Guia da Semana

10 programas para aproveitar o melhor da Praça Roosevelt, em SP

Confira opções que fogem do tradicional e, sem dúvidas, vão te surpreender

Quem a vê ou visita hoje em dia, não consegue imaginar como ela estava alguns anos atrás. Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt, homenagem do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, ao presidente americano, passou por um período de abandono, mas, felizmente, tornou-se uma das principais áreas de lazer no centro da cidade da atualidade.

Após recente reforma, o local reabriu em outubro de 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público. Com 200 árvores, ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área verde dedicada aos animais de estimação, que conta, inclusive, com um bebedouro para os pets. Além disso, foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário. 

Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro, bares e restaurantes que oferecem uma programação especial à noite e, pensando nisso, o Guia da Semana lista 10 delas. Confira: 

ESPAÇO DEDICADO AO SKATE

A praça é frequentada por um público diversificado, mas especialmente depois da revitalização virou um reduto para skatistas por possuir piso liso ideal para realizar manobras e corrimãos como obstáculos.

Pensando nesse público, a subprefeitura da Sé criou uma área exclusiva, chamada de "skate plaza", com 1.152 m² e cinco rampas novas, dedicada aos praticantes  e amantes do esporte.

BAR MR. CULT

Com vista para a praça, o bar oferece música ao vivo (e você só paga o couvert se quiser) de ótima qualidade, público bonito e descolado, atendimento incrível e um cardápio cheio de delícias com porções bem servidas e drinks super criativos.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 100 - Consolação
Funcionamento: Todos os dias, das 17hs às 4hs

ESPAÇO PARLAPATÕES

Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação
Para conferir a programação, clique aqui.

BAR PAPO, PINGA E PETISCO

Com decoração irreverente, música boa e cerveja gelada, o bar é uma ótima opção para passar a noite com os amigos, colocando o papo em dia e aproveitando um local diferente e extremamente aconchegante. Com ótimo atendimento e bem frequentado, tomar uma pinguinha em frente à praça também é, sem dúvidas, um programa diferente e delicioso.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 118 - Consolação
Funcionamento: de segunda à quinta-Feira, das 18hs à 1h e sextas e sábados, das 18hs às 2h30.

BAR ROSE VELT

Idealizado para ser um lugar mais sofisticado em meio a bares teatrais da região, o restaurante-cachaçaria Rose Velt é conhecido como o "luxo do lixo". A decoração inclui objetos que já fizeram parte de peças teatrais, como pôsteres de espetáculos e equipamento de iluminação. A casa não serve nenhum drinque com vodka, nem mesmo os clássicos, mas tem um cardápio de cachaças com mais de 100 opções, que podem ser provadas puras ou em caipirinhas. 

Atualmente encontra-se fechado, mas com planos de reabrir em breve. 

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 124 
Funcionamento: de terça a domingo das 20h às 2h.

SATYROS

A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e 2), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação. 

O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo. O Espaço 2 no momento encontra-se fechado para reformas, sem previsão de data para reabertura.

Para informações sobre a programação, clique aqui.

LEKITSCH BAR

Inaugurado junto com a Nova Praça Franklin Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar destaca-se pela decoração meio retrô, meio kitsch e cardápio enxuto, opção certeira para quem gosta de um programa diferente e descolado. 

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 142 - Bela Vista 
Funcionamento: das 17hs à 1h

STUDIO 184 / STUDIO HELENY GUARIBA

Aberto em 1997 como Studio 184 e hoje conhecido como Teatro Studio Helena Guariba, em homenagem à diretora e professora de teatro que foi torturada e morta na ditadura, é o mais antigo local ainda em funcionamento a ocupar a praça. A casa de espetáculos de 50 assentos tem agenda de peças que exploram discussões de temas sociopolíticos.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 184 - República
Para acessar a programação, clique aqui

BAZ - BAR AMIGOS DO ZÉ

Com opções de cervejas diferentes e petiscos deliciosos, o bar é aconchegante, descontraído, possui atendimento incrível e uma ótima opção para ir com amigos ou a dois. 

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 92 - República
Funcionamento: diariamente, das 18h às 2h

TEATRO DO ATOR

O Teatro tem pequeno porte e oferece peças de vários gêneros - clássicas e contemporâneas - a preços populares.

Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 172 - Centro 
Para acessar a programação, clique aqui

Atualizado em 1 Jun 2016.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças