A cidade de São Paulo está com uma agenda recheada de atrações culturais imperdíveis no final de semana dos dias 25, 26 e 27 de julho: tem shows, exposições, teatro e festivais para todos os gostos.
Entre os destaques, está o Festival Fest Memorial, festa junina que também conta com área sem glúten no Memorial da América Latina. E, para quem é fã de Herson Capri e Caio Blat, no Teatro Renaissance, as duas últimas apresentações da peça Memórias do Vinho.
Quer aproveitar o melhor do fim de semana? Veja abaixo a seleção do Guia da Semana com os principais eventos e passeios para curtir São Paulo ao máximo neste fim de semana:
Confira

Thalma de Freitas| Show
Em 25 de julho, no Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Casa Natura Musical recebe em seu palco a artista Thalma de Freitas com o show Serendipidades. Uma das grandes vozes do Brasil, a cantora e atriz vai interpretar canções como Oração, Sorte e Ondas, presentes em Sorte, trabalho feito em parceria com John Finbury, que recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino.
- Quando: 25 de julho (sexta-feira)
- Onde: Rua Artur de Azevedo, 2134 - Pinheiros

Whindersson Nunes | Show
Whindersson Nunes é um dos artistas mais influentes e queridos do Brasil. Nascido em Bom Jesus, no Piauí, começou sua trajetória no humor com vídeos caseiros no YouTube, mas sua ascensão rápida o levou a arenas lotadas e produções cinematográficas. O comediante revolucionou o humor, sempre abordando temas cotidianos com autenticidade e conectando-se com milhões de fãs ao longo dos anos. Atualmente, com a turnê “Isso Definitivamente Não é um Culto”, Whindersson apresenta um espetáculo que marca uma nova fase do artista, reunindo humor, reflexão e autenticidade.
- Quando: 26 de julho (sábado)
- Onde: Espaço Unimed [Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda]

Negra Li | Show
Após o lançamento do aguardado álbum O Silêncio que Grita, Negra Li apresenta ao vivo o show que marca uma nova fase em sua carreira. O setlist inclui os aclamados singles Black Money e Fake, além das demais faixas do novo disco. O show também revisita sucessos marcantes da sua trajetória, como Você Vai Estar na Minha, Não É Sério e o tema de abertura da novela "Vai na Fé". Com um discurso necessário, Negra Li entrega um espetáculo que é celebração e manifesto. O Silêncio que Grita é mais do que um show, é a voz de uma mulher preta, artista e mãe que transforma sua história em arte, resistência e inspiração.
- Quando: 26 de julho (sábado)
- Onde: Casa Natura Musical [Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros]

Fest Memorial | Na Cidade
O Arraiá do Memorial da América Latina volta a ocupar o espaço com novas atrações, mantendo acesa a chama da tradição e do trabalho criativo. A festa junina também conta com o Festival do Milho, Festival Sem Glúten e Festival de Quadrilhas, todos com entrada gratuita. O evento conta com mais de 90 tendas e food trucks, programação de 30 horas de shows e apresentações de 100 artistas, além de área kids.
- Quando: 26 e 27 de julho (sábado e domingo), das 11h às 21h
- Onde: Memorial da América Latina [Avenida Mário de Andrade, 664 Portões 8, 9 e 13 - Barra Funda]

Marcos e Belutti | Show
A consagrada dupla se apresenta em uma noite especial, trazendo ao público seus maiores sucessos e novidades que prometem emocionar e animar a plateia. Com uma carreira marcada por inovação, os artistas consolidaram-se como um dos principais nomes do gênero. Marcos & Belutti unem a tradição do gênero a elementos contemporâneos, criando uma sonoridade envolvente. Os dois irão apresentar, além de seus clássicos, também o recente projeto “Energia”, gravado em um formato intimista e inovador, combina simplicidade e tecnologia para criar uma experiência visual e sonora imersiva.
- Quando: 25 de julho (sexta-feira)
- Onde: Espaço Unimed [Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda]

Cenas da Menopausa | Teatro
'Cenas da Menopausa' é uma peça sobre as mulheres com 50+ e as suas vivências no “segundo ato” da vida, através de números com paródias musicais. A história acompanha Teresa, uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos e sobrecarregada no trabalho como corretora de imóveis. Entre as responsabilidades do dia a dia, ela se depara com algo inesperado: os primeiros sintomas da menopausa.
- Quando: 25 e 26 de junho (sexta-feira e sábado)
- Onde: Teatro Claro Mais SP [Shopping Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia]

O Pai | Teatro
A premiada peça O Pai, escrita pelo francês Florian Zeller, recebe neste final de semana, uma montagem brasileira para comemorar os 70 anos de carreira de Fulvio Stefanini. Com tom poético e um leve humor requintado, a peça trata sobre os cuidados da filha com o seu pai, André, quando ele começa a perder a memória, de forma comovente e com leveza e sensibilidade. A peça convida o público a pensar sobre diversas questões, como a convivência familiar, o envelhecimento e as nossas escolhas na vida.
- Quando: 26 e 27 de julho (sábado e domingo)
- Onde: Teatro UOL [Avenida Higienópolis, 618 - Higienópolis]

Festival Pina Praça: Latinitudes | Na Cidade
O museu realiza a segunda edição do Festival Pina Praça, no edifício Pinacoteca Contemporânea. Dando fôlego à programação cultural do museu, o evento é gratuito.
Por meio de uma variedade de expressões artísticas, a curadoria da edição oferece um programa que reúne produções que se relacionam com conceitos comuns e partilhados da América Latina, reforçando conexões identitárias, sociais, migratórias, políticas, ancestrais e ambientais partilhadas entre as diferentes culturas.
A Pina também recebe a feira criativa e gastronômica Cultura Circular, iniciativa que realiza edições itinerantes em espaços públicos e culturais, trazendo 30 expositores com trabalhos autorais de design, moda, acessórios e gastronomia. O Festival também encerra a programação da Escola Feminista de Pintura, com a presença de Ad Minuliti oferecendo oficinas práticas de pintura sobre a partir da abstração de artistas latino-americanas.
Confira a programação completa
26 de julho, sábado
10h às 19h | Cultura Circular – Feira criativa e gastronômica (em parceria com a Feira de Economia Criativa)
10h30 | Oficinas livres de arte Experimenta!
14h | Oficinas livres de arte Experimenta! e oficina com Ad Minoliti na Escola Feminista de Pintura
15h | Performance O Despertar dos Corpos Espíritos, com Carolina Velazquez
15h30 | Sessão de vídeos ao ar livre: Cine Praça I – Migração, bordas, trânsitos e histórias com a première do vídeo “Radiola de Promessa”, de Gê Viana
18h | Show: Célia Sampaio canta Jamaica Brasileira
27 de julho, domingo
10h às 19h | Cultura Circular – Feira criativa e gastronômica
10h30 | Oficinas livres de arte Experimenta!
14h | Oficinas livres de arte Experimenta! e oficina com Ad Minoliti na Escola Feminista de Pintura
15h | Performance Mirroring Lengger – Gallo Galinha, com Elyla em colaboração com Otniel
15h30 | Sessão de vídeos ao ar livre: Cine Praça II – Auto-invenção, pertencimento, celebração e memória
18h | Show: Brisa Flow canta Rosas Brancas
Confira mais informações sobre a programação completa no site.
- Quando: 26 e 27 de julho (sábado e domingo), das 11h às 19h
- Onde: Edifício Pinacoteca Contemporânea – Praça do museu

Mulheres Atingidas por Barragens | Exposição
Nestes últimos dias, a mostra Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos reúne 34 arpilleras produzidas pelo Coletivo Nacional de Mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). O coletivo passou a utilizar a técnica em 2013 para abordar temas como a violência doméstica, a ruptura de vínculos entre a terra e a comunidade e os impactos das barragens e da poluição de rios na pesca e na subsistência das famílias. As peças foram confeccionadas coletivamente por mulheres de todo o Brasil, em rodas de bordado organizadas pelo coletivo, como expressão de suas vivências e lutas diante dos impactos sociais e ambientais causados pela construção, operação e pelo rompimento de barragens.
- Quando: 25, 26 e 27 (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: MASP [Av. Paulista, 1578 - Bela Vista]

VEM – Venha Experimentar Música | Na Cidade
O Sesc Consolação integra a 4ª edição do VEM – Venha Experimentar Música, realizado pelo Sesc São Paulo, com atividades gratuitas que ampliam as ações dos Centros de Música e convidam o público a explorar a criação sonora. Com foco nas relações entre música e tecnologia, a programação reúne vozes femininas da cena contemporânea, experimentações eletrônicas, educadores e pesquisadoras(es).
Confira a programação
25, 26 e 27 de julho | 4 Cantos: Instalação Sonora por André Damião
A obra convida o público a explorar sons e imagens em tempo real, manipulando sintetizadores e animações gráficas a partir de televisores de tubo e tapetes sensoriais.
25 de julho, às 19h | Oficina: Música Eletrônica, Ruído, Instrumentos e Criação Intuitiva
Bebé Salvego e Felipe Salvego abordam a criação musical eletrônica a partir da experimentação com sons, ruídos e frequências do cotidiano.
26 de julho, às 20h | Cine Concerto: “Alien, o Oitavo Passageiro”
Dir. Ridley Scott, 1979, Reino Unido/EUA, 116min
Para os amantes de cinema, a programação audiovisual traz os cines concertos no Teatro Anchieta, com o duo Caranguejo-Escorpião que executa trilhas sonoras ao vivo para o filme. A sessão é gratuita.
27 de julho, 18h | Cine Concerto: “Daft Punk’s Electroma”
Dir. Daft Punk, 2006, EUA/França, 72min
Para os amantes de cinema, a programação audiovisual traz os cines concertos no Teatro Anchieta, com o duo Caranguejo-Escorpião que executa trilhas sonoras ao vivo para o filme. A sessão é gratuita.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Sesc Consolação

Férias no Museu do Futebol | Na Cidade
O projeto "Férias no Museu" é uma iniciativa para envolver crianças de diversas idades em atividades lúdicas, educativas e interativas, durante o período de férias escolar. Oferece contação de histórias, oficinas e atividades esportivas. Ideal para famílias que buscam aproveitar as férias de maneira divertida ao ar livre.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Museu do Futebol [Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu]

Cacunda | Teatro
O espetáculo Cacunda, com Adnã Ionara, apresenta uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, evocando o peso da existência em sua complexidade simbólica. Cacunda, palavra de origem quimbundo, nomeia a curvatura acentuada das costas, frequentemente associada ao envelhecimento. No contexto dos terreiros, Cacunda é também Cacurucaia, a entidade mais velha na seara da umbanda. Mulher anciã e ranzinza, Cacurucaia é poeira que dança na curva do tempo, riscando seu ponto em encontros entre passado, presente e continuidade, trazendo alívio e ensinamentos para quem a busca.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo), às 19h
- Onde: Sesc 24 de Maio [Rua 24 de Maio, 109 - República]

Memórias Do Vinho | Teatro
Nestas duas últimas apresentações, a história, estrelada por Herson Capri e Caio Blat, acompanha o reencontro de um pai e um filho que estão afastados há muitos anos. O cenário é a preciosa adega do pai, que funciona como uma verdadeira biblioteca de memórias, onde cada garrafa carrega uma história. Ao explorar o local, o filho encontra um diário secreto dos vinhos. Mais do que uma coleção de rótulos, o diário revela a trajetória da família, das emoções e dos acontecimentos que moldaram suas vidas.
- Quando: 26 e 27 de julho (sábado e domingo)
- Onde: Teatro Renaissance [Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista]

Os Óculos Mágicos de Charlotte | Teatro
A peça é uma criação de Suppa (ilustradora) e Miguel Falabella, com idealização de Filipe Fratino e direção e dramaturgia de Juliana Sanches. Combinando música, dança, humor e fantasia, o espetáculo é inspirado na animação homônima exibida no Disney+, sendo sua primeira adaptação para o teatro.
Na história, a pequena Charlotte perde um dente de leite e recebe, da Fada Belle, um par de óculos mágicos. Com eles, ela passa a ver o mundo como ele poderia ser: mais justo, mais gentil, mais colorido. Ao lado dos amigos e do cão Pelusso, Charlotte embarca em aventuras repletas de humor e poesia, mostrando como pequenas atitudes podem transformar a realidade.
- Quando: 26 e 27 de julho (sábado e domingo)
- Onde: Teatro Alfredo Mesquita [Av. Santos Dumont, 1770 - Santana]

Mostra Primeira Infância | Exposição
A partir da trajetória do Eranos Círculo de Arte, em suas pesquisas na produção cênica para as infâncias e uso de tecnologia digital na relação com o teatro de animação, o público pode presenciar recursos de mídia especialmente desenvolvido para a infância, em que entrará em contato de maneira sensível com as imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo. A exposição percorre a multiplicidade da produção do Eranos, em um universo de imagens do céu, o mar e se materializam em palavra.
- Onde: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Quando: Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo [Rua da Quitanda, 80 – Centro Histórico]

O UNIVERSO | Exposição
A exposição em parceria com o Museu Catavento é um evento temático com cenários que de forma lúdica e acessível, aborda por meio de imagens assuntos e conceitos científicos estimulando os visitantes a terem interesse pela ciência e pelo conhecimento sobre os fenômenos do universo.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Shopping Metrô Itaquera [Av. José Pinheiro Borges, s/n — Itaquera]

O Futuro que Queremos | Exposição
A mostra reúne obras de artistas brasileiros que interpretam, por meio da arte, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A exposição é um convite à reflexão sobre o papel individual e coletivo no alcance de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Em ano de COP30 no Brasil, a iniciativa reforça a importância do diálogo entre cultura e meio ambiente.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Estação República do Metrô [Praça da República, 299 - República]

Japão na Tela | Cinema
Com entrada gratuita, a mostra reúne 22 filmes entre 1949 e 2010 pertencentes ao acervo da Fundação Japão, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na rica e diversa cinematografia japonesa. A mostra convida o público a uma imersão na arte audiovisual do Japão a partir da seleção de diferentes gêneros e estilos, do clássico ao contemporâneo, explorando animação, drama, suspense e ação. As exibições celebram aos 130 anos de Amizade Brasil-Japão.
Confira a programação
25 de julho
18h | Doraheita – Classificação: 14 anos
26 de julho
13h | Kappa: O Duende do Rio e o Sampei - Classificação: Livre
15h | A Garota que saltou no tempo (Anime) – Classificação: Livre
17h | Rede elétrica de Musashino – Classificação: Livre
27 de julho
14h | Nodo-jiman – Classificação: 12 anos
16h | A Luta Solitária – Classificação: 14 anos
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Centro Cultural Banco do Brasil [Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico]

Nosso Corpo, Nosso Mundo - Uma Aventura Imunológica | Exposição
A exposição convida crianças, jovens e adultos a embarcarem em uma jornada imersiva pelo interior do corpo humano. Em uma experiência lúdica, didática e interativa, o público é “microscopicamente reduzido” para explorar, por dentro, como funciona o nosso organismo. Durante o percurso, é possível entender de forma visual e dinâmica os principais mecanismos de defesa do corpo, além de descobrir o papel fundamental do sistema imunológico na proteção contra vírus, bactérias e outros agentes invasores.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Museu Catavento [Av. Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n - Centro]

Brasil Jazz Sinfônica | Show
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica faz três concertos em cada noite com um convidado inédito: Fitti (25/7, às 21h), Almério (26/7, às 21h) e Dora Morelenbaum (28/7, às 18h). Os ingressos custam R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia) e R$ 21 (credencial plena). Com formação composta por 42 músicos, entre instrumentistas de cordas, sopro e percussão erudita e popular, a orquestra trará arranjos personalizados que valorizam a riqueza de cada convidado.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: Sesc Pinheiros [Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros]

Baú do Raul | Exposição
A nova megaexposição do MIS celebra Raul Seixas, o eterno “Maluco Beleza”, que faria 80 anos neste mês. O primeiro fim de semana da mostra conta com uma programação paralela especial, com brindes exclusivos, quiz sobre o artista, concurso de sósias, oficina para crianças e muito mais. Com centenas de itens originais do cantor, a exposição é dividida em mais de 15 salas, com uma cenografia exclusiva que proporciona ao público uma verdadeira imersão na vida obra do Raul Seixas. A curadoria delineou a mostra a partir de 13 das mais aclamadas músicas do artista, com salas que promovem uma grande experiência sensorial aos visitantes.
- Quando: 25, 26 e 27 de julho (sexta-feira, sábado e domingo)
- Onde: MIS [Avenida Europa, 158 - Jd. Europa]

E aí, qual destes eventos você não quer perder?
Por Regina Lemmi
Atualizado em 24 Jul 2025.