Conheça lugares incríveis de onde é possível ver a cidade de São Paulo do alto!.
Foto: Reprodução/Facebook Tetto Lounge
Se existe um benefício de ter tantos arranha-céus em São Paulo, com certeza é a possibilidade de ver a cidade do alto por diversos ângulos. Os mirantesespalhados pela capital oferecem uma vista privilegiada da selva de pedra, sendo a oportunidade perfeita para curtir um dia diferente ou quem sabe surpreender aquela pessoa especial.
A cidade de São Paulo possui tantos lugares que mesmo quem mora aqui há anos ainda se surpreende com alguns tesouros ‘escondidos’. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 24 mirantes incríveis para conhecer em São Paulo e se surpreender. Confira:
O famoso 'Banespão', que por quase 20 anos foi o prédio mais alto da cidade, foi revitalizado e hoje é conhecido como Farol Santander. O edifício é uma ótima opção de roteiro cultural e gastronômico na cidade. Isso porque abriga não somente um incrível mirante em seu ultimo andar, como também exposições e uma charmosa cafeteria.
Ao longo dos seus 26 andares, o visitante consegue observar mostras fotográficas, curtir uma pista de skate e tomar um cafezinho enquanto admira a incrível paisagem. O mirante é o ponto alto do passeio, que continua atraindo paulistanos e turistas de todas as partes.
Para visitar é preciso adquiri um ingresso que pode ser comprado online ou na bilheteria do local. O valor é de R$ 20 e dá acesso a todo o complexo. Vale a pena ficar de olho na programação do espaço e ver o que estará rolando no dia da sua visita.
Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro Horário de funcionamento: Terça a Sábado das 9h às 20h e Domingo das 9h às 19h.
Foto: Pedro Vannucchi/Divulgação/Sesc Paulista
SESC PAULISTA
A Avenida Paulistaé um dos melhores passeios para curtir um dia diferente sem gastar muito. Por lá está o recém inaugurado Sesc Paulista, espaço com 17 andares inteiramente dedicado às atividades já conhecidas da Instituição, em especial àquelas relacionadas ao corpo, arte e tecnologia, trinômio que promete guiar a programação da nova unidade.
Para quem quer curtir um visual sem igual, a dica é ir até o Mirante do SESC, localizado no último andar do edifício. Por lá é possível ter uma vista 360º da cidade. O melhor de tudo é que sempre rolam programações especiais - vale a pena ficar de olho na agenda deles. A entrada do SESC e seus espaços são gratuitos.
Endereço: Avenida Paulista, 119 - Bela Vista Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 22h | Domingo das 10h às 19h
Foto: Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho
MIRANTE 9 DE JULHO
De abandonado e esquecido a redescoberto, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem gosta de descobrir lugares diferentes pela cidade. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante. Melhor de tudo é que o visitante tem contato com uma vista privilegiada, sendo possível ver a cidade do alto sem precisar pagar nada para isso.
Sempre rolam eventos bem bacanas por lá, por isso, a dica é ficar de olho na programação do espaço. Cinema ao ar livre e apresentações de música são algumas das intervenções culturais que costumam ocupar o mirante. Já para quem busca um lugar diferente para trabalhar, o local é uma espécie de co-working que não cobra taxas e não tem frescura.
Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n - Bela Vista Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 22h
Foto: Shutterstock
VISTA IBIRAPUERA
Localizado no mezanino edifício do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), projetado por Oscar Niemeyer, está o Vista Ibirapuera e o Vista Café. Trata-se de dois espaços especialmente planejados para quem busca uma opção de passeio diferente, com uma vista incrível de 360º de São Paulo, incluindo o Parque do Ibirapuera.
O primeiro espaço oferece deliciosos cafés e acompanhamentos, já o segundo é a dica para um almoço ou jantar mais elaborado, sem deixar de lado a boa gastronomia. A entrada é gratuita e de quebra dá para curtir o Museu e suas obras.
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera Horário de funcionamento: Terça a sexta das 19h às 00h | Sábado das 12h às 16h e das 19h às 00h | Domingo das 12h às 17h [Vista Restaurante] - Terça a domingo das 10h às 18h [Vista Café]
Foto: Shutterstock
SKYE BAR, UNIQUE HOTEL
O Skye fica no rooftop do Hotel Unique, prédio em formato de barco localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Na parte interna funciona um restaurante que serve pratos deliciosos, já a área externa é o grande destaque da casa que permite ter uma vista 360ª da cidade, com o Parque do Ibirapuera e os prédios da Paulista como vizinhos.
A longa piscina e o lounge de sofázinhos completam o charme da cobertura, que pode ser acessada por pessoas que não estão hospedadas no hotel. O espaço é a pedida certa para uma noite especial regada a muitos drinks e comida sofisticada.
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 - Jardim Paulista Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 18h às 00h
Foto: Reprodução/Facebook Terraço Itália
TERRAÇO ITÁLIA
Um dos melhores lugares para se ter um jantar romântico em São Paulo é o Terraço Itália, na região da república. O restaurante ocupa o lugar de segundo prédio mais alto de São Paulo, com 42 andares distribuídos por 168 metros de altura. A grande estrela é a vista incrível que se tem da cidade.
Para deixar tudo ainda melhor, o ponto gastronômico oferece o melhor da culinária italiana com piano ao vivo. É o ambiente perfeito para uma experiência especial na cidade. O espaço fica aberto no almoço ou no jantar.
Endereço: Avenida Ipiranga, 344 - República Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 12h às 00h | Sexta e sábado das 12h às 01h | Domingo das 12h às 23h
Para quem quer curtir um restaurante e bar animado em São Paulo e fugir dos roteiros tradicionais da cidade, a dica é conhecer o moderno e agitado Seen. Localizado no 23º andar de um edifício nos Jardins, o ambiente é a aposta perfeita para apreciar a vista e degustar deliciosos drinks.
Seja para ir a dois ou com os amigos, o Seen oferece um espaço animado para comer bem e se divertir. Para deixar tudo ainda melhor, a casa possui uma a incrível vista de São Paulo, por onde é possível observar através das imensas janelas. De terça a sábado a pista é comandada por DJs durante a noite.
Endereço: Alameda Santos, 1437 - Jardim Paulista Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 19h às 01h | Sexta e sábado das 19h às 02h | Domingo das 12h30 às 16h
Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo, localizado na Liberdade, foi criado inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, mas depois de algumas adaptações virou um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país!
Nem todos sabem, mas o local abriga um mirante logo acima de seu conjunto de bibliotecas. De lá, você pode apreciar uma bela vista dos bairros ao redor e aproveitar para relaxar com uma boa leitura. O espaço costuma receber esporadicamente alguns eventos como cinema ao ar livre, por exemplo. Vale a pena ficar de olho na agenda. A entrada é gratuita e qualquer um pode visitar!
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade Horário de funcionamento: Terça a sexta das 10h às 20h | Sábado e domingo das 10h às 18h
Foto: Reprodução/Facebook Tetto Lounge
TETTO ROOFTOP
Que tal emendar um jantar seguido de uma festa bem animada? Essa é a proposta do Tetto Rooftop, primeiro espaço a trazer para São Paulo um conceito inspirado nas mais prestigiadas coberturas de Nova York. Localizado no topo do WZ Hotel, no coração do Jardins, possui vista em 360 graus de um dos pontos mais altos da cidade e é dividido em dois ambientes distintos: TETTO lounge bar e TETTO club.
Beber deliciosos drinks, petiscar, conversar ou quem sabe curtir uma boa música são alguns dos rolês que podem ser feitos por lá. A casa costuma realizar festas especiais e eventos fixos, por isso vale a pena ficar de olho na agenda.
Endereço: Avenida Rebouças, 955 - Jardins Horário de funcionamento: Terça a sábado das 20h às 02h
Foto: Matheus José Maria/Divulgação Sesc 24 de maio
SESC 24 DE MAIO
Outro SESC incríveis que vale a pena conhecer em São Paulo é o Sesc 24 de maio, localizado no coração de São Paulo, mais precisamente entre a Praça da República e o Teatro Municipal. O espaço segue a mesma linha dos demais empreendimentos, com uma vasta programação cultural e gratuita.
O grande destaque, entretanto, é o seu último andar que conta com uma piscina incrível (para credenciados) e um mirante onde é possível admirar o centro velho de São Paulo. A entrada é gratuita e vale a pena ficar de olho na agenda do espaço para ver o que estará rolando no dia de sua visita.
Endereço: Rua 24 de Maio, 109 - Centro Horário de funcionamento: Terça a sábado 9h às 21h | Domingo e feriado 9h às 18h
Foto: Reprodução/Instagram Tokyo / Shutterstock
TOKYO
O Edifício ABC, construído em 1949, na região central, hoje é um novo centro cultural que reúne jovens baladeiros de São Paulo. O prédio histórico foi revitalizado para receber a Tokyo, um empreendimento com um pouco de tudo: conta com pista de dança, que fica no rooftop - com uma vista panorâmica de SP -, salas de karaokê, exposições de arte, restaurante e muito mais.
Não é atoa que a praça ganhou este nome, afinal, dali é possível ver um pôr do sol lindo entre os prédios de São Paulo. A localização é privilegiada, no Alto de Pinheiros, com o skyline dos prédios emoldurando o espetáculo do céu cor de laranja. Diariamente, jovens reúnem-se por ali só para apreciar o espetáculo.
Onde: Rua Desembargador Ferreira França, s/n - Alto De Pinheiros
Foto: Reprodução/Facebook Esther Rooftop
ESTHER ROOFTOP
O Esther Rooftop ocupa o 11º andar do histórico Edifício Esther, um dos prédios mais antigos do Centro de São Paulo. Trata-se de um restaurante de luxo com vista privilegiada da Praça da República, de inspiração francesa e pratos clássicos da culinária no cardápio. Com o empreendimento, você pode curtir este visual enquanto aprecia uma boa comida e ambiente requintado.
O Edifício Copan é um dos cartões-postais de São Paulo e se destaca no horizonte no centro de São Paulo. É aquele famoso prédio com curvatura em "S", concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio conta com 1160 apartamentos, entre unidades residenciais e comerciais, e dá para uma vista panorâmica da capital. Se você não é morador, vai ter que esperar por uma das visitações esporádicas que acontecem por lá.
Onde: Avenida Ipiranga, 200 - República
Foto: Reprodução/Facebook Sky Hall Terrace Bar | Reprodução/Facebook Sky Hall Terrace Bar
SKY HALL TERRACE BAR
O Sky Hall Terrace Bar ocupa o jardim suspenso de um luxuoso prédio da Avenida Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. Além de contar com uma vista incrível, o bar apresenta alta gastronomia e coquetelaria para seus clientes, com opções requintadas e clássicas de drinks, além de porções para compartilhar e almoços. A casa ainda recebe festas com DJs, de quinta a domingo. Durante a programação normal da casa, de segunda a sábado a partir do meio-dia, a entrada é gratuita.
Onde: Av Presidente Juscelino Kubitschek, 1327 - Itaim Bibi
O Edifício Martinelli é vizinho do Banespa, e é uma das construções mais antigas de SP. A cobertura do prédio serve de mirante, dando para o skyline do Centro e com vista para alguns de seus points turísticos mais famosos, como a Catedral da Sé e o Vale do Anhagabaú. No final de 2019, a Prefeitura de São Paulo reinaugurou as visitações ao terraço do Edifício Martinelli, de forma gratuita com agendamento através deste link.
Onde: Avenida São João, 35 - Centro
Foto: Fernando Sigma/Reprodução Facebook Air Rooftop | Divulgação/Air Rooftop (via assessoria)
AIR ROOFTOP
Desde junho de 2016, a Air Rooftop ocupa o terraço do Shopping Light, localizado ao lado do Viaduto do Chá e do Teatro Municipal. A balada, que era pra ser um projeto pop-up, agradou tanto que veio para ficar, e até hoje recebe festas semanais, geralmente embaladas pelo ritmo eletrônico. Além dos eventos, a vista é o grande ponto forte do local, para os baladeiros que querem ter uma experiência única.
Onde: Rua Formosa, 157 - Centro
Foto: Fernando Sigma/Reprodução Facebook Air Rooftop | Divulgação/Air Rooftop (via assessoria)
Foto: Shutterstock
THE VIEW
Localizado no 30º andar do prédio do Hotel Transamérica, o bar e restaurante The View honra o seu nome com uma das vistas mais bonitas de São Paulo. Com ambiente luxuoso, o local é perfeito para quem quer ter uma noite romântica ou um jantar especial. A trilha sonora é comandada por voz e violão ou até mesmo piano - tudo para embalar a refeição dos casais.
Foto: Shutterstock | Pedro Vannucchi/Reprodução Facebook IMS Paulista
INSTITUTO MOREIRA SALLES
A nova sede do Instituto Moreira Salles, também conhecido por IMS, foi inaugurada em setembro de 2017 na Avenida Paulista, em um prédio de sete andares e 1200 metros quadrados de espaço para exposições. Apesar de não ser tão alta, a estrutura oferece aos visitantes uma vista privilegiada da avenida mais agitada e iluminada da capital.
Onde: Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista
Foto: Shutterstock | Pedro Vannucchi/Reprodução Facebook IMS Paulista
No terceiro andar da Galeria Ouro Fino, fica um dos espaço mais conhecidos da Rua Augusta, o Rooftop Augusta. A casa funciona como bar, restaurante, local para shows, oficinas, aulas de yoga e até mesmo cinema ao ar livre. Os visitantes podem se aconchegar na varada em sofás, pufes e cadeiras dobráveis, e curtir a paisagem enfeitada por luzinhas incandescentes.
O Balsa Bar é um espaço cultural e de festas, localizado no Vale do Anhangabaú. Sem programação fixa, a casa tem uma pegada mais moderna, com eventos culturais concorridos, por isso, vale a pena checar as redes sociais do bar. O terraço dá a vista para o centro da cidade que é um belo cenário para um fim de tarde animado em São Paulo.
Onde: Rua Capitão Salomão, 26, 4º andar e terraço - Centro
Logo acima do Mirante 9 de Julho, está localizado o grande Museu de Arte de São Paulo, ou MASP. O complexo foi estruturado de forma a ter um vão livre dedicado a eventos culturais. Quem sabe depois de ver um dos maiores acervos de arte da América Latina, você não aproveite para ver a vista dali do vão livre? Ele fica um pouco acima do mirante e permite a visão de uma bela paisagem.
Onde: Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
Foto: Shutterstock
PICO DO JARAGUÁ, PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1.135 metros de altitude! Em seu redor, foi construído o Parque Estadual do Jaraguá, a fim de conservar a região. O local conta com diversos mirantes e proporciona ao visitante um incrível panorama da capital, com uma vista que alcança um raio de até 55 quilômetros. O parque possui diversas trilhas para você se aventurar e o melhor, é bem pertinho da cidade, você pode fazer a viagem num bate e volta para sair da rotina.
Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Vila Chica Luisa
Foto: Shutterstock
PEDRA GRANDE, PARQUE ESTADUAL DO CANTAREIRA
O mirante da Pedra Grande é o mais famoso do conjunto do Parque Estadual da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. O local oferece uma vista panorâmica da cidade, de onde é possível localizar cartões postais de SP, como a catedral da Sé, por exemplo. O parque abrange parte da Serra da Cantareira e também oferece trilhas e quedas d'água aos visitantes.