shows, mostras de filmes a passeios - que acontecem diariamente na cidade. E o melhor? A maioria deles é de graça. 

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um roteiro cultural para você se divertir no mês de fevereiro sem se preocupar com o bolso. Confira:
 

MÚSICA


► HAPPY HOUR NO MUNICIPAL 

Todas as segundas-feiras, sempre às 18h, o Theatro Municipal leva ao público uma série de concertos gratuitos, parte do projeto “Happy Hour”. Boa oportunidade para conferir um programa cultural de pompa na faixa!

QUANDO Segundas, às 18h
ONDE Theatro Municipal
 

EXPOSIÇÕES


 O LEGADO DE UM ÍDOLO

As estações Paraíso República do Metrô de São Paulo vão receber a exposição "O Legado de um Ídolo" (em parceria com o Instituto Ayrton Senna), que narra a história do Instituto que leva o nome do maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos.

QUANDO: 10 de agosto a 31 de dezembro
ONDE: (confira aqui a programação completa)


 AI-5 50 ANOS - AINDA NÃO TERMINOU DE ACABAR 

Entre os dias 4 de setembro e 04 de novembro, o Instituto Tomie Ohtake promove a exposição "AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar", exposição que busca discutir os custos da retirada de direitos democráticos para o imaginário cultural do País, em resposta aos 50 anos do Ato Institucional No. 5, marco do agravamento do totalitarismo da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).

QUANDO: Terça a domingo, das 11h às 20h (até 4/11)
ONDE: Instituto Tomie Ohtake


► MOSTRA BOB WOLFENSON: RETRATOS

Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, Bob transita com a mesma destreza entre a publicidade e a arte. Ao longo de seus quase 50 anos de carreira, é responsável por alguns dos retratos mais marcantes da iconografia brasileira recente. Com curadoria de Rodrigo Villela, a exposição apresenta ao público diferentes aspectos de uma atividade profissional intensa e convida a um singular passeio pelos costumes e protagonistas das últimas décadas de nossa história.

QUANDO: Sexta e sábado, das 10h às 19h | Domingos, das 10h às 17h (até 9/12)
ONDE: Espaço Cultural Porto Seguro


BICHOS DO BRASIL 

A exposição retrata animais da fauna brasileira, como tamanduá bandeira, tatu-bola, anta, peixe-boi, quati, ouriço e paca, entre outros. As obras são da artista plástica Walkiria Barone, que representa a riqueza da fauna brasileira com sua arte atraente e colorida, possibilitando ao público conhecer ou relembrar diferentes espécies de animais do Brasil.

QUANDO: Segunda a Quinta, das 8h30 às 20h | Sexta, das 8h às 17h| Sábado, das 8h30 às 11h30 (até 12/11)
ONDE: Centro Britânico Idiomas


► DIMENSÃO 

A mostra, que tem assinatura do duo Nonotak Studio e curadoria da THE FORCE, apresenta instalações imersivas, obras cinéticas e luminosas, além de trilha sonora própria, propondo uma experiência que subverte as noções de tecnologia e arquitetura por um viés poético e contemporâneo.

QUANDO: de terça a sábado: das 10h às 22h | domingos e feriados: das 10h às 18h (até 6/1/19)
ONDE: Japan House


A BIBLIOTECA À NOITE 

A mostra concebida pelo artista Robert Lepage e a Companhia Ex Machina é inspirada no livro de mesmo nome do escritor Alberto Manguel, que também participou da concepção. No livro, o autor aborda dimensões filosóficas, lógicas, arquitetônicas e sociais que fundamentam a existência das bibliotecas. Na exposição, os visitantes passeiam por dez bibliotecas, reais ou imaginárias, em realidade virtual. Para participar da programação integrada da exposição, clique aqui.

QUANDO: 3 de outubro a 10 de fevereiro de 2019
ONDE: Sesc Avenida Paulista 


► MÃE PRETA 

 As conhecidas imagens das amas-de-leite negras, registradas de meados do século XIX ao início do século XX, são o ponto de partida da pesquisa das artistas Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa para a realização da exposição "Mãe Preta", que recebeu o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais de 2016. 

QUANDO: De segundas a sextas, das 11h às 19h | sábados e domingos, das 11h às 21h (até 25/11)
ONDE: Funarte


► A LIGHT UN LIGHT

A moda contemporânea do Japão é a nova faceta a ser revelada pela Japan House São Paulo, que embarca no mundo fashion com a exposição A Light Un Light de 06 de novembro 06 de janeiro de 2019. Com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, a mostra apresenta itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações.

QUANDO: Terça-feira a Sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 18h (de 6/11 a 6/1)
ONDE: Japan House São Paulo

 

CINEMA


► CINE MENINADA

O projeto do Sesc Bom Retiro dedicado a exibição de filmes infantis apresenta, em maio, as animações "A Casa Monstro", "Os Smurfs 2" e "As Aventuras de Tintim".

QUANDO: Sábados, às 12h 
ONDE: Sesc Bom Retiro


► CINECLUBINHO

O projeto do CineSesc dedicado a exibição de filmes infantis apresenta, em maio, os filmes "O Menino da Floresta", "A Sociedade Secreta de Souptown" e "O Reino dos Gatos".

QUANDO: Domingos, às 11h
ONDE: CineSesc


GASTRONOMIA


► FESTIVAL DO CAMARÃO 

Frito, cozido, empanado e com um limãozinho...Camarão é tudo de bom! E se você não dispensa essa e outras delícias do mar, não pode perder esse festival. E para aqueles que não são muito chegados a camarões, o espaço ainda oferece hambúrgueres, crepes, batatas , sanduíches de porco e de linguiça artesanal, batata espiral, fogazzas, espetinhos, comida mexicana, pastel, yakissoba. Tudo isso acompanhado por cervejas artesanais e chopes geladinhos.

QUANDO: 17 e 18 de novembro, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina 


FESTIVAL DO PESCADO E FRUTOS DO MAR

Camarões Assados servidos no espeto e a Paella à Marinera gigante são as marcas registradas deste evento, realizado na Ceagesp desde 2013. Neste ano, o público terá também pratos fixos especiais às quartas e às quintas-feiras. Toda quarta-feira será dia de Caranguejada. Às quintas, o cardápio será reforçado com Ostras, para comer à vontade. Todas as semanas serão servidos pratos feitos com três peixes diferentes, para mostrar a diversidade de produtos comercializados no Setor de Pescados da Ceagesp. Salmão, Meca e Bacalhau são os peixes escalados para a primeira semana do Festival. A  recepção do público já começa com os pratos de entrada, como Casquinha de Siri e Acarajé. 

QUANDO: 5 de setembro a 16 de dezembro
ONDE: Ceagesp

 

PASSEIOS BATE E VOLTA 

As cidades próximas a São Paulo são alternativas perfeitas para aqueles dias em que tudo o que queremos é sair da rotina e explorar lugares novos. Com roteiros para todos os gostos e bolsos, esses passeios são ideais para serem feitos durante um final de semana ou até mesmo em um feriado. (Confira aqui a lista de passeios bate e volta gratuitos)

10 lugares incríveis em São Paulo para conhecer de trem

Confira um roteiro com pontos turísticos que ficam pertinho das estações da CPTM

Shopping VillaLobos revitaliza sua tradicional Feira de Orgânicos; saiba mais!

Com nova estrutura, o espaço contará com diversas atividades, além de produtos frescos e sem adição de agrotóxico

10 passeios perfeitos para quem acha que a quinta é a nova sexta

Esses programas existem para reforçar a teoria de que quinta é quase sexta!


Por Amanda Matos

Atualizado em 12 Nov 2018.

Mais notícias

O que fazer com as crianças em São Paulo nas férias de janeiro de 2019

Na Cidade

Festival de Cerveja Artesanal, Show do Matheus & Kauan e mais 24 eventos imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Na Cidade

Conheça 10 lugares que estão fazendo sucesso em São Paulo

Na Cidade

Programação de Natal nos Shoppings de São Paulo 2018

Na Cidade

Passeios grátis ou bem baratinhos em São paulo em novembro de 2018

Na Cidade

10 lugares incríveis para conhecer na Rua dos Pinheiros em São Paulo

Na Cidade