Guia da Semana

Vila Mariana, o bairro queridinho de SP: confira 13 atrações imperdíveis por lá

Programas culturais, bares descontraído e a melhor coxinha da cidade... tudo isso em um só bairro!.

Bem próximo ao Parque do Ibirapuera está um dos bairros queridinhos da capital: a Vila Mariana. Conhecida por ser uma das regiões mais completas, o local atrai públicos de diferentes gostos e estilos, criando um cenário bem diversificado na Zona Sul.

Seja para curtir um barzinho no final do expediente ou marcar de encontrar os amigos em um restaurante tradicional, esse charmoso bairro vai te conquistar. Confira opções de passeios incríveis para fazer por lá:

Veloso Bar


Foto: Reprodução/ Veloso Bar

Você se torna um verdadeiro paulistano só depois que provou a deliciosa coxinha do Veloso Bar, na Vila Mariana. Um dos mais tradicionais endereços da capital se tornou ponto de encontro entre amigos que querem aproveitar um bar descontraído e, de quebra, provar petiscos deliciosos, entre eles a melhor coxinha de São Paulo. Aos pés da caixa d'agua da Vila Mariana, o estabelecimento faz referência ao estilo boêmico carioca - por ironia do destino, um dos pontos mais paulistas da capital tem raízes do Rio de Janeiro. Ao lado do bar está o Armazém Veloso que conta com o mesmo estilo e cardápio, só que com mais mesas. 

Veloso Bar
Rua Conceição Veloso, 54
Terça a sexta, das 17h30 à 0h30; sábado, das 12h30 à 0h30 e domingo, das 16h às 22h30

Genuíno 


Foto: Reprodução/Genuíno Bar

Se o assunto é se reunir com a galera ou até mesmo aquele almoço no final de semana, o Genuíno é a pedida certa. Construído em um casarão anos 1930, o estabelecimento fica em uma das ruas mais tradicionais e badaladas do bairro: a Joaquim Távora. Por lá são inúmeros endereços de bares dos mais variados estilos. Conhecido pelo seu chopp cremoso e sua grande variedade no cardápio de comida, o bar realiza algumas promoções ideais para o happy hour durante a semana: cerveja compre 3 leve 4 e caipirinha em dobro. Já aos finais de semana, é possível encontrar buffet de feijoada ou pratos à la carte. 

Genuíno 
Rua Joaquim Távora, 1.217
Segunda à Sexta, das 17h à 1h; sábado, domingo e feriados, das 12h à 1h

Carlitos 


Foto: Reprodução/ Shutterstock (imagem ilustrativa)

Buscando uma pizza de qualidade sem deixar de lado o preço justo? Carlitos, pizzaria que ocupa um lugar no bairro há mais de 30 anos, oferece mais de 60 sabores de pizza, além de ter a opção de entrega ou salão. Homenageando uma das figuras mais famosas do cinema, Charles Chaplin, o local é o programa ideal para um jantar em família ou para aqueles dias que pedem uma pizza em casa! 

Carlitos
Rua França Pinto, 1347
Domingo a quinta, das 18h à 0h; sextas e sábados, das 18h às 0h30
Delivery: 5572 2552

Cinemateca Brasileira


Foto: Reprodução/Commons Wikimédia

O matadouro municipal, de onde saíam toneladas de carne para serem vendidas por toda São Paulo no início do século 20 é, hoje, o local onde muitas histórias são contadas por meio do cinema. O espaço conhecido com Cinemateca, na Vila Mariana, adaptou as instalações para abrigar salas de projeção, conservação e restauro de filmes. Além da programação inusitada, com filmes nacionais e estrangeiros desconhecidos do grande público, a Cinemateca tem um acervo com mais de 200 mil rolos de filmes, entre documentários, ficção, não ficção e peças publicitárias – os mais antigos datam de 1895. Para saber mais sobre a programação, clique AQUI. Além disso, é possível fazer um passeio pelo espaço apenas para conhecer ou até mesmo realizar um piquenique, sendo autorizada a entrada de cães de pequeno porte. 

Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h
Entrada Gratuita

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros


Foto: Reprodução/Centro de Memória

Com o objetivo de preservar a história da corporação criada em 1880, o Centro de Memória do Corpo de Bombeiros retrata a evolução do grupo de salvamento com um acervo ainda em formação, incluindo peças doadas tanto de coleções particulares quanto das próprias unidades do Corpo de Bombeiros. O museu tem 170 objetos, entre materiais, fotos, reportagens e equipamentos antigos e modernos, distribuído em salas temáticas e nos corredores do casarão antigo de dois andares, situado no bairro da Vila Mariana. Há uma sala específica sobre os grandes e mais conhecidos incêndios da história dos bombeiros de São Paulo, caso dos edifícios Andraus (24 de fevereiro de 1972), Joelma (1º de fevereiro de 1974) e Grande Avenida (14 de fevereiro de 1981).  

Centro de Memória do Corpo de Bombeiros
Rua Domingos de Moraes, 2329
Diariamente, das 8h30 às 18h
Entrada Gratuita
 

Espaço Surya


Foto: Reprodução/Shutterstock (imagem ilustrativa) 

Procurando uma pausa na rotina? O Espaço Surya é uma boa opção de spa urbano ideal para aquelas pausas em meio à correria do dia a dia. O local é o primeiro spa natural, orgânico e vegano do país. Localizado em um casarão em uma rua tranquila no coração da Vila Mariana, são oferecidas terapias para cabelos, rosto e corpo, além da aplicação das tradicionalíssimas Henna Pó e Henna Creme. Conheça todos os serviços oferecidos AQUI e AQUI.

Espaço Surya
Rua Fabrício Vampré, 232
Terça a sábado, das 9h30 às 20h

Gibi Cultura Geek


Foto: Reprodução/Gibi Cultura Geek

O GIBI Cultura Geek foi desenvolvido para ser não apenas um bar, mas um espaço dedicado à cultura geek em todos os seus aspectos. Dentre as atrações estão exposições de artes com artistas clássicos dos quadrinhos, cervejas especiais, drinks temáticos, museu do videogame e transmissão ao vivo de eventos geeks. Além disso, como todo lugar geek que se preze, a internet é de acesso livre e com alta velocidade! Seja para fazer um passeio diferente ou simplesmente se encantar pelo universo geek, o passeio é a pedida certa!

Gibi Cultura Geek
Rua Major Maragliano, 364
Quarta a sexta, das 17h às 23h30; sábado, das 18h às 00h30 e domingo, das 16h às 22h

Templo Budista Tzong Kwan


Foto: Reprodução/Shutterstock

Para quem gosta de explorar outras religiões e culturas não pode deixar de visitar o Templo Tzong Kwan. A visita é feita apenas com agendamento, onde o visitante é recebido por responsáveis do local que apresentam o ambiente e explicam (para quem tiver interesse) um pouco sobre o budismo e suas práticas. Seja para relaxar ou até mesmo conhecer ambientes novos dentro da capital paulista, o passeio encanta qualquer um! 

Tzong Kwan
 Rua Rio Grande, 498
Agendamento: 5082-3160


Lanchonete Ypê


Foto: Reprodução/Shutterstock (imagem ilustrativa)

A tradicional Lanchonete Ypê é um dos programas preferidos de quem mora na Vila Mariana ou adora visitá-la. Seja para provar seu famoso X-Salada ou simplesmente tomar uma cervejinha nas mesas da calçada, o passeio é coringa para quem está passando pela Vergueiro. A lanchonete não perdeu suas origens e charmes desde a inauguração nos anos 40, por isso, quem passa despercebido por sua fachada simples pode até não saber que se trata de um dos locais mais gostosos para provar um hambúrguer artesanal, deixando de lado a fama gourmet do prato. O preço também é um dos atrativos já que é possível pedir um lanche completo por R$ 16. 

Lanchonete Ypê
Rua Vergueiro, 2143
Diariamente, das 11h30 às 23h30

Jaber


Foto: Reprodução/Shutterstock (imagem ilustrativa)

O que antes era apenas um ponto de esfirras entre o Paraíso e a Vila Mariana se tornou um empreendimento com diversas filiais abertas por São Paulo. O Jaber, um dos lugares mais tradicionais de esfirras e comidas árabes da capital, agrada pela qualidade dos alimentos e variedade de especiarias. Os destaques da casa são: quibe cru, esfirras dos mais diversos sabores e babaganush. 

Jaber
Rua Domingos de Morais, 86
Diariamente, das 9h às 22h30

Sesc Vila Mariana


Foto: Reprodução/Sesc

Para quem gosta de passeios culturais e diferentes, a dica é conhecer o Sesc Vila Mariana. O local oferece exposições, mostras, shows e muito mais. Além disso, é possível participar de oficinas, atividades especiais e até mesmo brincadeiras para as crianças durante as férias. 

Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141
Terça a sexta, das  7h às 21h30; sábados, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h30

Bar Providência


Foto: Reprodução/Shutterstock (imagem ilustrativa)

Inaugurado em dezembro de 2007, o Bar Providência é um dos endereços mais tradicionais de São Paulo quando o assunto é comida de boteco! O local é o ponto de encontro ideal para quem vive numa cidade agitada, onde as pessoas gostam de se encontrar para bater um papo com os amigos e relaxar um pouco depois da correria do dia a dia. Estilo boteco antigo, o local tem as mesas de madeira, azulejos e objetos antigos na decoração. Garrafas compõem o visual do bar, que conta também com mesas na varanda. Além disso, durante vários dias diferentes da semana, o estabelecimento oferece shows para animar o público.

Bar Providência
Rua Doutor Amancio de Carvalho, 262
Diariamente, das 11h às 0h50

Prime Dog


Foto: Reprodução/Shutterstock (imagem ilustrativa)

Prime Dog é uma lanchonete que fica na Rua Vergueiro, pertinho do metrô Ana Rosa. O local é, de longe, o melhor fast-food vegano da cidade por oferecer uma variedade gigantesca de opções. São lanches, aperitivos, refeições, sobremesas, milk-shakes, sorvetes, açaí e muito mais. O local é a pedida certa para quem é vegano e até mesmo para aqueles que comem de tudo! Entre hot-dogs e hambúrgueres de soja ou carne normal, além de deliciosos beirutes! Seja para um almoço, jantar ou até mesmo para uma parada pós-balada, você vai se apaixonar! 

Prime Dog
Rua Vergueiro, 1960
Segunda a quinta, das 11h30 às 4h; sexta, sábado e domingo, das 11h30 às 7h 

 

Atualizado em 26 Jan 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Show gratuito de Sidney Magal e intervenções culturais marcam o Dia do Cooperativismo no Memorial da América Latina; saiba mais!

Marcado para 30 de junho, evento conta com atividades para adultos e crianças

São Paulo a pé: 10 ótimos centros culturais perto do metrô para você visitar

Vem ver como é fácil explorar a cultura de São Paulo sobre trilhos

Transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2018 em hotéis de São Paulo

Assista os jogos da competição mundial em grande estilo!

Copa do Mundo, Festas Juninas e mais: 28 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Assista ao primeiro jogo da Seleção Brasileira ou curta alguma exposição com entrada gratuita!

Programação dos shoppings de SP para as férias de julho de 2018

Veja opções de entretenimento para os pequenos durante as férias de julho

Confira a agenda de festas em São Paulo para a Copa do Mundo 2018

Open Bar, telão e shows ao vivo: confira onde assistir aos jogos da Copa do Mundo em grande estilo!