A Linha Amarela do Metrô de São Paulo conecta o centro ao extremo oeste da cidade – e, de quebra, passa por alguns pontos incríveis da capital. De centros culturais a passeios ao ar livre, ela é perfeita pra quem quer explorar a cidade de um jeito prático e sem pegar trânsito.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 5 lugares imperdíveis que você pode conhecer usando apenas a Linha 4-Amarela do Metrô. Confira:
Confira

Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa | Estação Luz
A própria Estação da Luz é um lugar que vale a pena ser visitado em São Paulo. Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, foi construída por ingleses e contou com a ajuda de estruturas trazidas diretamente do país europeu. O grande relógio que se vê na Luz é inspirado no famoso Big Ben, e a fachada, nas estações de trem do país europeu. Além disso, na Estação da Luz está o Museu da Língua Portuguesa, que tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol | Estação Paulista
Localizados no mesmo ambiente, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte como um todo. O Museu possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender o motivo de o futebol ser nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.

MIS | Estação Oscar Freire
O Museu da Imagem e do Som não está entre os museus de mais fácil acesso da cidade de São Paulo, mas, se você está disposto a caminhar cerca de 20 minutos, pode descer na estação Oscar Freire! O MIS é famoso por suas exposições diferentes e bem elaboradas e possui uma coleção de mais de 200 mil itens, como fotografias, câmeras, filmes, vídeos, cartazes e depoimentos. Também estão presentes, no dia a dia do Museu, cinema, música, fotografia, artes visuais, literatura, cursos, programação infantil, feiras, mostras e bate-papos.

CineSala | Estação Fradique Coutinho
O espaço na Rua Fradique Coutinho funciona como cinema de rua desde 1962, quando nasceu o Cine Fiammetta e ficou com este nome por mais de 30 anos. Em 1989, transformou-se na Sala Cinemateca e exibia filmes clássicos e raros. A partir dos anos 2000, passou a ter outros nomes até ganhar o nome atual, Cinesala, em 2014. O espaço busca a diversidade de filmes e públicos, combinando títulos populares e, ao mesmo tempo, autorais.

Instituto Tomie Ohtake | Estação Faria Lima
Inaugurado em 2001, o prédio de traços futuristas é um instituto cultural dedicado às artes visuais e seus cruzamentos com a educação, a arquitetura e o design, sempre aberto ao diálogo com outras linguagens e temas contemporâneos. A programação reúne exposições, apresentações musicais, cursos, lançamentos de livros e muito mais.

E aí, qual destes pontos turísticos você vai conhecer primeiro?
Por AT.
Atualizado em 16 Mai 2025.