Guia da Semana

Quem a vê ou visita hoje em dia, não consegue imaginar como ela estava alguns anos atrás. Construída na década de 60, entre as ruas Consolação e Augusta, a Praça Franklin Roosevelt, homenagem do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, ao presidente americano, passou por um período de abandono, mas, felizmente, tornou-se uma das principais áreas de lazer no centro da cidade de hoje.

Após recente reforma, o local reabriu em outubro de 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público. Com 200 árvores, ganhou novos ambientes com pisos ecológicos, cobertos por flores de cores variadas, iluminação especial e até um "cachorródromo", área verde dedicada aos animais de estimação, que conta com um bebedouro para os pets. Além disso, foram construídas também duas guaritas de segurança, uma da Polícia Militar e outra da Guarda Civil, permitindo um passeio tranquilo a qualquer horário.

Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro, bares e restaurantes que oferecem uma programação especial à noite. Pensando nisso, o Guia da Semana lista 12 lugares para visitar na região. Confira!

Foto: Shutterstock

►Skate Plaza
A praça é frequentada por um público diversificado, mas especialmente depois da revitalização virou um reduto para skatistas por possuir piso liso ideal para realizar manobras, com corrimãos como obstáculos.Pensando nesse público, a subprefeitura da Sé criou uma área exclusiva, chamada de "skate plaza", com 1.152 m² e cinco rampas novas, dedicada aos praticantes do esporte.

►Bar Mr. Cult
Com vista para a praça, o bar oferece música ao vivo às sextas e sábados, de ótima qualidade, público descolado, atendimento incrível e um cardápio cheio de delícias com porções bem servidas e drinks super criativos. Que tal chamar os amigos para curtir um clima boêmio com uma boa MPB tocando ao fundo e uma cerveja gelada para finalizar a semana?

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 100 - Consolação
Quando: De terça à domingo das 18hs às 01hs

Foto: Reprodução Facebook Parlapatões

►Parlapatões
O Espaço Parlapatões foi fundado em 2006 pelo grupo teatral Parlapatões, um dos maiores nomes de espetáculo circense, e abriga atualmente várias peças que relacionam música, circo, comédia e teatro de rua. A casa tem um café-bar, palco para apresentações e sala com capacidade para cerca de cem pessoas.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 158 - Consolação
Para conferir a programação, clique aqui.


►Bar Papo, Pinga e Petisco
Com decoração irreverente, música boa e cerveja gelada, o bar é uma ótima opção para passar a noite com os amigos, colocando o papo em dia e aproveitando um local diferente e extremamente aconchegante. Aproveite para experimentar o vasto cardápio de cachaças do local, puras e combinadas, com sabores diferentes e exóticos.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 118 - Consolação
Quando: de terça à sábado das 18h às 01h

Foto: Reprodução Facebook Satyros

►Satyros
A Companhia Satyros de teatro vem atuando nos palcos do Brasil e da Europa desde meados de 1989, mas só depois de 2001 o grupo chegou à Praça Roosevelt abrindo dois espaços (Espaço Satyros 1 e Estação Satyros), com uma programação cênica especial, além de oficinas de interpretação.

O Espaço 1 possui um café na entrada, que funciona das 18h à 0h, chegando até as 2h nos finais de semana, e o teatro, com capacidade para 60 pessoas, que tem uma programação que varia de quarta a domingo.

Para informações sobre a programação, clique aqui.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 214 - Consolação

►Studio 184/Studio Heleny Guariba
Aberto em 1997 como Studio 184 e hoje conhecido como Teatro Studio Heleny Guariba, em homenagem à diretora e professora de teatro que foi torturada e morta na ditadura. É o mais antigo local ainda em funcionamento a ocupar a praça. A casa de espetáculos de 50 assentos tem agenda de peças que exploram discussões de temas sociopolíticos.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 184 - República
Quando: de quarta a sábado das 11h às 17h

Foto: Reprodução Facebook Lekitsch Bar/ Facebook Lekitsch Bar

►Lekitsch Bar
Inaugurado junto com a Nova Praça Franklin Roosevelt, em 2012, o Lekitsch Bar destaca-se pela decoração meio retrô, meio kitsch, com referências à cultura pop de nomes como Tarantino e Amy Winehouse. O cardápio oferece boas opções de petiscos e no final de semana abre para o almoço. O Lekitsch Bar é uma opção certeira para quem gosta de um programa diferente e descolado.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 142 - Bela Vista
Quando: de terça a sexta das 18h às 02h. De sábado das 13h às 02h e de domingo das 13 às 23h45


►Baz - Bar Amigos do Zé
Com opções de cervejas diferentes e petiscos deliciosos, o bar é aconchegante, descontraído, possui atendimento incrível e uma ótima opção para ir com amigos ou a dois. Inaugurado em 2013, o local tem clima de camaradagem e é um local para colocar o papo em dia com uma cerveja gelada e petiscos de dar água na boca.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 92 - República
Quando: Terça e quarta das 18h às 01h. Quinta, sexta e sábados das 17h às 01h e domingo das 16h às 01h.

Foto: Reprodução Facebook TAP TAP/Facebook TAP TAP

►TAP TAP
O Tap Tap é o point para os apreciadores de cervejas artesanais. O local foi inaugurado e, janeiro de 2018 e possui 16 torneiras com opções de cervejas distintas. As opções da casa nunca acabam, pois assim que termina um barril, outro é colocado no lugar, de uma marca e tipo diferente. Chame os amigos para experimentar as opções de cervejas e chopes incríveis, com lanches e petiscos para agradar todos os gosto e num clima agradável.

Onde: Rua da Consolação, 455, na esquina da Praça Roosevelt
Quando: de segunda a quarta das 16h às 01h. Quinta das 12h às 01h. Sexta e sábado das 12h às 02h e domingo das 13h às 22h.

►BAB Bar
O Bab Bar traz as origens palestinas de seu dono Salim Mhanna, com pratos árabes deliciosos, como falafel, charuto de uva e pastas incríveis, além de opções de drinks como gin tônica e aperol. Possui um público diversificado, ambiente aconchegante e é uma ótima opção para sair do rotina e experimentar coisas diferentes.

Onde: Praça Roosevelt, 124
Quando: diariamente das 10h às 01h

Foto: Reprodução Facebook Subsolo27

►Subsolo 27
Antes localizado no subsolo na Galeria Metrópole, agora o Subsolo 27 encontra-se na Praça Roosevelt, e integra os bares gay friendly da região. Com decoração descolada e clima descontraído, o local reúne bar e balada em que toca música eletrônica e hits atuais. O local é perfeito para quem curte casas noturnas, mas com conforto.

Onde: Praça Franklin Roosevelt, 108 - Bela Vista,
Quando: Diariamente das 17 às 01h

►Bar e Cachaçaria Cuca Grande
O Bar e Cachaçaria Cuca Grande, ou bar do Fabinho, é um dos que sobraram após a revitalização da praça Roosevelt e funciona a cerca de 20 anos. Chame os amigos para beber um litrão com preço amigo, e aproveite os petiscos da casa.

Onde: Praça Roosevelt, 28
Quando: diariamente das 9h às 01. Domingo das 16h às 01h.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 29 Out 2019.