Guia da Semana

5 espaços públicos que viraram verdadeiras praias urbanas em São Paulo

A ocupação de espaços públicos de uma maneira diferente mostra que nem só de Shopping vivem os paulistas!.

A palavra ocupação certamente te remete a algo negativo, mas os paulistas conseguiram mudar o conceito, transformando-a em algo incrível para a cidade, através do uso de espaços públicos de uma maneira inusitada. A Paulista, por exemplo, fechada para carros aso domingos, virou espaço para prática de esportes e ponto de encontro de amigos. A idéia é utilizar espaços públicos para o próprio lazer e diversão, deixando de lado a velha ideia de que a praia de paulistano é dentro do shopping ou restrita a bares.  

Desde 2015, alguns pontos da capital foram transformados em praias urbanas, para assim, incentivar as pessoas a ocuparem a cidade da maneira que quiserem. Cadeiras de praia, cooler, protetor solar e óculos de sol são apenas alguns itens que não podem faltar. Seja para um passeio ao ar livre, andar de skate, bicicleta, passear com o cachorro ou até mesmo fazer um lanchinho fora de casa, você precisa conferir esses lugares! 

Minhocão 


Reprodução/Espaço Humus

O Minhocão é um dos principais lugares para praticar esportes ao ar livre em meio a cidade, seja para uma caminhada sossegada ou até mesmo andar de bicicleta e skate sem preocupações.Tudo isso por que uma das principais vias da capital fecha para carros diariamente das 21h às 6h30 e aos domingos e feriados o dia todo. Às vezes são realizadas feiras gastronômicas e não é difícil encontrar vendedores de todas as espécies por lá: roupas, comidas e muito mais!

O ambiente familiar predomina e atrai pessoas de todos os tipos: crianças, jovens, adultos, idosos e até mesmo turistas que querem conhecer o melhor da cidade. Ao todo, são 3,5 km de pista livre para usar como quiser. 

Fechada para carros: diariamente, das 21h30 às 6h30, e aos domingos e feriados, o dia todo

Avenida Paulista


Reprodução/Prefeitura de SP

Um dos cartões postais da capital também se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a Avenida Paulista com seus 2,7 km utilizando os metrôs como meio de transporte. São diversos tipos de programas que é possível fazer: além das inúmeras lojas, parques, praças e restaurantes, os paulistas costumam aproveitar o dia para andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Em alguns dias de mais movimento, é possível curtir shows ao vivo e rodas de música.

Fechada para carros: domingos e feriados, das 9h às 19h

Praça Pôr do Sol 


Reprodução/Shutterstock

Praça Pôr do Sol, ou Praça Coronel Custódio Fernandes, localizada na região de Pinheiros, é uma ótima opção de passeio para ver a cidade do alto e, de quebra, admirar uma paisagem incrível. Nos finais de semana, ao cair da tarde, o local deixa de ser uma simples praça e torna-se um dos points da cidade para apreciar um belíssimo entardecer regado de muita música e animação. Jovens e famílias costumam levar cangas ou cadeiras para passar o tempo vendo a paisagem. Além disso, o local costuma sediar batalhas de rap e rodas de música ao vivo. Também oferece wifi gratuito. 

Aberta 24 horas todos os dias 

Mirante Nove de Julho


Reprodução/Mirante Nove de Julho

De abandonado e esquecido a redescoberto, transformado e inesquecível, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais do que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Durante o dia, o Mirante é aberto como ponto de encontro para trabalho, reuniões e palestras. Um co-working que não cobra taxas e não tem frescura, que disponibiliza internet, mesa, espaço, comida boa e café para quem precisa. Além das tradicionais sextas-feiras com happy hours em parceria com o site Music Non Stop, o local sempre recebe festas, exibe filmes, arrecada livros e faz eventos bacanas. Para ficar por dentro e se programar, acompanhe as mídias sociais: @mirante9dejulho e facebook.

Horário de funcionamento: Espaço cultural, das 10h às 22h de terça a domingo (e feriados); Restaurante O Mercado Efêmero, das 12h às 22h de terça a domingo (e feriados); Cafeteria Isso é Café das 10h às 20h de terça a domingo (e feriados)

Praça Roosevelt


Reprodução/Shutterstock

Localizada no final da Avenida Consolação, no centro de São Paulo, a Praça Roosevelt atrai um público bem diversificado: skatistas, jovens e famílias com crianças. Com 200 árvores, o local ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área verde dedicada aos animais de estimação, que conta, inclusive, com um bebedouro para os pets. Além disso, foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário. O local é rodeado por bares e teatros, sendo uma ótima opção para dar uma esticadinha no passeio! Além disso, é possível desfrutar do wi-fi grátis do local.

Aberta 24 horas todos os dias
 

 

 

Atualizado em 1 Fev 2017.

Por Juliana Sartori
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 lugares em São Paulo que fazem você se sentir na praia

Inspirados em ambientes praianos, esses lugares são a pedida certa para matar a saudade do litoral!

10 lugares para aproveitar o horário de verão em São Paulo

Aproveite os 60 minutos a mais de sol para curtir lugares incríveis em São Paulo!

Show da Shakira, exposição 'Os Planetas de Ziraldo' e mais 25 eventos imperdíveis em São Paulo neste fim de semana

Tem rolê para todos os gostos e bolsos =)

10 lugares descolados para conhecer na região de Pinheiros

Um dos bairros queridinhos de São Paulo é também o melhor lugar para conhecer lugares diferentes!

7 tours guiados incríveis para fazer pela cidade de São Paulo

Existem diversas possibilidades de passeios que exploram o melhor da capital paulista

Onde comemorar o Halloween 2018 em São Paulo

Aproveite a data mais assustadora do ano com festas e eventos especiais por São Paulo!

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.