No final de semana, o que mais queremos é descansar e sair da rotina, certo? Felizmente, São Paulo possui opções incríveis de passeios que nunca se esgotam, seja uma caminhada, uma visita a um museu ou até mesmo uma festa. E melhor de tudo é que a cidade, além estar sempre viva com passeios diferentes a todo o momento, oferece opções gratuitas para aproveitar tudo isso sem gastar nada – ou bem pouco.
Procurando o que fazer de graça em São Paulo? O Guia da Semana selecionou 13 passeios gratuitos para você fazer aos sábados na cidade. São diversas opções e alguma vai ser perfeita para você. Confira:
Todo sábado ocorre na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, uma feira de antiguidades. Por lá, você pode garimpar peças de roupas, acessórios, móveis, discos de vinil, enfeites e muitas outras peças antigas. Além disso, a região também reúne diversas galerias de roupas, acessórios e outros objetos que abrem de sábado e estão sempre cheias. É um belo passeio num sábado de sol!
Quando: sábados, das 8h às 19h. Onde: Praça Benedito Calixto - Pinheiros
Foto: Rogerio Cavalheiro / Shutterstock.com
Passeio pelo Minhocão
O Minhocão, ou Elevado Costa e Silva, é uma via muito importante de São Paulo. O melhor dela é que aos finais de semana, o acesso é restrito aos carros, virando uma grande calçada – é possível fazer uma caminhada, andar de bicicleta, tomar um sol e também aproveitar as feiras e eventos que rolam ali aos sábados e domingos. Localizado no centro de São Paulo, o Minhocão possui fácil acesso e pode ser uma boa opção gratuita para seus sábados.
Foto: Shutterstock
Pinacoteca
A Pinacoteca é um marco de São Paulo, sendo um dos museus mais antigos da cidade, fundado em 1905, no bairro da Luz. O acervo principal conta com 9 mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Além do acervo fixo, o museu também abriga exposições temporárias no seu primeiro andar e também no espaço Pina_Estação, que fica perto do museu. A entrada aos sábados é gratuita e acompanha um audioguia também de graça. Não perca!
Quando: de quarta a segunda, das 10h às 18h Onde: Praça da Luz, 2 - Luz
Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com
Museu de Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna, também conhecido como MAM, localiza-se no Parque Ibirapuera e apresenta um acervo de arte imperdível. São cerca de cinco mil obras com pinturas de artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Pablo Picasso. O prédio ainda possui galerias, ateliês, biblioteca, auditório e até uma loja, onde é possível adquirir réplicas das peças do local. A entrada aos sábados é gratuita!
Quando: de terça a domingo, das 10h às 18h Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Parque Ibirapuera
Foto: Vinicius Bacarin / Shutterstock.com
Feira da Liberdade
Todos os finais de semana, o bairro da Liberdade recebe a feira de rua com itens da culinária e artesanato japonês. Aproveite a visita para comer um yakissoba ou tempurá, enquanto observa os objetos da feira. O bairro nipônico por si só já é um passeio turístico por suas diversas lojas de cosméticos, comida japonesa e objetos variados.
Quando: sábados e domingos, das 9h às 17h. Onde: Av. da Liberdade, 365 - Sé
Foto: Shutterstock
Feira da Praça da República
Aos sábados e domingos, a Praça da República recebe a sua tradicional feira de artesanato e gastronomia. São Itens de decoração, artistas de rua e comidas brasileiras e típicas de outros países que atraem os visitantes à feirinha. Prepare-se para aproveitar um bom acarajé ou mesmo uma empanada chilena.
Quando: sábados e domingos, das 9h às 17h Onde: Praça da República - República
Foto: DavidBautista / Shutterstock.com
Museu Afro Brasil
Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil também é uma boa opção de passeio gratuito aos sábados, já que a entrada é gratuita no dia. O local tem como proposta divulgar, preservar e documentar a história e cultura negra no Brasil, passando por seus aspectos históricos, artísticos e etnológicos. Apresenta obras e manifestações artísticas de vários ramos, fotografia, cinema, música, dança e teatro, além de fornecer cursos, palestras e workshops.
Quando: de terça a domingo, das 10h às 17h Onde: Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n - Parque Ibirapuera
Foto: edusma7256 / Shutterstock.com
Museu da Imigração
O Museu da Imigração retrata um Brasil diferente, mas muito presente nos nossos dias. Fala sobre as ondas de imigrações que recebemos ao longo de nossa história, e os entrelaçamentos destas pessoas. Seu intuito é mostrar as lembranças e momentos destes imigrantes que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e seu papel para a formação da identidade paulista. A entrada aos sábados é gratuita, por isso, não deixe de conferir!
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca
Foto: IGOR GALLO KALASSA / Shutterstock.com
Museu da Casa Brasileira
O museu dedica-se a mostrar a história da moradia brasileira através da arquitetura e design de móveis e interiores. Possui um interessante acervo fixo, mas também abriga exposições temporárias temáticas. Além disso, também possui um jardim belíssimo para descansar e apreciar o ar puro em plena Avenida Faria Lima. Também possui entrada gratuita aos sábados, e pode ser uma opção diferente de exposição.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Foto: Shutterstock
Nossacasa Confraria das Ideias
Se busca um pouco mais de diversão e descontração aos sábados, mas ainda sem gastar muito, a Nossacasa é seu lugar. O local é balada, editora independente, ateliê e centro cultural. Com ar descolado e jovem, o espaço cultural promove festas com música brasileira, saraus e até exibições de filmes, quase tudo gratuito. Fique atento à programação para não perder nada.
Onde: Rua Belmiro Braga, 202
Foto: Alf Ribeiro / Shutterstock.com
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra é uma opção diferente e interessante para se visitar aos sábados. Com entrada gratuita no dia, o visitante pode conferir o acervo de artigos e objetos religiosos ou de valor histórico às igrejas do país. Seu acervo começou a ser reunido pelo primeiro arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, em 1907 – ele recolhia os objetos sagrados de igrejas e capelas que eram demolidas após a Proclamação da República.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h Onde: Av. Tiradentes, 676 - Luz
Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com
Sesc
Uma boa alternativa para um sábado repleto de cultura é checar a programação do Sesc mais próximo. As diversas unidades dos Sesc sempre promovem eventos gratuitos ou muito baratos para os paulistanos aproveitarem o melhor da cultura. Confira a programação e encontre a opção perfeita para seu sábado!
Foto: Shutterstock
Mirante 9 de julho
Após a revitalização do Mirante 9 de Julho, o local tornou-se centro cultural e artístico em São Paulo. Hoje, é um espaço cultural de festas e eventos, restaurante e cafeteria, que atrai os trabalhadores, visitantes e moradores da região. Aos sábados, o local costuma promover festas ao ar livre e gratuitas com dj’s convidados.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 22h Onde: Rua Carlos Comenale, s/n – Bela Vista