Guia da Semana

Opiniões e posições políticas à parte, uma coisa precisamos concordar: ter a Avenida Paulista fechada para carros e aberta apenas para pedestres e ciclistas aos domingos (das 9h às 17h) é uma iniciativa que podemos aproveitar ao máximo e que, sem dúvidas, fará com que todos nós, paulistas, aprendamos a ver um pedacinho da nossa cidade por um outro ângulo, com menos pressa e mais admiração.

Assim, pensando nos programas que podemos fazer na famosa Avenida, o Guia da Semana lista 10 opções que você precisa experimentar. Confira:

1- ANDAR DE BICICLETA

Se já era bom poder andar de bicicleta com as ciclofaixas, imagine com a Avenida toda disponível para isso?! É o programa perfeito para as manhãs de domingo, com muitas opções para paradas para almoços e programas culturais.

2- VISITAR A LIVRARIA CULTURA

A Livraria Cultura é um dos lugares mais visitados da Avenida Paulista. Muito mais do que uma livraria, é um daqueles locais que entramos e passamos horas sem perceber o tempo passar. Com pufes, cafés e lojas separadas por editorias e segmentos, é parada obrigatória.

Endereço: Avenida Paulista, 2073

3- IR AO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP

O Museu é famoso pela arquitetura, projetada pela italiana Lina Bo Bardi, e também por seu acervo, considerado o mais importante do Hemisfério Sul. Com exposições incríveis e um ambiente único, também conta com opções gastronômicas no seu tradicional restaurante.

Para saber mais sobre a programação, acesse o site

Endereço: Av. Paulista, 1578

4- CONHECER O PARQUE TENENTE SIQUEIRA RAMOS - PARQUE TRIANON

O parque é um verdadeiro tesouro natural escondido no meio da cidade. Com 48.600 metros quadrados, é extremamente calmo e tranquilo e, para melhorar, é local de encontro para debates, pequenas peças de teatro e shows.

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César

5- PARTICIPAR DA PROGRAMAÇÃO DO ITAÚ CULTURAL

O Itaú Cultural promove diversas atividades culturais na cidade. Além de exposições, conta com apresentações de dança, teatro, música, literatura, e o clássico cinema.

Para conhecer a programação, acesse o site

Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista

6- IR AO CINEMA DA RESERVA CULTURAL

Além de oferecer uma livraria e também opções gastronômicas, a Reserva Cultural é conhecida pelas sessões de cinema, já tradicionais em São Paulo. Quer coisa melhor do que ir a pé ou de bicicleta assistir um filme?!

Para saber a programação e os filmes em cartaz, acesse o site

Endereço: Av. Paulista, 900 - Bela Vista

7- COMER NO SPOT

Muito próximo à Avenida Paulista, o restaurante é frequentado por um público moderno e variado, refletindo a agitação cultural e fashion da cidade. Em funcionamento, tanto no horário do almoço quanto em animadas noites, o cardápio conta com opções simplesmente maravilhosas.

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 - Cerqueira César

8- TOMAR UM CAFÉ OU UM CHOPP NO CAFÉ CREME

Inicialmente criado para atender a demanda dos clientes que circulavam e trabalhavam pela Avenida, o Café Creme especializou-se em pratos rápidos e saborosos. Com o tempo, surgiu o espaço do bar, que hojé é conhecido como a Prainha da Paulista, um dos mais agradáveis ambientes de chopperia.

Endereço: Avenida Paulista, 807 - Loja 07 - Bela Vista

9- IR À CASA DAS ROSAS

Um dos pontos mais famosos da Avenida, a Casa abriga uma biblioteca com aproximadamente 35 mil volumes da coleção do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, além da primeira biblioteca do país especializada em poesia. Também oferece eventos culturais e diversos cursos e exposições periódicos, relacionados à literatura.

Endereço: Avenida Paulista, 37

10- IR AO BAR BELA SANTOS

O bar é extremamente aconchegante e uma opção certeira para ir com os amigos e colocar a conversa em dia saboreando um cremoso e gelado chopp.

Endereço: Alameda Santos, 2444

Por Nathália Tourais

Atualizado em 18 Out 2015.