Guia da Semana

9 lugares em SP que unem arquitetura e natureza

Locais agradam todos os gostos e encantam pelo próprio espaço, como também pelo que está ao seu redor.

Com tesouros como o Copan, Vale do Anhangabaú, Edifício Martinelli e tantos outros lugares, a cidade de São Paulo é um verdadeiro paraíso para os amantes da arquitetura. Entretanto, além dos locais clássicos, alguns deles, escondidos, têm o poder de unir não apenas uma arquitetura única, mas integrá-la com a natureza de forma sucinta - uma combinação que, sem dúvida, encanta os olhos e também mexe com alguma coisa dentro de nós. 

Assim, o Guia da Semana selecionou alguns desses lugares que você não pode deixar de conhecer. Confira:

Fundação Oscar Americano

Preservando a natureza, reunindo peças e documentos ligados à história do Brasil, a Fundação oferece mostras, casa de chás, cursos, concertos e muitas outras atividades culturais. Em meio a plantas e árvores de vários tipos, do pau-brasil ao pé de café, encontra-se a casa projetada pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke em 1950.

Fundação Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin é um oásis escondido no meio do caos de São Paulo. A casa, como é conhecida, pertenceu à colecionadora de artes Ema Klabin e mantém-se intacta, como ela mesma gostava de arrumá-la. Entre os corredores e cômodos, é possível ver e conhecer diferentes obras, de diversos locais do mundo. No jardim, são realizados eventos como shows, cursos e muito mais.

Pavilhão Japonês

O Pavilhão foi feito para comemorar o quarto centenário de São Paulo e demonstrar gratidão nipônica à cidade. O local conta com espaço de exposição permanente, que mantém em seu acervo roupas de samurais, esculturas do século XI, estatuetas e vasos de várias dinastias. Além disso, também conta com uma sala de chás incrível e um visual único, que une a arquitetura japonesa e os jardins também típicos do país.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

O museu de arte é o mais antigo da cidade e do estado e divide espaço com um lindíssimo jardim. O acervo inicial de 26 pinturas conta hoje com cerca de nove mil obras, contemplando artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin. O primeiro andar do prédio é reservado para as exposições temporárias. Já no segundo piso, ficam as obras do acervo permanente do museu.

Praça da Luz, 2 - (11) 3335-4990 Leia mais

Oca

Um dos parques mais famosos de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, possui um conjunto arquitetônico que parece ser abraçado pela natureza aos arredores de cada prédio. Nos seus 1,6 milhão de m², abriga o Pavilhão Bienal, o Museu Afro Brasil, a OCA, MAM, MAC-USP, Obelisco, Ginásio de Esportes, Planetário, Auditório e outros - cada um com um acervo específico e com locais que recebem mostras temporárias, shows e intervenções culturais.

Casa das Rosas

Localizada na Avenida Paulista, a Casa das Rosas é um dos poucos exemplares de mansões da avenida que sobrevivem ao tempo. Também conhecida como casa da poesia, oferece cursos, oficinas, exposições e eventos como a Virada da Poesia e o Arraiá da Casa das Rosas. Seu jardim, repleto de rosas, é considerado um dos mais bonitos da cidade. Em julho, o espaço recebeu uma programação especial na área externa: o cinema Jardim Paradiso, como os cinemas ao ar livre comuns no interior.

Catavento Cultural e Educacional

Museu de Ciência e Tecnologia, instalado no Palácio das Indústrias, um dos edifícios históricos mais importantes da cidade, oferece mais de 250 instalações ótimas para adultos se divertirem também. Recentemente, inaugurou o Borboletário Catavento, uma geodésica com algumas espécies de borboleta e mais de 20 tipos de plantas específicas para cada espécie.

Museu da Casa Brasileira

Localizado em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Museu da Casa Brasileira possui um lindo jardim com 6.600m², ideal para se sentir mais próximo à natureza em meio a uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo.

Museu do Ipiranga - Museu Paulista

O Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, representa o marco da Independência e da história do Brasil e de São Paulo. Apesar de temporariamente fechado, o local ainda recebe pessoas em seu jardim, que conversa com o prédio lindo, que ultrapassou anos e ainda deixa as pessoas de boca aberta.

Atualizado em 22 Set 2016.

Por Nathalia Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

De festival sertanejo a cinema ao ar livre, confira 28 eventos imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Tem rolê para todos os gostos e bolsos =)

10 lugares imperdíveis para conhecer no bairro da Pompeia

Um dos bairros mais charmosos de São Paulo abriga endereços certos para um roteiro diferente pela cidade

10 lugares que todo apaixonado por cerveja tem que conhecer em São Paulo

Esses endereços são a opção perfeita para quem quer provar cervejas de boa qualidade!

Programação dos shoppings de São Paulo para o Dia das Crianças 2018

São muitas atrações para divertir os pequenos e toda a família

Ingressos para a 2ª São Paulo Oktoberfest já estão à venda; saiba mais!

Principal festa alemã acontece entre 28 de setembro e 14 de outubro, no Anhembi, em São Paulo

Festival do pastel e morango, show de graça do Rael e mais 28 eventos imperdíveis que acontecem neste fim de semana em São Paulo

Tem rolê para todos os gostos e bolsos =)

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.